Questões de Concurso Público SES-DF 2018 para Médico - Medicina Física e Reabilitação

Foram encontradas 15 questões

Q1111273 Medicina
Acerca do movimento de abdução e rotação superior da escápula, assinale a alternativa correta referente ao músculo e à inervação, respectivamente.
Alternativas
Q1111274 Medicina
Acerca do diagnóstico de luxação congênita no quadril e lesão do ligamento colateral lateral no cotovelo, assinale a alternativa que apresenta os procedimentos que devem ser realizados, respectivamente.
Alternativas
Q1111275 Medicina
Uma paciente de 28 anos de idade exerce atividade laboral como atendente de telemarketing há quatro anos em um call center. No exame físico, ela apresenta: parestesia do quarto e quinto dedos da mão direita, teste de Tinel e teste de flexão do cotovelo positivo e presença do sinal de Wartenberg. Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, é correto afirmar que o melhor diagnóstico para essa paciente é de síndrome de(o)
Alternativas
Q1111276 Medicina
A perda irreparável do suprimento sanguíneo de um membro doente ou lesionado é a indicação absoluta para a amputação, independentemente de todas as outras circunstâncias. As amputações, ainda, podem ser indicadas quando uma lesão que não afeta a circulação de um membro é tão grave que o funcionamento deste não pode ser restaurado, ou haveria melhor função após a amputação e o uso de uma prótese. Com base no texto apresentado e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, é correto afirmar que a ressecção de todos os ossos do pé, com exceção do calcâneo, que é seccionado verticalmente, denomina-se amputação de
Alternativas
Q1111277 Medicina
As lesões por esforços repetitivos (LER) ou os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são um problema crescente na população mundial, especialmente em países industrializados. A identificação de LER-DORT leva em conta obrigatoriamente o histórico de trabalho e a presença de dor, mas pode incluir também fraqueza, queimação, parestesia, tremor, falta de coordenação, enrijecimento e de perda de força, entre outros. Com base nas Diretrizes LER-DORT de membros superiores (MMSS) da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação e da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, é correto afirmar que
Alternativas
Q1111278 Medicina
A Organização Mundial da Saúde define o acidente vascular encefálico (AVE), como uma síndrome clínica de início rápido, que leva a um comprometimento cerebral focal de origem vascular, com duração maior que 24 horas. Frequentemente, a lesão cerebral causada por AVE leva a deficiências, que são problemas relacionados às funções e estruturas do corpo, como órgãos, membros e os respectivos componentes. Com base no texto apresentado e a respeito do AVE, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1111279 Medicina
A lesão medular espinal é a lesão de elementos neurais da medula espinal que pode resultar em diversos graus de deficit sensório-motor e em disfunção autonômica e esfincteriana. O deficit ou a disfunção neurológica pode ser temporário ou permanente, completo ou incompleto. Acerca da reabilitação de pacientes com lesão medular, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1111280 Medicina
Em 1984, a Associação Americana de Lesão Medular (American Spinal Injury Association – ASIA) criou uma escala como padrão internacional para a classificação neurológica da lesão medular. Acerca da escala da ASIA, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1111281 Medicina
Levando-se em consideração o paradigma de recuperação moderno na avaliação dos pacientes com lesão medular, são preconizados a determinação da zona de preservação parcial (ZPP) e o nível neurológico (NN). Acerca da ZPP, do NN e das condutas clínicas no tratamento das lesões medulares, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1111282 Medicina
Um paciente de 25 anos de idade, lesado medular (lesão completa), após receber os atendimentos emergenciais necessários ao caso, foi avaliado pelo fisiatra, que emitiu o parecer quanto ao potencial de funcionalidade esperado, considerando o nível medular presente. O paciente apresenta potencial funcional para: “realizar a extensão de cotovelo e, com isso, fazer as transferências, o alívio de pressão pela elevação da pelve da cadeira e a independência para a maioria das atividades domésticas e de autocuidado; capacidade de dirigir e se transferir para o carro adaptado sem auxílio de um cuidador; e deslocar-se em cadeira de rodas manual”. Considerando esse caso e o parecer do fisiatra, assinale a alternativa que apresenta o nível medular do paciente.
Alternativas
Q1111283 Medicina
As lesões do manguito rotador (LMR) são uma fonte significativa de dor e disfunção do ombro. Acerca do tratamento dessas lesões, assinale a alternativa correta
Alternativas
Q1111284 Medicina
A osteoartrite (OA) afeta principalmente quadris, joelhos, mãos e pés, levando a grande incapacidade e à perda de qualidade de vida, sobretudo na população idosa. Acerca da AO, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1111285 Medicina
Acerca da abordagem terapêutica com base em evidências para artrose de ombro, quadril e joelho, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1111286 Medicina
A respeito das desarticulações do quadril, é correto afirmar que a descarga de peso deve ser feita
Alternativas
Q1111287 Medicina
Na amputação transfemoral, especialmente as mais proximais, tendem a ocorrer a deformidade em flexão e a abdução de quadril. Isso ocorre em função do desequilíbrio de forças entre os músculos
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: E
5: D
6: B
7: A
8: E
9: C
10: D
11: A
12: D
13: B
14: E
15: A