Questões de Concurso Público Prefeitura de Quissamã - RJ 2020 para Medicina Cirurgia Vascular
Foram encontradas 20 questões
O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Impulsionado pelo Programa Viva Mulher, criado em 1996, o controle do câncer do colo do útero foi afirmado como prioridade na Política Nacional de Atenção Oncológica (INCA, 2005) e no Pacto pela Saúde (BRASIL, 2006).
Sobre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, é INCORRETO afirmar que :
A Infecção do Trato Urinário (ITU), definida como a multiplicação microbiana com invasão tecidual de qualquer segmento do aparelho urinário, desde a uretra até os rins, constitui uma das principais causas de consulta médica e de prescrição de antimicrobianos, o que acarreta grandes impactos socioeconômicos individuais e sociais.
Sobre a ITU, analise as afirmativas abaixo e marque verdadeiro (V) ou falso (F):
⃣ A cistite de repetição ocorre quando a paciente apresenta pelo menos dois episódios de cistite por ano ou um a cada seis meses. Geralmente acomete mulheres jovens, sexualmente ativas e com anatomia do trato urinário normal.
⃣ O diabético também merece um olhar diferenciado, pois nesse grupo de indivíduos a ITU pode evoluir mais rapidamente para complicações que podem prejudicar a função renal significativamente (sobretudo em mulheres).
⃣ O tratamento deve ser iniciado apenas após o resultado da urocultura.
A sequência CORRETA é:
No Brasil e no mundo, o comportamento das hepatites virais tem apresentado grandes mudanças nos últimos anos. A melhoria das condições de higiene e de saneamento básico das populações, a vacinação contra a hepatite B e as novas técnicas moleculares de diagnóstico do vírus da hepatite C constituem fatores importantes que se vinculam às transformações no perfil dessas doenças. (Ministério da Saúde, 2017)
Sobre as Hepatites virais, é INCORRETO afirmar que:
Os mecanismos de ação anti-hipertensiva dos diuréticos relacionam-se inicialmente aos seus efeitos natriuréticos, com diminuição do volume extracelular. Após quatro a seis semanas, o volume circulante praticamente se normaliza e ocorre redução da resistência vascular periférica (RVP).
São possíveis efeitos adversos dos diuréticos, EXCETO:
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea: ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculose pulmonar ou laríngea. Somente pessoas com essas formas de tuberculose ativa transmitem a doença. (Ministério da Saúde, 2017)
No tratamento de uma criança de 7 anos de idade acometida pela doença, não é recomendado a utilização do seguinte medicamento:
A Febre Reumática possui uma distribuição universal, mas com marcada diferença nas taxas de incidência e prevalência entre os diversos países, constituindo a principal causa de cardiopatia adquirida em crianças e adultos jovens nos países em desenvolvimento.
Sobre a doença, analise as afirmativas abaixo:
I. A Febre Reumática (FR) e a Cardiopatia Reumática Crônica (CRC) são complicações não supurativas da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A (EBGA) e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção, em populações geneticamente predispostas.
II. O diagnóstico da Febre Reumática é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico.
III. A artrite típica da Febre Reumática evolui de forma simétrica. O quadro articular afeta preferencialmente as grandes articulações, particularmente dos membros inferiores.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Considerando os pacientes fictícios apresentados abaixo, não está contraindicado o uso do Praziquantel para:
Sobre os aneurismas de aorta abdominal, considere:
I. A causa mais comum é a degeneração da parede pela doença aterosclerótica e, entre outras causas, incluem-se infecção, necrose cística da túnica média, artrite, trauma, doença do tecido conjuntivo e degeneração anastomótica.
II. Diâmetro do aneurisma maior que 4 centímetros no momento do diagnóstico é um fator de risco significante e independente para sua ruptura.
III. Devido às limitações do exame clínico, os exames de imagem são fundamentais para o rastreamento, diagnósticos e seguimento do aneurisma de aorta abdominal, sendo mais utilizados: ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética.
Está CORRETO o que se afirma em: