Questões de Concurso Público Prefeitura de Porciúncula - RJ 2019 para Biólogo
Foram encontradas 14 questões
Considere a imagem a seguir:
A imagem acima representa o Escólex (Taenia saginata). Sobre a imagem podemos afirmar que:
I - Bactérias: Se concentram dentro ou próximas aos peletes fecais da pedofauna, em remanescentes da parede celular das raízes, embebidas no mucigel e em colônias, nos pequenos espaços vazios formados entre as partículas do solo, nos agregados argila-matéria orgânica; II - Protozoários: Predominam na rizosfera e nos poros mais próximos às raízes; III - Fungos: Predominam na rizosfera e cordões miceliais dos fungos.
Dos itens acima:
Leia o texto abaixo.
As ações humanas são certamente os principais fatores que criam oportunidades para episódios de invasão biológica, isto é, para a expansão de espécies exóticas em ecossistemas naturais ou antrópicos, as quais desenvolvem altas taxas de crescimento, reprodução e dispersão. No caso das plantas, são frequentes causas de invasão biológica a eliminação de espécies indesejáveis, deixando oportunidades de nicho a outras. Plantas que obtêm sucesso em um ambiente novo geralmente apresentam características que as beneficiam na ocupação do espaço em relação às plantas nativas, tais como: alta eficiência fotossintética e no uso dos nutrientes, altas taxas de crescimento, tolerância ao desfolhamento e herbivoria, alta capacidade de rebrotamento e regeneração, alta capacidade de reprodução (sexuada e vegetativa), ciclo reprodutivo rápido, intensa produção de sementes de fácil dispersão, alta capacidade de germinação. (...) A família das gramíneas (Poaceae), por exemplo, apresenta grande quantidade de espécies que se tornaram invasoras no Brasil, especialmente os capins de origem africana, trazidos para a formação de pastagens, tais como o Panicum maximum Jacq. (capim-colonião). Nos ambientes quentes e abertos, como campos e cerrados, tornaram-se sérias ameaças à biodiversidade, pois, além de paulatinamente se sobreporem às populações nativas, acabam alterando o regime de fogo das áreas invadidas devido à produção de grandes quantidades de biomassa, altamente inflamável na época seca, propiciando a ocorrência de incêndios.
O fragmento acima cita uma relação ecológica interespecífica, isto é, entre o Panicum maximum Jacq. (capim-colonião) e espécies de plantas nativas de campos e cerrados. Essa relação ecológica é denominada:
Leia o texto abaixo.
A eutrofização é um dos estados da sucessão natural dos ecossistemas aquáticos. À medida que o tempo passa e os nutrientes vão se acumulando, havendo um desenvolvimento cada vez maior das populações de fitoplâncton, observa-se com frequência o florescimento de algas. Quando acontece naturalmente, a eutrofização é gradual e muito lenta (demora muitas dezenas de anos a estabelecer-se). Entretanto, quando este processo é acelerado, há um aumento desordenado na produção de biomassa, impossibilitando a sua incorporação pelo sistema aquático com a mesma velocidade e provocando, assim, um desequilíbrio ecológico. Nesse caso, o processo é chamado de eutrofização artificial. (Ccopa Rivera, 2003, p. 5)
Sobre os efeitos do fenômeno da eutrofização, seja de causa natural ou artificial, é INCORRETO afirmar:
As minhocas são organismos que pertencem ao Filo Annelida e, em sua maioria, habitam nas camadas superficiais do solo, geralmente até profundidades de 30 a 50 cm, sendo encontradas em praticamente todos habitats terrestres, com exceção dos glaciais, desertos, solos muito ácidos ou salgados. Esses animais, pelo fato de promoverem intensa movimentação de solo, são considerados, juntamente com cupins, besouros e formigas, como “engenheiros do ecossistema”. No que se refere à alimentação, as minhocas são onívoras, consumindo resíduos de vegetais em diferentes graus de decomposição, juntamente com organismos decompositores acompanhantes, tais como fungos, bactérias, protozoários e nematóides. Também podem ingerir seus próprios excrementos, bem como fezes de outros organismos. Elas selecionam seu alimento ingerindo, preferencialmente, as partes moles das folhas, bem como resíduos mais ricos em nitrogênio e cálcio.
