Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarapari - ES 2021 para Médico Pediatra

Foram encontradas 20 questões

Q2003013 Medicina
Na fase tardia da esquistossomose a característica fundamental da forma hepatoesplênica compensada é:
Alternativas
Q2003014 Medicina
A artrite reumatoide (AR) ocasionalmente é complicada por derrame pleural, que caracteristicamente é um exsudato com taxas de glicose inferior a 40 mg/dl. Sobre o derrame pleural da AR é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2003015 Medicina
Na fase crônica da doença de Chagas, o diagnóstico é essencialmente sorológico e deve ser realizado utilizando-se um teste com elevada sensibilidade em conjunto com outro de alta especificidade. O teste que não é mais utilizada pelos laboratórios da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) é:
Alternativas
Q2003016 Medicina
É prevalente o uso de anticoagulação oral por necessidades profiláticas e/ou para tratamento por tempo prolongado. Sobre a coagulação e anticoagulação é INCORRETO afirmar que:  
Alternativas
Q2003017 Medicina
A transmissão vertical da hepatite pode ocorrer no momento do parto. O risco é maior para a: 
Alternativas
Q2003018 Medicina
Qual das drogas abaixo pode ser usada no tratamento da Sífilis, caso o paciente tenha sensibilidade alérgica a penicilina:
Alternativas
Q2003019 Medicina
As manifestações clínicas da deficiência de ferro são determinadas pelos estágios de depleção, deficiência de ferro e anemia, propriamente, dita, quando as repercussões clínicas e fisiológicas são aparentes, como apatia, cansaço, irritabilidade, taquicardia e outros. A depleção de ferro, primeiro estágio, é caracterizada por diminuição dos depósitos de ferro no fígado, baço e medula óssea e pode ser diagnosticada a partir _________________________, principal parâmetro utilizado para avaliar as reservas de ferro, por apresentar forte correlação com o ferro armazenado nos tecidos.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
Alternativas
Q2003020 Medicina
O nome dado à sensação de dispneia, que surge ou se agrava com a adoção da posição ortostática, particularmente em pé é:
Alternativas
Q2003021 Medicina
A disfunção sistólica é a incapacidade do ventrículo de esvaziar seu conteúdo. O déficit mecânico sistólico, seja qual for a etiologia, é a base do conceito clássico de insuficiência cardíaca. A incapacidade de esvaziamento total da câmara cardíaca leva...:
Alternativas
Q2003022 Medicina
Dos hipoglicemiantes orais, os inibidores da alfaglicosidade atuam por meio de:
Alternativas
Q2013164 Medicina
A obesidade é uma doença crônica, complexa, de etiologia multifatorial e que resulta de balanço energético positivo. Seu desenvolvimento ocorre, na grande maioria dos casos, pela associação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais. Sobre a obesidade na infância e na adolescência podemos afirmar que:
I. Considera-se obesidade o escore Z do P/E acima de 2 desvios-padrão (escore Z P/E > 2DP).
II. A hiperinsulinemia é uma das alterações metabólicas encontradas, correlacionando-se de forma significativa com a porcentagem de gordura corporal.
III. De acordo com a National Center for Health Statistics (NCHS) uma relação P/E ≥ 120% classifica o indivíduo como sobrepeso.
IV. Deve-se considerar a terapêutica farmacológica para os indivíduos com LDL-colesterol persistentemente elevados > 190 mg/dL sem outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, ou > 160 mg/dL com outros fatores de risco presentes.
Estão corretas: 
Alternativas
Q2013165 Medicina
Qual das complicações abaixo não está associada à ascaridíase?
Alternativas
Q2013166 Medicina
Hipospadia é abertura anômala da uretra na face ventral do pênis, o qual pode ou não apresentar encurvamento ventral. Com relação ao tipo anatômico da hipospadia é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2013167 Medicina
Caracteriza-se por uma responsividade aumentada da traqueia e brônquios a diversos estímulos que se manifesta clinicamente por crises recorrentes de obstrução das vias aéreas, reversíveis espontaneamente ou em resposta à terapia medicamentosa. Trata-se de:
Alternativas
Q2013168 Medicina
A deformidade é uma alteração na conformação anatômica normal. As deformidades angulares devem ser descritas a partir do local em que ocorrem, tomando como referência a posição do segmento distal em relação ao proximal. Deformidades nos membros inferiores são frequentes razões para consultas ortopédicas. Podem ter causas congênitas ou adquiridas, patológicas ou fisiológicas, sendo as últimas as mais comuns e de resolução espontânea. Sobre o Genuvalgo desenvolvimental, assinale V para verdadeiro e F para falso:
⃣    As crianças sintomáticas em geral são obesas, com atitude de pronação dos pés.
⃣    A angulação máxima fisiológica ocorre por volta dos 4 anos .
⃣    O uso de órteses para evitar a progressão da angulação tem se mostrado ineficaz.
⃣    A correção é cirúrgica em 95% dos casos.
A sequência correta é:
Alternativas
Q2013169 Medicina
Sobre o exame físico na criança com suspeita de doença meningocócica, considere a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2013170 Medicina
A resistência do meninogoco a penicilina é rara. Em pacientes com alergia grave a penicilinas (anafilaxia), a droga de escolha é:
Alternativas
Q2013171 Medicina
A prevenção, por meio da vacina contra a doença pneumocócica, é a melhor maneira de se proteger contra o pneumococo. No Brasil, de acordo com o Calendário Vacinal Vigente, a primeira dose da vacina Pneumocócica 10-valente, deve ser administrada aos:
Alternativas
Q2013172 Medicina
A depleção de ferro, primeiro estágio, é caracterizada por diminuição dos depósitos de ferro no fígado, baço e medula óssea e pode ser diagnosticada a partir da ferritina sérica, principal parâmetro utilizado para avaliar as reservas de ferro, por apresentar forte correlação com o ferro armazenado nos tecidos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Valores de ferritina inferiores a:
Alternativas
Q2013173 Medicina
Sobre o documento “Cloroquina/Hidroxicloroquina para o tratamento da COVID-19 em crianças e adolescentes: Parecer Científico da Sociedade Brasileira de Pediatria”, analise os itens, abaixo:
I. Os sinais e sintomas da COVID-19 observados em crianças são os comuns de uma síndrome gripal, como febre, tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta, mas também podem ocorrer aumento da frequência respiratória, sibilos e pneumonia.
II. Há evidências de benefício no tratamento com cloroquina ou da hidroxicloroquina da COVID-19 em pacientes pediátricos com imunossupressão ou com doenças neoplásicas.
III. O efeito do uso precoce da cloroquina ou da hidroxicloroquina no tratamento de casos ambulatoriais pelo coronavírus, sem gravidade, ainda carece de dados na literatura, não havendo estudos que permitam antecipar o impacto desta intervenção no prognóstico da COVID-19.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: C
5: A
6: D
7: C
8: B
9: A
10: A
11: C
12: B
13: A
14: C
15: B
16: A
17: B
18: A
19: D
20: B