Questões de Concurso Público Prefeitura de Areal - RJ 2019 para Assistente Social

Foram encontradas 5 questões

Q1618707 Serviço Social
O controle social tem sua concepção advinda da Constituição Federal de 1988, enquanto instrumento de efetivação da participação popular no processo de gestão político administrativa financeira e técnico-operativa, com caráter democrático e descentralizado. Dentro dessa lógica, o controle do Estado é exercido pela sociedade na garantia dos direitos fundamentais e dos princípios democráticos balizados nos preceitos constitucionais. Qual instância tem o papel de avaliar a situação da assistência social, definir diretrizes para a política, verificar os avanços ocorridos num espaço de tempo determinado?
Alternativas
Q1618708 Serviço Social
Leia com atenção:

[…] Para apoiar os municípios nas ações de gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) criou o Índice de Gestão Descentralizada (IGD), um instrumento de promoção e fortalecimento da gestão intersetorial do programa e Cadastro Único. Corresponde a uma forma de medir a cobertura e a qualidade do Cadastro Único e do acompanhamento de condicionalidades, garantindo o repasse mensal de recursos financeiros, de forma regular e automática, aos municípios que apresentam bom desempenho. A partir desse índice, que varia de zero a um, os valores são calculados e os recursos repassados aos municípios e ao Distrito Federal diretamente do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) para os Fundos Municipais de Assistência Social. Quanto mais próximo de 1 (um) for o IGD-M, mais qualidade apresentará a gestão municipal do Bolsa Família e Cadastro Único […] (BRASIL, 2017).

Os municípios podem utilizar os recursos do IGD para apoio à gestão do Bolsa Família e para o desenvolvimento de atividades com as famílias beneficiárias. Dentre elas, EXCETO: 
Alternativas
Q1618709 Serviço Social
Leia:

[…] O SUAS inova ao prever uma rede de sistemas informatizados para o registro, o armazenamento, o tratamento e a fiscalização de dados, on line (…) É constituída por sistemas informatizados que visam a aprimorar e agilizar a gestão do SUAS, possibilitando um melhor controle dos recursos investidos em Assistência Social em todo o país. Com estes sistemas, os gestores poderão gerenciar os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, e os conselhos exercerem, de fato, o controle social com dados extremamente confiáveis e satisfatórios. Sabe-se da urgência destes sistemas para a consolidação desta política pública e para a implantação, implementação e avaliação do SUAS. Criar e operacionalizar sistemas informatizados na gestão da política de Assistência Social é reconhecer as amplas possibilidades de conjugação da tecnologia da informação e da política pública na direção da realização da cidadania, da implantação do direito social e do seu reconhecimento como dever do Estado. O tratamento dos dados e a gestão da informação têm como cenário futuro as possibilidades de gerar processos e produtos que alterem os modelos institucionais de gestão e, sobretudo, o alcance, a resolutividade e a visibilidade da ação da política […] (BRASIL, 2006).

Este sistema informatizado descrito é conhecido como:
Alternativas
Q1618712 Serviço Social
Com base na Lei Orgânica da Assistência Social, consideram-se entidades de assistência social:
Alternativas
Q1618721 Serviço Social
De acordo com o Artigo 23 da Lei Nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993, “entendem-se por serviços socioassistenciais as atividades continuadas que visem à melhoria de vida da população e cujas ações, voltadas para as necessidades básicas, observem os objetivos, princípios e diretrizes estabelecidos nesta Lei.” Baseado nestas informações, marque a alternativa que corresponde corretamente aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS):
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: A
5: B