Questões de Concurso Público Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ 2020 para Agente Administrativo

Foram encontradas 10 questões

Q1615202 Português
Assinale a alternativa cujo emprego da crase está equivocado.
Alternativas
Q1615203 Português
Leia o poema 'Nevoeiro', de Fernando Pessoa, e identifique em qual dos versos o termo em destaque se classifica como pronome relativo.
Nem rei nem lei, nem paz nem guerra,
Define com perfil e ser
Este fulgor baço da terra
Que é Portugal a entristecer —
Brilho sem luz e sem arder
Como o que o fogo-fátuo encerra.
Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem,
Nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ânsia distante perto chora?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro...
É a hora! 

Alternativas
Q1615204 Português
Em qual dos enunciados abaixo, o pronome pessoal cumpre, sintaticamente, a função de objeto indireto na frase?
Alternativas
Q1615205 Português
A relação estabelecida em diálogos, estritamente, atrelados à situação comunicativa, com a finalidade de verificar se a mensagem que está sendo transmitida é, de fato, assimilada pelo enunciatário do discurso representa a função fática da linguagem. Essa função pode ser identificada em qual dos diálogos e situações de comunicação representadas nas tirinhas em quadrinhos abaixo?
Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1615206 Português
Existe um vínculo secreto entre a estrutura do universo e a música?

Livro revela a relação profunda da música com o cosmos, e o imenso poder criativo da metáfora

Para um apaixonado pela física e o jazz um livro intitulado The Jazz of Physics: The Secret Link Between Music and the Structure of the Universe (o jazz da física: a ligação secreta entre a música e a estrutura do universo) exerce a atração gravitacional de um buraco negro e faz a mente voar pelos confins do cosmos. Os que só amam uma dessas duas matérias, ou nenhuma, podem ler esta obra e se deixar arrastar pelo influxo das relações ocultas entre disciplinas díspares, pelo imenso poder criativo da metáfora.

Imagine dois peixes que falam entre si em um rio, perto do precipício de uma cachoeira. Suas mensagens viajam à velocidade do som na água, o que não está mal para o espesso discurso que podemos esperar dessa espécie aquática. O peixe mais afortunado fica enredado entre as raízes de um nenúfar, enquanto o outro se desvia de modo fatal para a cachoeira. Apesar disso podem continuar falando sem problemas: a voz do peixe estancado viaja ajudada pela corrente e a do peixe condenado segue contra a corrente e leva mais tempo para chegar a seu interlocutor, mas a conversa prossegue.


De repente, no mesmo momento em que o segundo peixe cruza a beira do precipício, a situação muda radicalmente. O peixe que cai pela cachoeira continua recebendo o som do outro, mas seus gritos por ajuda já não chegam a seu interlocutor. A velocidade com que a água cai pela cachoeira é maior que a do som, e o pobre peixe desaparece de seu mundo para todos os efeitos
Trocando o som pela luz, esta pequena história é a metáfora perfeita de um buraco negro, o objeto mais exótico e enigmático que a ciência descobriu. A beirada da cachoeira representa o “horizonte de eventos” do buraco negro, a fronteira a partir da qual qualquer coisa, peixe ou astronauta, matéria ou energia, cai com tal velocidade para a atração gravitacional fatal do buraco negro que não pode escapar dele. Nem sequer a luz pode escapar, daí se chamar negro.

(fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/10/cultura/1489161469_986954.html)
Sobre o texto, é verdadeiro afirmar que:
I. A poesia musical de John Coltrane é sinestésica ao ponto de se permitir ouvir embaixo d'água. II. A identidade afro-cultural de John Coltrane é representada pela força e sensibilidade das combinações de notas que se sintonizam em harmonia nas composições do autor.
III. Em vida, John Coltrane foi consumido por sua música, do mesmo modo que a cachoeira, em sua magnitude, faz desaparecer o peixe.
Alternativas
Q1615207 Português
Existe um vínculo secreto entre a estrutura do universo e a música?

Livro revela a relação profunda da música com o cosmos, e o imenso poder criativo da metáfora

Para um apaixonado pela física e o jazz um livro intitulado The Jazz of Physics: The Secret Link Between Music and the Structure of the Universe (o jazz da física: a ligação secreta entre a música e a estrutura do universo) exerce a atração gravitacional de um buraco negro e faz a mente voar pelos confins do cosmos. Os que só amam uma dessas duas matérias, ou nenhuma, podem ler esta obra e se deixar arrastar pelo influxo das relações ocultas entre disciplinas díspares, pelo imenso poder criativo da metáfora.

Imagine dois peixes que falam entre si em um rio, perto do precipício de uma cachoeira. Suas mensagens viajam à velocidade do som na água, o que não está mal para o espesso discurso que podemos esperar dessa espécie aquática. O peixe mais afortunado fica enredado entre as raízes de um nenúfar, enquanto o outro se desvia de modo fatal para a cachoeira. Apesar disso podem continuar falando sem problemas: a voz do peixe estancado viaja ajudada pela corrente e a do peixe condenado segue contra a corrente e leva mais tempo para chegar a seu interlocutor, mas a conversa prossegue.


De repente, no mesmo momento em que o segundo peixe cruza a beira do precipício, a situação muda radicalmente. O peixe que cai pela cachoeira continua recebendo o som do outro, mas seus gritos por ajuda já não chegam a seu interlocutor. A velocidade com que a água cai pela cachoeira é maior que a do som, e o pobre peixe desaparece de seu mundo para todos os efeitos
Trocando o som pela luz, esta pequena história é a metáfora perfeita de um buraco negro, o objeto mais exótico e enigmático que a ciência descobriu. A beirada da cachoeira representa o “horizonte de eventos” do buraco negro, a fronteira a partir da qual qualquer coisa, peixe ou astronauta, matéria ou energia, cai com tal velocidade para a atração gravitacional fatal do buraco negro que não pode escapar dele. Nem sequer a luz pode escapar, daí se chamar negro.

(fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/10/cultura/1489161469_986954.html)
Assinale a alternativa que, no texto, cumpra o papel de complemento nominal.
Alternativas
Q1615208 Português
São palavras, indevidamente, acentuadas, EXCETO em:
Alternativas
Q1615209 Português
Na língua portuguesa, existem alguns problemas de natureza notacional que recebem a definição de erro crasso, pois referem-se a descuidados que poderiam ser, facilmente, evitados em função de hábitos de leitura e escrita. Nesse sentido, marque a alternativa em que seja possível identificar um equívoco de aplicação dos elementos estruturais da língua (em sentido morfológico e sintático), tomando como base os enunciados abaixo.
Alternativas
Q1615210 Português
Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao emprego correto dos “porquês”:
Alternativas
Q1615211 Português
Indique a alternativa correta, no que se refere à concordância nominal, de acordo com a norma culta:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: B
5: C
6: A
7: A
8: C
9: C
10: C