O fragmento acima, dentre outros dados, apresenta: (1) o local na natureza onde as minhocas vivem; (2) as limitações de temperatura, acidez e salinidade dos locais em que podem viver; (3) os recursos alimentares dos quais se utilizam; (4) alguns organismos com os quais convivem no solo. Pode-se afirmar que esse conjunto de diversas variáveis ambientais a respeito das minhocas, que diz respeito a seus modos de vida, refere-se ao conceito de:
Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
I - Os micro-organismos que estão diretamente relacionados à biocorrosão do tipo I II e III são as ferrobactérias, as sulfatorredutoras (Sulfate-reducing bacteria, SRB) e as sulfobactérias, além de outros micro-organismos como, por exemplo, fungos e algas.
II - A biocorrosão do tipo III é causada por micro-organismos eletrogenicos (que utilizam H2 como um transportador de életrons).
III - A biocorrosão ocorre em estruturas metálicas submersas e em tubulações que transportam água e outras substâncias. A corrosão microbiana em tubulações depende da manutenção, tipo de material que passa pelas tubulações, temperatura, pH, luminosidade, concentração de carbono e nitrogênio orgânico total.
IV - Na maioria dos biofilmes, os microrganismos correspondem a cerca de 90 % da massa seca, enquanto a matriz extracelular pode corresponder a mais de 10 %. A matriz é o material extracelular, produzido principalmente pelos próprios microrganismos, em que as células do biofilme são imersas. Esta matriz polimérica é conhecida como Extracellular Polymeric Substance (EPS), que é constituído por polissacarídeos, proteínas, exoenzimas, ácidos nucleicos e lipídios que permitem imobilizar as células do biofilme, mantendo o biofilme coesivo.
No dia 05/11/2015 ocorreu na cidade de Mariana/MG o rompimento da barragem de Fundão, que pertencia à Mineradora Samarco S/A. Com a ruptura, cerca de 34 milhões de m³ de rejeitos de minério, o equivalente a quatorze mil piscinas olímpicas, foram diretamente lançados no meio ambiente. Segundo o IBAMA, o acidente atingiu de forma devastadora as coberturas vegetais conhecidas por “matas de galeria”, cuja preservação é considerada basilar para a manutenção do ecossistema hídrico, pois elas, assim como as matas ciliares, possuem raízes que atuam no sentido de preservar os cursos d’água de processos erosivos fluviais. Ainda, logo no primeiro dia do desastre, observou-se a completa aniquilação de anfíbios, mamíferos e animais de pequeno porte, cujos habitats estabelecidos às margens dos rios foram soterrados pelos resíduos. Verificou-se, também, grande quantidade de peixes asfixiados pelo colabamento (fechamento) de suas brânquias pela lama de rejeitos.
No que se refere ao conceito de ecossistema, citado no texto, considere as afirmações:
I - Dentre os componentes que constituem um ecossistema, estão os chamados fatores bióticos. Como exemplos desses fatores, que integram o ecossistema hídrico da região afetada pelo rompimento da barragem, estão os peixes. II - Os fatores bióticos e abióticos de um ecossistema permanecem integrados entre si. Em parte, podese perceber tal relação pela asfixia dos peixes gerada pelo colabamento de suas brânquias, que lhes impediu acesso ao gás oxigênio. III - Dentre os fatores abióticos que compõem os ecossistemas, pode-se citar as árvores que formam as “matas de galeria”, então destruídas pela lama. IV - Os anfíbios, os mamíferos, os animais de pequeno porte e os rejeitos de minérios podem ser considerados como representantes dos fatores bióticos de um ecossistema, como o ecossistema hídrico, citado no texto.
Está CORRETO: