Questões de Concurso Público Prefeitura de Quissamã - RJ 2020 para Medicina Ginecologia/Obstetrícia

Foram encontradas 20 questões

Q1141500 Medicina
A cefaleia é uma condição prevalente, incapacitante, muitas vezes sem diagnóstico e tratamento adequados. Sobre as Cefaleias, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1141501 Medicina

O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Impulsionado pelo Programa Viva Mulher, criado em 1996, o controle do câncer do colo do útero foi afirmado como prioridade na Política Nacional de Atenção Oncológica (INCA, 2005) e no Pacto pela Saúde (BRASIL, 2006).

Sobre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, é INCORRETO afirmar que :

Alternativas
Q1141502 Medicina
No Brasil, a doença meningocócica é endêmica, com ocorrência de surtos esporádicos. O meningococo é a principal causa de meningite bacteriana no país. (Ministério da Saúde, 2017) No tratamento da Doença Meningocócica de um paciente adulto é recomendado a utilização do seguinte medicamento:
Alternativas
Q1141503 Medicina

 A Infecção do Trato Urinário (ITU), definida como a multiplicação microbiana com invasão tecidual de qualquer segmento do aparelho urinário, desde a uretra até os rins, constitui uma das principais causas de consulta médica e de prescrição de antimicrobianos, o que acarreta grandes impactos socioeconômicos individuais e sociais.


Sobre a ITU, analise as afirmativas abaixo e marque verdadeiro (V) ou falso (F):


⃣   A cistite de repetição ocorre quando a paciente apresenta pelo menos dois episódios de cistite por ano ou um a cada seis meses. Geralmente acomete mulheres jovens, sexualmente ativas e com anatomia do trato urinário normal.

⃣   O diabético também merece um olhar diferenciado, pois nesse grupo de indivíduos a ITU pode evoluir mais rapidamente para complicações que podem prejudicar a função renal significativamente (sobretudo em mulheres).

⃣   O tratamento deve ser iniciado apenas após o resultado da urocultura.


A sequência CORRETA é: 

Alternativas
Q1141504 Medicina

No Brasil e no mundo, o comportamento das hepatites virais tem apresentado grandes mudanças nos últimos anos. A melhoria das condições de higiene e de saneamento básico das populações, a vacinação contra a hepatite B e as novas técnicas moleculares de diagnóstico do vírus da hepatite C constituem fatores importantes que se vinculam às transformações no perfil dessas doenças. (Ministério da Saúde, 2017)


Sobre as Hepatites virais, é INCORRETO afirmar que: 

Alternativas
Q1141506 Medicina

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea: ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculose pulmonar ou laríngea. Somente pessoas com essas formas de tuberculose ativa transmitem a doença. (Ministério da Saúde, 2017)

No tratamento de uma criança de 7 anos de idade acometida pela doença, não é recomendado a utilização do seguinte medicamento:

Alternativas
Q1141507 Medicina

A Febre Reumática possui uma distribuição universal, mas com marcada diferença nas taxas de incidência e prevalência entre os diversos países, constituindo a principal causa de cardiopatia adquirida em crianças e adultos jovens nos países em desenvolvimento.


Sobre a doença, analise as afirmativas abaixo:


I. A Febre Reumática (FR) e a Cardiopatia Reumática Crônica (CRC) são complicações não supurativas da faringoamigdalite causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A (EBGA) e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção, em populações geneticamente predispostas.

II. O diagnóstico da Febre Reumática é clínico, não existindo sinal patognomônico ou exame específico.

III. A artrite típica da Febre Reumática evolui de forma simétrica. O quadro articular afeta preferencialmente as grandes articulações, particularmente dos membros inferiores.


Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Q1141508 Medicina
Sobre as infecções sexualmente transmissíveis, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1141509 Medicina
O Praziquantel é o único fármaco disponível, distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios, para tratamento da Esquistossomose. (Ministério da Saúde, 2017).
Considerando os pacientes fictícios apresentados abaixo, não está contraindicado o uso do Praziquantel para:
Alternativas
Q1151432 Medicina
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, ou síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), ainda representam um problema de saúde pública de grande relevância na atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua transcendência.
Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1151433 Medicina
A anticoncepção de emergência (AE) é um importante método anticonceptivo para prevenção de gestação inoportuna ou indesejada decorrente de violência sexual, relação sexual eventualmente desprotegida ou falha na anticoncepção de rotina. Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1151434 Medicina
Em relação à contracepção intrauterina, representada pelo dispositivo intrauterino (DIU), é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1151435 Medicina

Em relação à Dismenorreia, analise as afirmativas abaixo:


I. A dismenorreia é um dos problemas ginecológicos mais prevalentes entre adolescentes e adultas jovens, na qual a condição é usualmente secundária, derivada de alguma patologia.


II. A dismenorreia primária é caracterizada clinicamente como uma dor em cólica na região inferior do abdome no início da menstruação, podendo continuar por alguns dias, na ausência de qualquer patologia pélvica.


III. A inibição na produção das prostaglandinas no endométrio, com a utilização de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), apresenta-se como tratamento efetivo e racional da dismenorreia primária.


Após a realização da análise, pode-se afirmar que encontra-se correta (as) a (as) seguinte (es) afirmativa (as): 

Alternativas
Q1151436 Medicina
O diagnóstico da gravidez pode ser efetuado em 90% das pacientes por intermédio dos sinais clínicos, dos sintomas e do exame físico em gestações mais avançadas. São sinais de certeza de gravidez, EXCETO:
Alternativas
Q1151437 Medicina
São fatores maternos considerados de risco para crescimento intrauterino restrito (CIUR), EXCETO: 
Alternativas
Q1151438 Medicina
O oligoidrâmnio é caracterizado pela deficiência na quantidade de líquido amniótico e deve ser suspeitado sempre que for encontrada as seguintes situações, EXCETO:
Alternativas
Q1151439 Medicina

A infecção urinária é o problema urinário mais comum durante a gestação. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:


I. A bacteriúria assintomática caracteriza-se pela presença de bactérias na urina sem sintomatologia específica. Recomenda-se a realização de cultura de urina no primeiro e terceiro trimestres da gravidez para se detectar a bacteriúria, tendo em vista a sua associação com o desenvolvimento posterior de pielonefrite e ocorrência de baixo peso ao nascer.


II. A Cistite caracteriza-se por disúria, polaciúria, urgência miccional, dor retropúbica, suprapúbica e abdominal, e hematúria em alguns casos. O diagnóstico laboratorial é dado pelo exame do sedimento urinário e pela cultura.


III. A pielonefrite pode estar associada à desidratação, comprometimento da função renal, hemólise, anemia, choque séptico, prematuridade e infecção fetoanexial e puerperal. Na maior parte das vezes o tratamento não requer internação hospitalar.



O número (quantidade) de afirmativa (as) incorreta (as) corresponde a: 

Alternativas
Q1151440 Medicina

A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente com a idade e a mortalidade também aumenta progressivamente com a idade.


São fatores de risco para o desenvolvimento da doença, EXCETO:

Alternativas
Q1151441 Medicina

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA).


A experiência favorável em relação à segurança do binômio materno-fetal recomenda o seguinte medicamento como escolha para tratamento da hipertensão das grávidas: 

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: B
5: C
6: C
7: A
8: A
9: D
10: B
11: C
12: B
13: D
14: B
15: B
16: C
17: C
18: B
19: D
20: D