Questões de Concurso Público Prefeitura de Laje do Muriaé - RJ 2019 para Enfermeiro
Foram encontradas 21 questões
Um dos princípios da Política Nacional de Humanização preconiza a indissociabilidade entre atenção e gestão.
De acordo com as bases deste princípio, é INCORRETO afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir sobre hanseníase, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Posteriormente assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
◻ Doença crônica, infectocontagiosa, causada por um bacilo capaz de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), embora poucos adoeçam (baixa patogenicidade). Essas propriedades não ocorrem em função apenas das características intrínsecas do agente etiológico, mas dependem, sobretudo, da relação com o hospedeiro e o grau de endemicidade do meio, entre outros aspectos.
◻ Seu agente etiológico é o Mycobacterium leprae, um parasita intracelular bacilo álcool-ácido resistente. É a única espécie de micobactéria que infecta nervos periféricos, especificamente as células de Schwann. Este bacilo não cresce em meios de cultura artificiais, ou seja, não é cultivável in vitro.
◻ O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado ao poder imunogênico do M. leprae.
◻ O período de incubação da hanseníase dura em média de 1 a 2 anos, não obstante haja referências a períodos mais curtos, de 3 meses, como também mais longos, de 4 anos.
Em uma situação de obstrução grave (engasgo com sinais de sufocação) em paciente responsivo deve se executar a manobra de heimlich.
Abaixo são apresentados os passos de execução dessa manobra, conforme protocolo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU):
1. Posicionar-se por trás do paciente, com seus braços à altura da crista ilíaca.
2. Posicionar uma das mãos espalmada, com a face do polegar encostada na parede abdominal, entre apêndice xifoide e a cicatriz umbilical.
3. Com a outra mão espalmada sobre a primeira, comprimir o abdome em movimentos rápidos, direcionados para dentro e pra cima.
4. Repetir a manobra até a desobstrução ou o paciente tornar-se não responsivo.
NÃO está descrito corretamente o seguinte passo:
Em relação aos cuidados específicos por parte da enfermagem quanto ao paciente em uso de Fenobarbital, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):
◻ Na apresentação injetável, não há distinção entre ampolas para uso intramuscular e ampolas para uso endovenoso.
◻ Orientar o paciente a não deixar o leito sem auxílio da enfermagem, devido ao risco de vertigem.
◻ Observar que a administração endovenosa máxima é de 800 mg em 24 horas, em adultos.
A sequência CORRETA é:
A cervicite mucopurulenta ou endocervicite é a inflamação da mucosa endocervical (epitélio colunar do colo uterino). Os agentes etiológicos mais frequentes são C. trachomatis e N. gonorrhoeae. (Ministério da Saúde, 2015).
Sobre esta infecção sexualmente transmissível (IST), analise os itens abaixo:
I - As cervicites são frequentemente assintomáticas (em torno de 70% a 80%). Nos casos sintomáticos, as principais queixas são corrimento vaginal, sangramento intermenstrual, dispareunia e disúria.
II - A oftalmia neonatal, definida como conjuntivite purulenta do RN, ocorre até o 6º mês de vida e pode levar à cegueira, especialmente, quando causada pela N. gonohrroeae. Por isso a doença deve ser tratada imediatamente, para prevenir dano ocular.
III - A infecção por clamídia durante a gravidez poderá estar relacionada a partos pré-termo, ruptura prematura de membrana e endometrite puerperal, além de conjuntivite e pneumonia do RN. A conjuntivite por clamídia é bem mais severa e seu período de incubação varia de cinco a 14 dias.
Estão CORRETOS os itens:
A deficiência do sistema de abastecimento de água tratada, a falta de saneamento básico, o destino inadequado dos dejetos, a alta densidade populacional, as carências habitacionais e a higiene inadequada favorecem a instalação e rápida disseminação do Vibrio cholerae. A incidência é maior nos períodos mais secos do ano, quando há diminuição do volume de água nos reservatórios e mananciais. (Ministério da Saúde, 2017)
Sobre a Cólera, é INCORRETO afirmar que: