Questões de Concurso Público HCRP 2025 para Médico I = Nefrologia Pediátrica

Foram encontradas 20 questões

Q3260209 Medicina
Sobre a fisiologia renal, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q3260210 Medicina
Com relação a taxa de filtração glomerular é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3260211 Medicina
A Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) é uma causa frequente de lesão renal aguda em crianças. Sobre a SHU, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3260212 Medicina
Uma menina de 14 anos é encaminhada ao nefrologista devido a hematúria macroscópica recorrente, concomitante a infecções respiratórias, de início há 1 ano. O exame de urina revela hematúria microscópica persistente, sem proteinúria. Pressão arterial normal e ausência de edema ao exame físico. A avaliação morfológica da urina mostra acantócitos em 20% das hemácias. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável?
Alternativas
Q3260213 Medicina
Uma criança de 6 anos é trazida ao pronto-socorro com queixa de edema. Nega febre, vômitos, cefaleia, traumatismo ou outras queixas. Apresenta edema periobital e de membros inferiores ao exame físico. A pressão arterial aferida é de 120x80 mmHg. Após questionada a mãe relata que a criança apresentou urina avermelhada nos últimos três dias. Qual é a conduta inicial mais apropriada?
Alternativas
Q3260214 Medicina
Uma menina de 4 anos, com doença renal crônica secundária a refluxo vesico ureteral bilateral. Em consulta há um mês apresentava proteinúria com relação proteína/creatinina urinária (RPC) de 2,5 mg/mg. Peso: 15 kg. Estatura: 100 cm. Em uso de enalapril 10 mg uma vez ao dia, que foi introduzida na última consulta. No retorno atual: pressão arterial: 62x36 mmHg. Ureia de 60 mg/dL, creatinina 1 mg/dL, sódio 135 mEq/L e potássio 6,6 mEq/L. A RPC reduziu para 2,2 mg/mg. Qual a conduta mais adequada? 
Alternativas
Q3260215 Medicina
Em relação à nefropatia por IgA (NIgA), assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3260216 Medicina
Uma menina de 10 anos, previamente hígida, foi internada na unidade devido a um quadro de diarreia e encefalite viral, em uso de aciclovir. Durante a internação, evoluiu com rebaixamento do nível de consciência e letargia. Exames laboratoriais foram realizados e revelaram: sódio sérico de 122 mEq/L, osmolaridade plasmática de 260 mOsm/kg, osmolaridade urinária de 600 mOsm/kg, sódio urinário de 40 mEq/L, glicemia de 90 mg/dL e creatinina sérica de 0,5 mg/dL. Qual é o diagnóstico mais provável para a hiponatremia do paciente?
Alternativas
Q3260217 Medicina

Um lactente de 8 meses é levado ao pediatra devido a irritabilidade, baixo ganho de peso e episódios recorrentes de vômitos nos últimos meses. Ao exame físico, apresenta-se emagrecido, sem sinais de desidratação, mas com atraso no crescimento. A investigação laboratorial revela acidose metabólica com ânion gap normal. pH arterial de 7,22; PCO2 de 28 mmHg, bicarbonato sérico de 12 mEq/L, sódio sérico de 138 mEq/L, cloro 116mEql/L e potássio sérico de 3,0 mEq/L. A avaliação urinária mostra um pH urinário de 6,5. Na investigação foi solicitado ultrassom renal:



Imagem associada para resolução da questão


Foto: Radiopaedia.org



Com base nesses achados, qual é o diagnóstico mais provável? 

Alternativas
Q3260218 Medicina

Um paciente de 5 anos é levado à consulta devido a episódio de hematúria macroscópica. Ao exame físico, apresenta abdome globoso, rins de tamanho aumentados, fígado palpável a 4 cm do rebordo costal e esplenomegalia. Sua pressão arterial está persistentemente elevada. Os exames laboratoriais revelam creatinina sérica de 1,8 mg/dL, relação proteína/creatinina urinária de 0,8 mg/mg, albumina sérica de 3,2 g/dL e contagem de plaquetas de 80.000/mm³. A ultrassonografia abdominal evidencia rins aumentados e hiperecogênicos, com cistos bilateralmente, além de sinais de hipertensão portal com varizes esofágicas associadas.


Sobre o diagnóstico mais provável nesse quadro, qual a alternativa correta?

Alternativas
Q3260219 Medicina
Um lactente apresentou nas primeiras semanas de vida proteinúria maciça, hipoalbuminemia severa e edema generalizado. Foram descartadas causas infeciosas e outras secundárias, e não há comprometimento de outros sistemas. Considerando as recomendações clínicas do ERKNet-ESPN Working Group para a síndrome nefrótica congênita, qual das seguintes alternativas é a correta?
Alternativas
Q3260220 Medicina
A uremia caracteriza-se por 
Alternativas
Q3260221 Medicina
Menina, 14 anos, com diagnóstico de DRC estágio 4, secundária a displasia cística bilateral e refluxo vesico-ureteral grau V, bilateralmente. Mãe refere que há 6 meses sua filha vem apresentando anemia refratária ao tratamento com sulfato ferroso IV e eritropoetina SC. Exames atuais evidenciam: hemoglobina de 8 g/L, hematócrito 24%, reticulócitos 1%, ferro sérico 50, capacidade latente de fixação de ferro 200, proteína C reativa 1,5 mg/dL e PTH > 1900 pg/mL. Assinale abaixo a causa mais provável da persistência da anemia
Alternativas
Q3260222 Medicina
Lactente do sexo masculino de 4 meses, previamente saudável, se apresenta no pronto-socorro com diminuição da ingestão, aumento da agitação e febre há 1 dia. Seus pais afirmam que ele não tem se alimentado bem nos últimos dois dias e houve redução do número de fraldas molhadas diariamente. Pais negam vômitos. Hoje pela manhã a febre foi de 39ºC. Ele está cada vez mais irritado e parece chorar toda vez que urina. Os pais não notaram nenhum sangue na urina ou na fralda. O exame físico revela frequência cardíaca de 155 bpm, PA 90/50 mmHg, fontanela bregmática deprimida e membranas mucosas orais pegajosas. Foram coletados sangue para hemoculturas e uma amostra de urina por sondagem vesical para cultura e exame de urina rotina. A análise de urina revela a presença de esterase leucocitária positiva e nitrito negativa. A avaliação microscópica da urina mostra mais de 50 leucócitos por campo. Feito o diagnóstico infecção do trato urinário (ITU) com desidratação e o paciente foi admitido para terapia intravenosa com fluidos e antibióticos. Após o início da terapia, o quadro clínico do paciente melhora rapidamente. A febre desapareceu em 36 horas. A cultura de urina mostra mais de 100.000 UFC de Escherichia coli. A criança recebe alta no quinto dia de internação com orientação aos pais para:
Alternativas
Q3260223 Medicina

Família foi transferida do Paraná para Ribeirão Preto devido emprego paterno. Mãe pediu ao pediatra que pedisse alguns exames para fazer um check-up antes da mudança, mas os exames só ficaram prontos agora. Os resultados de hemograma, creatinina, glicemia, parasitológico de fezes, urina tipo 1 vieram normais exceto a cultura de urina, colhida por jato médio, que revelou 300000 UFC/mL de E coli. Na consulta médica, a mãe refere que a criança sempre foi saudável, não apresenta nenhuma queixa no momento e o exame físico é normal.


Qual a melhor conduta?

Alternativas
Q3260224 Medicina
A anomalia renal mais comumente detectada em crianças é: 
Alternativas
Q3260225 Medicina
Qual a classe de droga mais comumente indicada no tratamento da hipertensão arterial em crianças com doença renal crônica?
Alternativas
Q3260226 Medicina
A doença renal cística mais comumente vista em lactentes é:  
Alternativas
Q3260227 Medicina
Assinale uma manifestação comum de acidose tubular renal em crianças: 
Alternativas
Q3260228 Medicina
Um lactente de 1 ano e 6 meses apresenta atraso no crescimento, poliúria, episódios recorrentes de desidratação e fraqueza muscular. Exames laboratoriais revelam acidose metabólica hiperclorêmica, hipofosfatemia, hipocalemia, glicosúria com glicemia normal e proteinúria tubular. Qual das seguintes condições é uma causa associada a essa síndrome?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: B
5: C
6: D
7: A
8: C
9: A
10: D
11: B
12: B
13: C
14: B
15: B
16: C
17: B
18: D
19: A
20: A