Questões de Concurso Público EMATER-MG 2018 para Assistente Técnico I - Geografia
Foram encontradas 19 questões
Analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I . Mapas temáticos, geralmente, são mais detalhados e usados para tratar áreas e/ou assuntos específicos.
PORQUE
II . Apresentam pequena escala, com poucas reduções, possibilitando visualizações mais amplas.
Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que
A erosão é um problema cada vez mais presente no mundo de hoje, em que mudanças climáticas aceleram num ritmo alarmante a perda e o esgotamento do solo. A saúde da camada superficial do solo, tão necessária para o desenvolvimento de plantas naturais ou cultivadas, pode se deteriorar pelo vento, pelo escoamento da água da chuva, pela irrigação excessiva, entre outros fatores.
A esse respeito, analise as asserções e a relação proposta entre elas.
I . Evitar o desmatamento e ter atenção com o lixo são algumas medidas para evitar a erosão,
PORQUE
II . a vegetação natural de um ambiente possui características e substâncias que conservam o solo e o mantêm saudável, enquanto que reduzir, reciclar ou reutilizar o lixo geram menor contaminação do solo.
Sobre essas duas asserções é correto afirmar que
Muitas vezes confunde-se desenvolvimento com crescimento econômico. No entanto, são noções distintas, mas que atualmente andam atreladas.
A esse respeito, analise as asserções e a relação proposta entre elas.
I . Sem crescimento econômico não se alcança o desenvolvimento, pois a construção de mais escolas, hospitais e estradas, a melhoria de salários e das habitações exigem aumento de riqueza; no entanto, pode haver crescimento econômico sem que haja desenvolvimento.
PORQUE
II . A riqueza gerada com o crescimento econômico não é investida na melhoria da qualidade de vida das populações, gerando grandes desigualdades sociais.
Sobre essas duas asserções é correto afirmar que
Nos gráficos a seguir, é possível identificar as principais matrizes energéticas do mundo e do Brasil.
A respeito da análise dos gráficos, é correto concluir que
Leia, com atenção, o texto da Revista Época Negócios, de 2014.
Chega de jogar energia fora
O Brasil é um dos países mais invejados do mundo por sua matriz de energia limpa, amplamente calcada em hidrelétricas. Mas a crescente demanda do setor energético vai exigir, daqui para a frente, a adoção de outras soluções tecnológicas inovadoras. A construção de grandes hidrelétricas, caminho trilhado no passado pelo país, enfrenta obstáculos práticos – como o alto custo de grandes usinas e a necessidade de construir extensas redes de transmissão até as quedas d’água. A solução é apostar em variadas fontes de energia. Uma das mais promissoras está nos canaviais brasileiros, ou melhor, naquilo que sobra da produção sucroalcooleira e que quase sempre acaba desperdiçado: seus 300 milhões de toneladas de resíduos. Deles pode ser produzida a biomassa, da qual se obtém o biogás usado em geradores e turbinas para gerar energia elétrica. O aumento da capacidade de produção de bioenergia nas usinas garante a geração de energia firme – de maneira consistente. Este é o principal diferencial dessa tecnologia. A biomassa também incentiva a descentralização do sistema energético. Além do respeito ao meio ambiente, fatores econômicos também incentivam a adoção da biodigesão: autossuficiência, energias adicionais, menos poluição e reaproveitamento dos resíduos, menos importações.
(Revista Época Negócios, 2014, p. 24).
Sobre o texto e sobre o assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) Aumentando seu potencial energético, o Brasil poderá reduzir a importação de combustíveis líquidos e de gás natural liquefeito.
( ) A produção em larga escala da biomassa tornaria a agroindústria sustentável e autossuficiente em termos de suprimento energético.
( ) Com a produção de energia através da biomassa ficamos totalmente dependentes da cana-de-açúcar, já que é a matéria de origem orgânica capaz de produzir tal energia.
( ) Além de mitigar impactos ambientais, evitando a queima do bagaço que gera gazes poluentes, a produção de biogás reaproveita os resíduos, como biofertilizantes de boa qualidade.
De acordo com as afirmações a sequência correta é
Complete corretamente as lacunas do texto.
Na definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “o __________________ é o conjunto de vida (vegetal e animal) caracterizada pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria”. Em outras palavras, pode ser definido como uma grande área de vida formada por um complexo de ________________ com características homogêneas.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Quanto mais os lugares se mundializam, mais se tornam singulares e específicos, isto é, “únicos”. Isto se deve à especialização desenfreada dos elementos do espaço – homens, firmas, instituições, meio ambiente – à dissociação sempre crescente dos processos e subprocessos necessários a uma maior acumulação de capital, à multiplicação das ações que fazem do espaço um campo de forças multidirecionais e multicomplexas, onde cada lugar é extremamente distinto do outro, mas também claramente ligado a todos os demais por um nexo único, dado pelas forças motrizes do modo de acumulação hegemonicamente universal.
O mundo foi sempre um conjunto de possibilidades. Hoje, porém, tais possibilidades são todas interligadas e interdependentes. Em cada momento histórico os modos de fazer são diferentes, o trabalho humano vai tornando-se cada vez mais complexo exigindo mudanças correspondentes às inovações. Através das novas técnicas, vemos a substituição de uma forma de trabalho por outra, de uma configuração territorial por outra. A paisagem não é dada para todo o sempre, é objeto de mudança. É um resultado de adições e subtrações sucessivas. É uma espécie de marca da história do trabalho, das técnicas. Por isso, ela própria é parcialmente trabalho morto, já que é formada por elementos naturais e artificiais. A natureza natural não é trabalho. Já o seu oposto, a natureza artificial, resulta de trabalho vivo sobre trabalho morto. Quando a quantidade de técnica é grande sobre a natureza, o trabalho se dá sobre o trabalho. É o caso das cidades, sobretudo as grandes. As casas, a rua, os rios canalizados, o metrô etc. são resultados do trabalho corporificado em objetos culturais. Não faz mal repetir: suscetível a mudanças irregulares ao longo do tempo, a paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir as coisas, de construir o espaço.
(SANTOS, 1977, p.26).
Sobre o texto acima, é correto concluir que
Fala-se muito das vantagens dos produtos transgênicos para o produtor e para o agronegócio. No entanto, existem movimentos contrários a essa prática.
A esse respeito, avalie o que se afirma serem fatores negativos relacionados a ela.
I. Trazem uma perda na biodiversidade porque são plantados em monocultura.
II. Pode ocorrer o surgimento das chamadas super pragas, que são resistentes a pesticidas e a herbicidas.
III. Na área do consumo humano, já se sabe que não há consequências negativas; elas se restringem às questões ecológicas.
IV. Plantas mais resistentes e agressivas podem gerar o extermínio de insetos benéficos à agricultura, como, por exemplo, as abelhas.
Está correto apenas o que se afirma em
Leia, com atenção o texto a seguir.
Os 10 conflitos ambientais mais explosivos do mundo
Vazamento tóxico, contaminação, câncer, assassinato de ambientalistas, ameaças de morte, barramento de rios, espoliação, expulsão forçada. O ritmo moderno do crescimento econômico tem sido acompanhado de violências e conflitos no mundo inteiro. Ilusão pensar que crescer significa aumentar a democracia e o respeito aos direitos humanos. A busca por matérias-primas na América Latina, África e Ásia para serem consumidas nos países ricos provoca reações e resistências, configurando os “conflitos ambientais”.
Três desastres marcam a inserção do país entre aqueles com os piores conflitos ambientais do mundo:
I – O rompimento da Barragem do Fundão, na cidade de Mariana, que culminou no vazamento de milhões de metros cúbicos de lama, matou 19 pessoas e desabrigou 600 famílias, foi considerado o maior desastre ambiental produzido no Brasil.
II - A tragédia da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, que será a terceira maior do mundo, já devastou extensa área de floresta tropical brasileira e deslocará mais de 20 mil pessoas, ameaçando a sobrevivência das tribos indígenas Kayapó, que dependem do rio.
III – A construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, para início das obras, não foi realizado nenhum processo de consulta, nem processo participativo com os pescadores, que são reconhecidos pela Convenção 169 da OIT como comunidades tribais, por serem herdeiros dos saberes ancestrais dos Caiçaras, povo Tupi.
(MILANEZ, 2016, s./p.). Disponível em:< https://www.cartacapital.com.br/ sustentabilidade/dez-conflitos-ambientais-que-explodemno-mundo>. Adaptado. Acesso em 24 jul. 2018.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre esses três conflitos ambientais, no Brasil e no Mundo.
( ) Nos casos apresentados ocorre um descaso com a população que vive no entorno e além das áreas em questão e, ainda, com o meio ambiente.
( ) No caso da barragem de Belo Monte as questões ambientais são mais graves, pois a devastação da floresta acarreta danos à biodiversidade brasileira.
( ) Os conflitos ambientais no Brasil e no mundo ocorrem quando os interesses ambientais e econômicos se opõem em razão dos possíveis impactos ao ecossistema e à sociedade local.
( ) Inventários e mapas de injustiças ambientais foram criados com o propósito de mostrar as causas estruturais de tantos e tantos conflitos.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Analise as asserções e a relação proposta entre elas.
I . De acordo com o momento no mundo, os usos de produção e de vivência, entre outros fatores, determinam que alguns lugares são mais utilizados que outros.
PORQUE
II . É no lugar que estão presentes os materiais, as paisagens e os recursos que movimentam o mundo.
Sobre essas duas asserções, é correto afirmar que
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o espaço urbano e o rural.
( ) Com a globalização, a especialização agrícola baseada na ciência e na técnica inclui o campo modernizado em uma lógica competitiva que acelera a entrada da racionalidade em todos os aspectos da atividade produtiva.
( ) O respeito tradicional às condições naturais (solo, água, insolação, etc.) cede lugar, em proporções diversas, segundo os produtos e as regiões, a um novo calendário agrícola baseado na ciência, na tecnologia e no conhecimento.
( ) O processo de globalização cria, na cidade, os excluídos e os irracionais; ao mesmo tempo, há uma demanda de produtividade por atores privilegiados e uma produção de irracionalidade para a maior parte.
( ) A expansão da urbanização e a maior importância do fenômeno urbano servem de base, hoje, para mais racionalização, que é tanto mais presente quanto maiores forem as articulações com o campo tradicional e mais simples as relações entre as cidades.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Leia, com atenção, o texto a seguir.
Nos últimos 50 anos, a população brasileira subiu de 60 para 200 milhões de habitantes, a taxa de urbanização passou de 45% para cerca de 85% e o número de municípios quase triplicou, passando para 5.565. Ao mesmo tempo, do ponto de vista econômico, testemunhou-se um processo de diversificação e desconcentração produtiva no País, com a expansão de novas frentes de ocupação, em especial para as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Contudo, essas novas tendências demográficas e econômicas, se por um lado permitiram a inclusão social de muitos brasileiros, por outro vieram acompanhadas de significativos impactos sobre os ecossistemas e pelo aumento da situação de vulnerabilidade de determinadas parcelas da população, colocando em risco a própria sustentabilidade do desenvolvimento nacional.
Nesse contexto, mostra-se essencial uma visão estratégica do território que permita conciliar metas de crescimento econômico e de combate às desigualdades sociais com a conservação dos recursos naturais. No Brasil, essa visão estratégica tem como elemento central a preocupação com a valorização do território enquanto objeto de integração dos diversos planos, programas, políticas e projetos, superando a visão setorial e tornando mais fácil a compreensão dos problemas e a priorização das ações a serem implementadas.
(BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, 2016, p. 1).
Avalie o que se afirma sobre as proposições apresentadas para as questões territoriais.
I. O ordenamento territorial é a tentativa de colocar as atividades humanas numa ordem, de acordo com aptidões do meio e direcionamentos dados por diretrizes e planos institucionais e políticos.
II. Na formulação de soluções da gestão territorial integrada, a implementação do Zoneamento Ecológico-Econômico tem sido percebida como o principal instrumento de planejamento e ordenamento territorial.
III. A Zona Costeira e às Áreas Suscetíveis à Desertificação, onde vivem mais de 30 milhões de brasileiros, constituem áreas prioritárias de atuação do Ministério do Meio Ambiente e para as quais são tomadas medidas de proteção, visando garantir a integridade desses territórios.
IV. Quando da formulação de soluções aos problemas nacionais, é preciso considerar como grande potencial brasileiro sua diversidade regional, com potencialidades latentes a serem apoiadas como um todo; nesse contexto, o Estado é fundamental para dinamizar o território.
Está correto apenas o que se afirma em
Leia, com atenção, o texto do Ministério do Meio Ambiente sobre o Planejamento Ambiental Urbano.
O planejamento das cidades, no Brasil, é prerrogativa constitucional da gestão municipal que responde, inclusive, pela delimitação oficial da zona urbana, rural e demais territórios para onde são direcionados os instrumentos de planejamento ambiental. No âmbito do meio ambiente urbano, os principais instrumentos de planejamento ambiental são o Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE, o Plano Diretor Municipal, o Plano de Bacia Hidrográfica, o Plano Ambiental Municipal, a Agenda 21 Local e o Plano de Gestão Integrada da Orla. No entanto, todos os planos setoriais ligados à qualidade de vida no processo de urbanização, como saneamento básico, moradia, transporte e mobilidade, também constituem instrumentos de planejamento ambiental.
(BRASIL. Ministério do Meio Ambiente, 2012, p.1).
A esse respeito, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I . Sobre esses instrumentos, é fundamental que sejam compostos por ações preventivas e normativas, que permitam controlar os impactos territoriais negativos dos investimentos público-privados sobre os recursos naturais componentes das cidades.
PORQUE
II . Almeja-se evitar a subutilização dos espaços já infraestruturados e a degradação urbana e imprimir maior eficiência das dinâmicas socioambientais de conservação do patrimônio ambiental urbano.
Sobre as asserções, é correto afirmar que
Observe a imagem e leia, com atenção, o texto.
Para Albarello (2017, p.1) “as novas abordagens têm propiciado novas formas de análise do espaço rural, mas ainda é necessário avançar no sentido de superar a definição de espaço rural como um espaço de produção e encará-lo como um espaço para a reprodução. Desse ponto de vista não se está fazendo outra coisa a não ser constatar um processo de transformação cultural e funcional do campo que se iniciou a partir da crise do setor agropecuário brasileiro dos anos de 1980”.
Em relação ao espaço urbano e rural, informe se é verdadeiro(V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) Os espaços rurais estão passando por transformações, incorporando cada vez mais ciência e técnica.
( ) O caráter das transformações ocorridas, nos últimos anos, tanto nos espaços rurais quanto nos urbanos, acabou por gerar a independência desses espaços, confirmando a representação da figura.
( ) Os espaços rurais estão perdendo o caráter de espaços tradicionais, homogêneos e de uma só função (produção agropecuária) e se convertendo em espaços heterogêneos e multifuncionais.
( ) As cidades podem ser definidas a partir da área administrativa, que normalmente é estabelecida de forma arbitrária, e do campo enquanto espaço produzido somente a partir da lógica das relações sociais e da produção nele existentes.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A configuração atual do território brasileiro é resultado de um intrínseco processo de formação territorial, social e político.
Várias etapas e processos se sucedem: colônia, subjugada, explorada. Fornecedora de madeira, ouro, entre outros produtos. Cada período da história deixou marcas no território, na organização do espaço e na formação da população.[...]
De pequeno, a princípio, o país hoje conta com um território de dimensões continentais, tanto em latitude como em longitude. Abriga um extraordinário mosaico de ecossitemas, produzido por uma ampla diversidade climática e topográfica.
(FIGUEIREDO, 2015, p.1).
Sobre a formação do território brasileiro, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) Atributo fundamental de caracterização da sociedade e do Estado Brasileiro, a localização nas Américas representou, ao longo de sua história, um dos fundamentos e símbolos de sua identidade nacional.
( ) Os diferentes momentos históricos de várias atividades exportadoras explica, assim, não somente as formas diferenciadas de ocupação como, simultaneamente, está na base da construção de sua diferença.
( ) As alterações verificadas na dimensão espacial do desenvolvimento brasileiro não deixam dúvidas quanto à crescente heterogeneidade ocorrida no interior das regiões brasileiras, espaços descontínuos de alta produção convivendo com áreas tradicionais de forte estagnação econômica.
