Questões de Concurso Público Prefeitura de Saltinho - SC 2021 para Psicólogo
Foram encontradas 10 questões
Sobre a história da psicologia e a história das ideias psicológicas e representações sociais. Marque V ou F e assinale a alternativa correta:
( ) A partir da distinção proposta por Penna (1980), podemos dividir a história da psicologia em dois grandes temas: a história das idéias psicológicas e a história da psicologia científica.
( ) só podemos falar de uma história da psicologia científica a partir do final do século XIX, momento em que o projeto de construção de uma ciência psicológica, no sentido moderno da expressão, realmente ganha sentido, Nessa época, a partir do trabalho feito nos primeiros laboratórios de psicologia criados por Wundt e outros pioneiros , buscou-se enquadrar os fenômenos da subjetividade nos métodos objetivos de estudo, inclusive com a utilização de instrumentos de mensuração
( ) a reflexão sobre esses mesmos fenômenos que vêm a ser objeto de investigação dos primeiros cientistas da mente – a percepção, o pensamento, a imaginação, a formação de conceitos, a afetividade – era feita há muito tempo no quadro da história das idéias, a partir da filosofia, da metafísica, da ontologia, da ética ou das religiões.
( ) o estudo da história das idéias psicológicas abre um vasto campo de investigação para os historiadores da psicologia. Na verdade, estudar as idéias e conceitos construídos em diferentes contextos históricos acerca dos fenômenos psicológicos equivale a empreender uma espécie de re construção da história da própria consciência humana sobre si mesma.
Sobre a Lei nº 8069 de 13 de julho de 1990 (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente). Analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I- Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009
II- O acesso ao processo de adoção poderá ser também deferido ao adotado menor de 18 (dezoito) anos, a seu pedido, assegurada orientação e assistência jurídica e psicológica. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)
III- oferecer cuidados médicos, psicológicos, odontológicos e
farmacêuticos
As desordens da personalidade podem ser consideradas entre os transtornos mentais mais complicados de diagnosticar e tratar. O diagnóstico é dificultado em parte pela própria natureza dos sintomas, pouco diferenciados e com fronteiras menos nítidas com a normalidade, e pela necessidade de uma avaliação longitudinal e em vários contextos. Sobre o diagnóstico das desordens de personalidade Marque V ou F e assinale a alternativa correta:
( ) o processo diagnóstico pode ser facilitado pela presença de um informante, que poderá fornecer relato sobre sua perspectiva dos problemas apresentados pelo paciente ao longo de um período maior e relacionados ao seu funcionamento interpessoal.
( ) Uma observação independente para o diagnóstico também é dificultada pelo fato de que um TP como, por exemplo, o borderline, afeta a relação médico-paciente. Dessa forma, pelas dificuldades nos relacionamentos presentes nestas desordens, muitas vezes, esses pacientes são reconhecidos como “difíceis”
( ) Embora o diagnóstico de TP possa ser considerado, é importante evitar diagnosticar pacientes que se apresentam como de difícil manejo, despertam raiva ou outras emoções intensas e demandam muita atenção, em situações críticas, atendimentos de urgência e a partir de uma única avaliação, já que evidencia-se uma disparidade do diagnóstico realizado nessas circunstâncias comparado ao estabelecido a partir de uma entrevista sistematizada apropriada.
( ) O diagnóstico de um TP implica em maior risco de comorbidade psiquiátrica e outros problemas de saúde em geral
( ) A comorbidade com outros transtornos mentais, como depressão,
ansiedade, e dependência de álcool e outras drogas, por exemplo, não
são comuns em pessoas com TP
Sobre a Psicanálise , marque V ou F e assinale a alternativa correta:
( ) Sigmund Freud foi o fundador da psicanálise e da abordagem psicodinâmica da psicologia. Essa escola de pensamento enfatizava a influência da mente inconsciente no comportamento. Freud acreditava que a mente humana era composta de três elementos: o id, o ego e o superego.
( ) Outro teórico associado à psicanálise é Erik Erikson. Erikson expandiu as teorias de Freud e enfatizou a importância do crescimento ao longo da vida. A teoria do estágio psicossocial da personalidade de Erikson permanece influente hoje em nossa compreensão do desenvolvimento humano.
( ) Freud não acreditava que as pessoas podiam ser curadas tornando conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes, obtendo assim percepção. O objetivo da terapia psicanalítica é liberar emoções e experiências reprimidas, isto é, conscientizar o inconsciente. É ter uma experiência catártica, de cura, para que a pessoa pode ser ajudada.
( ) Enquanto as abordagens freudianas tradicionais podem ter caído em desuso, as abordagens modernas da terapia psicanalítica enfatizam uma aproximação não crítica e empática.
( ) Muitas das observações e teorias de Freud foram baseadas em casos
clínicos e estudos de casos, o que dificultou sua generalização para uma
população maior. Independentemente disso, as teorias de Freud
mudaram a forma como pensamos sobre a mente e o comportamento
humanos e deixaram uma marca duradoura na psicologia e na cultura.
A terapia de grupo é um modelo psicoterápico introduzido nos anos 40 e que, desde então, passou por diversas adaptações para o uso na prática clínica. Novas teorias psicológicas, conceitos e cenários clínicos foram adaptados no trabalho com os grupos, de modo que atualmente diversas abordagens compõem o quadro dessa modalidade. Em termos conceituais entendemos a psicoterapia de grupo como uma modalidade psicoterápica com foco nas interações interpessoais para a mudança de padrões mal adaptativos. Ou seja, um dos seus pressupostos básicos (que inclusive a diferencia do atendimento individual) é apostar na “força” que a interação grupal tem para produzir mudanças de caráter interpessoal significativas. As propostas de trabalho são diversificadas, de modo que a composição dos grupos pode envolver o trabalho com algum transtorno mental (transtorno do pânico, depressão), questões relativas à saúde física (diabetes, HIV/AIDS, obesidade), modalidades que envolvem grupos rápidos e de grande rotatividade para pacientes hospitalizados, grupos abertos, grupos psicoeducacionais etc. Sobre os 11 fatores de mudança em psicoterapia de grupo , assinale a alternativa correta: