Questões de Concurso Público HCRP 2025 para Médico I = Nefrologia Pediátrica
Foram encontradas 20 questões
Um lactente de 8 meses é levado ao pediatra devido a irritabilidade, baixo ganho de peso e episódios recorrentes de vômitos nos últimos meses. Ao exame físico, apresenta-se emagrecido, sem sinais de desidratação, mas com atraso no crescimento. A investigação laboratorial revela acidose metabólica com ânion gap normal. pH arterial de 7,22; PCO2 de 28 mmHg, bicarbonato sérico de 12 mEq/L, sódio sérico de 138 mEq/L, cloro 116mEql/L e potássio sérico de 3,0 mEq/L. A avaliação urinária mostra um pH urinário de 6,5. Na investigação foi solicitado ultrassom renal:
Foto: Radiopaedia.org
Com base nesses achados, qual é o diagnóstico mais provável?
Um paciente de 5 anos é levado à consulta devido a episódio de hematúria macroscópica. Ao exame físico, apresenta abdome globoso, rins de tamanho aumentados, fígado palpável a 4 cm do rebordo costal e esplenomegalia. Sua pressão arterial está persistentemente elevada. Os exames laboratoriais revelam creatinina sérica de 1,8 mg/dL, relação proteína/creatinina urinária de 0,8 mg/mg, albumina sérica de 3,2 g/dL e contagem de plaquetas de 80.000/mm³. A ultrassonografia abdominal evidencia rins aumentados e hiperecogênicos, com cistos bilateralmente, além de sinais de hipertensão portal com varizes esofágicas associadas.
Sobre o diagnóstico mais provável nesse quadro, qual a alternativa correta?
Família foi transferida do Paraná para Ribeirão Preto devido emprego paterno. Mãe pediu ao pediatra que pedisse alguns exames para fazer um check-up antes da mudança, mas os exames só ficaram prontos agora. Os resultados de hemograma, creatinina, glicemia, parasitológico de fezes, urina tipo 1 vieram normais exceto a cultura de urina, colhida por jato médio, que revelou 300000 UFC/mL de E coli. Na consulta médica, a mãe refere que a criança sempre foi saudável, não apresenta nenhuma queixa no momento e o exame físico é normal.
Qual a melhor conduta?