( ) No litoral, a presença de numerosas cidades e portos, que serviam de conexão com o exterior, geravam, contudo, frágeis articulações no plano interno, contrastando o espaço costeiro, mais denso, de caráter mercantil agroexportador, com o espaço interiorano, de ocupação rarefeita e acentuadamente dispersa.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Para Resende (2012, p.12) “a crescente preocupação da população em consumir alimentos sem contaminantes químicos e o aparecimento de uma consciência ecológica preocupada com a preservação dos recursos naturais do planeta levaram ao surgimento da agricultura orgânica como alternativa ao modelo atual de produção”.
A esse respeito, avalie o que se afirma
I. A produção orgânica exige a volta das antigas técnicas de produção e das propriedades, divergindo amplamente dos modelos adotados na produção convencional.
II. Em todas as fases do processo de produção, de armazenamento e de consumo deve-se privilegiar a preservação da saúde ambiental e humana, além de se respeitar a integridade cultural das populações.
III. Tem estado no centro das atenções da agropecuária de base ecológica a produção de milho, trigo, frango e suíno, tornando-se os principais produtos preconizados para esses modelos de produção.
IV. A produção agropecuária orgânica deve focar na autogestão de recursos naturais e socioeconômicos da propriedade agrícola, minimizar a dependência de energias não renováveis e eliminar o emprego de agrotóxicos e de outros insumos artificiais.
Está correto apenas o que se afirma em
Leia o texto seguinte.
Segundo o SEBRAE (2013, p.1), no Brasil, nos últimos anos, a agricultura familiar passou a ser um setor prioritário para o Governo Federal e, hoje, as políticas públicas brasileiras nesse setor são consideradas um exemplo para o mundo pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura - FAO.
Os números mostram a sua importância no país: 84,4% dos estabelecimentos rurais pertencem à agricultura familiar, empregando quase 75% da mão de obra do setor agropecuário.
Os números mostram a importância da agricultura familiar e as imagens confirmam que ela faz parte e interage com o mercado consumidor.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a agricultura familiar.
( ) A maior parte da comida que chega à mesa dos brasileiros, hoje, é produzida pela agricultura familiar e não pelo agronegócio.
( ) A agricultura familiar tem como característica a gestão compartilhada pela família e a atividade desenvolvida como a principal fonte de renda.
( ) O projeto agricultura familiar tem a completa regulamentação da produção orgânica, a regionalização de Assistência Técnica e Extensão Rural para a produção de transgênicos, aumentando assim a produtividade.
( ) O desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil está ligado, principalmente, à possibilidade de o agricultuor conseguir aumentar a produtividade, ter acesso a canais de comercialização e a financiamentos que possam permitir investimentos na propriedade.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
Analise os gráficos com atenção.
Avalie as asserções abaixo, a partir da análise dos gráficos apresentados e sobre a agropecuária familiar no Brasil.
I . O Nordeste brasileiro é a região que apresenta os maiores valores nos dois gráficos e a região Centro-Oeste, os menores valores
PORQUE
II . Enquanto a Região Nordeste atende principalmente o mercado interno, a Região Centro-Oeste atende a grande demanda do agronegócio e o capital externo.
Com relação às asserções, é correto afirmar que
Leia o texto da Revista Época Negócios.
Com mais da metade de sua área degradada, o Cerrado ainda aguarda o título de Patrimônio Nacional pela Constituição Federal, como já obtido por outros ecossistemas do Brasil. Depois da Amazônia, o Cerrado é o maior bioma da América do Sul. No Dia Mundial do Meio Ambiente, especialistas alertam para os danos irreversíveis que o intenso processo de degradação pode trazer não só para o bioma, mas também para a sociedade, ao pôr em risco a disponibilidade de água e a regulação do clima.
(Revista Época Negócios, 2018, p.1).
Avalie o que se afirmam ser soluções para os problemas ambientais do Cerrado.
I. O reconhecimento do cerrado como Patrimônio Nacional é fundamental para a conservação do bioma.
II. A implementação de políticas de conservação da vegetação e dos recursos hídricos é desnecessária.
III. Aumentar o número de unidades de conservação, já que as da atualidade protegem apenas 8% da área total do bioma.
IV. Defender os direitos das comunidades e de povos tradicionais, que têm formas de vida tradicionais ligadas à natureza e que tentam manter a flora e a fauna, é vital para o Cerrado.
Está correto apenas o que se afirma em