Questões de Concurso Público Prefeitura de Areal - RJ 2019 para Gestor Ambiental

Foram encontradas 8 questões

Q1650719 Meio Ambiente
Chama-se precipitação ou pluviosidade à água em forma de gotículas ou de cristais de gelo que provém da atmosfera e atinge a Terra. Assim, a precipitação pode ter a forma de: chuva, chuvisco, neve, granizo, saraiva, nevoeiro, neblina, orvalho, geada ou sincelo.
A unidade de medida da precipitação utilizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia e também convencionada no Sistema Internacional de Unidades é o:
Alternativas
Q1650720 Meio Ambiente
A norma ABNT NBR ISO 14001 especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental.
Os resultados pretendidos de um sistema de gestão ambiental coerente com a política ambiental da organização incluem, EXCETO:
Alternativas
Q1650721 Meio Ambiente
Nas normas e legislações que envolvem a gestão ambiental existem termos que se assemelham, mas que possuem definições próprias e distintas. O correto entendimento e utilização dos termos são fundamentais para se realizar a gestão ambiental de forma adequada.
A alternativa que descreve corretamente o termo “aspecto ambiental” é:
Alternativas
Q1650723 Meio Ambiente
Em relação aos ecossistemas brasileiros assinale a alternativa correta que corresponde a maior planície inundada do Brasil.
Alternativas
Q1650725 Meio Ambiente
A Avaliação do Desempenho Ambiental (ADA) é o processo que visa facilitar as decisões gerenciais com relação ao desempenho ambiental de uma organização por meio da seleção de indicadores, coleta e análise de dados, avaliando informações sobre desempenho ambiental, relatando e comunicando e, periodicamente, analisando criticamente e melhorando o processo.
Os princípios da ADA para informações sobre o desempenho incluem, EXCETO:
Alternativas
Q1650726 Meio Ambiente
A base para a abordagem que sustenta um sistema de gestão ambiental é fundamentada no conceito Plan-Do-Check-Act (PDCA). O ciclo PDCA pode ser aplicado a um sistema de gestão ambiental e a cada um dos seus elementos individuais.
A alternativa que descreve o que deve ocorrer na etapa denominada Act (agir) do ciclo PDCA é:
Alternativas
Q1650732 Meio Ambiente
O método de remediação aeração in situ (Air Sparging) é utilizado para extrair compostos voláteis e semi-voláteis que se encontram na zona saturada do solo. Em relação a esse método, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1650733 Meio Ambiente
Com base na Resolução CONAMA nº 01/86, dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do SEMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como:
I. Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgotos sanitários; II. Linhas de transmissão de energia elétrica, acima de 250 Kv; III. Projetos urbanísticos, acima de 100 ha ou em áreas consideradas de relevante interesse ambiental a critério da SEMA e dos órgãos municipais e estaduais competentes.
Dos itens acima:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: A
5: C
6: C
7: D
8: B