Questões de Concurso Público SES-DF 2018 para Médico - Terapia Intensiva Pediátrica
Foram encontradas 15 questões
Criança de cinco anos de idade, em primodescompensação diabética, é levada ao pronto-socorro. Apresenta-se desidratada e obnubilada e queixa-se de dor a palpação abdominal. Exames iniciais indicam glicemia capilar HI, glicose sérica = 640 e pH = 7,1. Iniciados os procedimentos de acordo com o protocolo hospitalar para cetoacidose diabética, com melhora da volemia e do estado de consciência, foi solicitada vaga em unidade de terapia intensiva pediátrica.
Com base nesse caso clínico e considerando a Resolução nº 2.156/2016 do Conselho Federal de Medicina, que estabelece os critérios de internação e alta em unidade de terapia intensiva, assinale a alternativa correta
A respeito desse quadro clínico, assinale a alternativa correta.
Considere hipoteticamente que uma criança de dois anos é ejetada de um veículo durante uma colisão e levada ao pronto-socorro. O médico regulador de leitos informa que a criança está com Glasgow-pupilas de 1.
Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
O residente de pediatria que está no pronto-socorro solicita ajuda ao médico de plantão, pois chegaram seis crianças politraumatizadas em razão de um acidente automobilístico com a van escolar que as transportava. Ao chegar ao pronto atendimento, o médico observa que uma das crianças tem indicação de intubação.
Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta criança com indicação de intubação.
O residente que está em atendimento aos leitos crônicos de uma UTI Pediátrica questiona ao médico plantonista quais pacientes têm indicação para receber palivizumabe.
Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta corretamente o paciente elegível para essa situação, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Ao receber, do regulador de leitos, um caso de uma criança oncológica, o médico, ao ouvir a descrição dos exames, diz que o caso “é síndrome de ‘lise tumoral’”.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta as características que fizeram o médico chegar a tal conclusão.
Paciente de três anos de idade, portador de leucemia linfoblástica aguda (LLA), com histórico de sessão de quimioterapia na semana anterior, dá entrada no pronto-socorro de pediatria com queixa de febre (38 ºC) há uma hora, aferida em casa. O médico plantonista solicitou hemograma, cujo resultado evidenciou: leucócitos = 1.500, neutrófilos totais = 100. Raios X de tórax normais, EAS sem alterações, exame físico TAx = 38,3 ºC.
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que apresenta a conduta correta com relação a esse paciente.
Considere lactente de dois meses de idade, internado em UTI Pediátrica em razão de quadro de choque séptico, intubado, no momento em dieta zero. A mãe do paciente diz que amamentava exclusivamente e que gostaria de continuar a amamentação quando possível.
que o hospital onde o paciente está internado faz parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, assinale a alternativa que apresenta corretamente as orientações.
É sabido que há muitas internações em unidades de terapia intensiva por insuficiência respiratória. Isso ocorre em razão de algumas peculiaridades da criança que predispõem tal condição.
Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma dessas peculiaridades.
Uma criança com doença falciforme, internada em UTI Pediátrica em razão de sequestro esplênico, evolui com acidente vascular encefálico logo após a reversão do sequestro.
Com base nesse caso clínico e a respeito do suporte a ser dado ao paciente, assinale a alternativa correta.
Uma lactente de sete meses de idade, com diagnóstico de pneumonia, é internada na UTI Pediátrica em razão de deterioração do quadro e insuficiência respiratória. Apresenta infiltrado pulmonar difuso bilateralmente e diagnóstico de síndrome do desconforto respiratório agudo.
Em relação a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.