Questões de Concurso Público Prefeitura de União do Oeste - SC 2019 para Agente de Combate a Endemias

Foram encontradas 20 questões

Q1756402 Saúde Pública

O vírus da dengue é transmitido por um mosquito que atualmente encontra-se espalhado por todos os Estados do Brasil. Um dos mecanismos mais recentes, e promissores para minimizar a transmissão da dengue reside na utilização da bactéria Wolbachia.


O principal vetor, transmissor do vírus da dengue nas Américas é:

Alternativas
Q1756403 Saúde Pública

Sobre os ovos do Aedes Aegypti, observe:

I Tem formato alongado e cor negra brilhante. II Ficam depositados nas paredes de recipientes com água. III Cada mosquito fêmea pode botar até 1500 ovos durante toda sua fase adulta. IV Os ovos podem resistir mais de 400 dias à seca.
Alternativas
Q1756404 Saúde Pública

Febre amarela é uma doença infecciosa transmitida pela picada de mosquitos infectados e não há transmissão de pessoa para pessoa. Indique a alternativa que se refere aos sintomas da febre amarela:

Alternativas
Q1756405 Saúde Pública

A leptospirose pode ser prevenida adotando-se medidas apropriadas. A doença é causada por uma bactéria presente na urina de ratos. Como é chamada a bactéria causadora de leptospirose?

Alternativas
Q1756406 Saúde Pública

Segundo o Ministério da Saúde o controle de vetores em Saúde Pública junta diversas metodologias para limitar ou eliminar insetos ou outros artrópodes que transmitem patógenos causadores de doenças. O controle vetorial pode ser dividido em, exceto:

Alternativas
Q1756407 Saúde Pública

O uso de inseticidas serve para controlar diferentes tipos de insetos. Nesta forma de controle são usados produtos formulados a partir da fase e hábitos dos vetores. Esses inseticidas podem ser classificados em larvicidas e adulticidas.


A descrição acima refere-se ao:

Alternativas
Q1756408 Saúde Pública

As doenças de vetores não são transmitidas diretamente para nós humanos por meio de bactérias ou vírus como as gripes. Pelo contrário são passadas por meio dos insetos e animais. Os carrapatos são vetores transmissores de várias doenças. Escolha abaixo a doença que não é transmitida pelo carrapato:

Alternativas
Q1756409 Saúde Pública

A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos conhecidos como flebótomos. As principais fontes de infecção são os animais silvestres e os insetos flebótomos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo. São dois tipos de leishmaniose:

Alternativas
Q1756410 Saúde Pública

A Doença de Chagas é transmitida de maneira vetorial. O inseto vetor mais conhecido que transmite a Doença de Chagas é o “barbeiro”. O período de incubação da Doença de Chagas, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é dividido da seguinte forma, exceto:

Alternativas
Q1756411 Saúde Pública

Os sintomas comuns da Doença de Chagas são, febre, mal-estar, dor nos gânglios, vermelhidão e inchaço nos olhos. Alguns sintomas podem desaparecer em alguns dias. Alguns órgãos sofrem mais por conta da Doença de Chagas. O órgão mais afetado é:

Alternativas
Q1756412 Saúde Pública

É uma zoonose viral caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda. O vírus está presente na saliva do animal e penetra o organismo geralmente por meio de mordedura e mais raramente por arranhadura e lambedura de mucosas. No ciclo urbano, no Brasil, as principais fontes de infecção são o cão e o gato.


Aponte o qual zoonose se refere o enunciado:

Alternativas
Q1756413 Saúde Pública

A vacinação é arma poderosa na prevenção e erradicação de doenças. A vacinação da febre amarela é recomendada para uma grande área do país, principalmente para indivíduos não vacinados com exposição a áreas de mata. O Estado de Santa Catarina está incluso na recomendação de vacinação do Ministério da Saúde. São pessoas que não devem se vacinar contra a febre amarela, exceto:

Alternativas
Q1756414 Saúde Pública

São consideradas atribuições dos Agentes de Combate a Endemias, exceto:

Alternativas
Q1756415 Saúde Pública

O ovo do Aedes Aegypti suporta um longo período sobrevivendo á seca e no momento em que o local ou recipiente receber água ele volta a ficar ativo. No seu ciclo de vida, o aedes aegypti apresenta quatro fases. São elas:

Alternativas
Q1756416 Saúde Pública

Insetos vetores também se desenvolvem na água. Em casos de enchente, acúmulo de lixo que vira depósito de água, esses vetores encontram ambiente propício pra sua reprodução aumentando o risco de doenças. Indique a alternativa que não corresponde a doenças transmitidas por vetores que se desenvolvem na água.

Alternativas
Q1756417 Saúde Pública

Cuidados com saúde são responsabilidade de todos. Observe o enunciado:

“Causada por vírus que pode ser transmitida por água contaminada com esgoto, dejetos humanos, também por alimentos contaminados, devido às mãos sujas ou mal lavadas. Causa mal-estar, náusea, vomito, icterícia.”


A qual doença refere-se o enunciado?

Alternativas
Q1756418 Saúde Pública

Quando ocorre um aumento brusco, significativo e transitório da ocorrência de uma determinada doença em uma população dizemos que acontece uma:

Alternativas
Q1756419 Saúde Pública

As visitas domiciliares ocorrem para que o ACE possa vistoriar o imóvel com o objetivo de orientar as pessoas sobre possíveis criadouros de vetores e ao final da visita uma ficha deve ser deixada no local preenchida com data, hora, atividade realizada e identificação do ACE. Essa ficha deve ser colocada:

Alternativas
Q1756420 Saúde Pública

A hantavirose é uma zoonose viral aguda. Apresenta sintomas como febre, dor nas articulações, dor de cabeça e abdominal. A forma mais frequente de infecção é pela inalação de aerossóis, formados pela urina, fezes e saliva de animais infectados. Qual é o animal/vetor da hantavirose?

Alternativas
Q1756421 Saúde Pública

Leia e depois preencha a lacuna com a opção correta:

“Municípios _______________ pelo mosquito Aedes Aegypti são aquelas com disseminação e manutenção do vetor nos domicílios.”

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: D
5: D
6: B
7: E
8: A
9: C
10: D
11: D
12: E
13: C
14: D
15: A
16: B
17: B
18: C
19: E
20: D