Questões de Concurso Público AL-GO 2019 para Médico Ginecologista
Foram encontradas 30 questões
M.C.V. que é paciente com doença renal crônica, estágio III, apresentou diagnóstico de HIV na primeira gestação dela. Foi, então, iniciada a terapia antirretroviral no início da gestação, e a carga viral do terceiro trimestre foi indetectável.
A respeito desse caso clínico, e com base nos conhecimentos médicos correlatos, assinale a alternativa correta.
Acerca desse caso hipotético, o provável diagnóstico é a síndrome de
Uma paciente de 42 anos de idade, G4P3A1, em investigação ambulatorial de hiperprolactinemia, com histórico de hipertireoidismo, hipertensão, diabetes tipo 2 e dor crônica locorregional tipo II em pé esquerdo, utiliza enalapril, hidroclorotiazida, metformina, dipirona, meloxicam, ciclobenzaprina, amitriptilina e tramadol.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos epidemiológicos, quanto à causa mais provável da hiperprolactinemia, assinale a alternativa correta.
Uma paciente de 3 anos de idade é levada para avaliação de rotina do pediatra, com queixa de surgimento de broto mamário unilateral à direita. Durante o seguimento, não surgiram novos caracteres sexuais em um ano de acompanhamento.
Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, assinale a alternativa correta.
Determinada paciente, atualmente com 42 anos de idade, ainda apresenta-se na menacme e voltou a ter vida sexual ativa recentemente. Busca orientação para contracepção, pois possui diversas comorbidades. É tabagista, com consumo de 40 cigarros por dia, tem histórico de um episódio de TVP há 12 anos, tem HAS e DM bem controladas e epilepsia controlada com fenitoína.
Com relação a esse caso clínico, a melhor opção de anticoncepção seria
Um paciente de 65 anos de idade iniciou com quadro de dor pélvica e abdominal após início da terapia hormonal para neoplasia de próstata. Na RNM de abdome e pelve, foram observados focos de material hemático na cavidade peritoneal. Após a excisão cirúrgica, o exame anatomopatológico demonstrou presença de tecido endometrial.
Acerca desse caso clínico, considerando o diagnóstico provável, a principal teoria que explica o surgimento desse achado em um homem seria
Certa paciente, G1, idade gestacional de 22 semanas, compareceu ao pronto-socorro obstétrico por queixa de linfonodomegalia inguinal unilateral, que apresentou drenagem de secreção purulenta. Queixa-se também de febre não aferida nos últimos dois dias e mal-estar.
Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, quanto ao tratamento preferencial nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
Certa paciente queixa-se de corrimento vaginal fétido, dor pélvica, febre (38,6 ºC) há dois dias e dispareunia. Ao exame físico, ela relata dor intensa à palpação do colo uterino e anexos uterinos.
Quanto a esse caso clínico, os principais patógenos relacionados com a doença dessa paciente são
Uma paciente de 18 anos de idade comparece a consulta médica por queixa de lesões vulvares. Refere histórico de múltiplos parceiros sexuais, sem uso de preservativo. Ao exame físico, apresenta lesões condilomatosas em vulva, vagina e região perianal.
A respeito desse caso clínico, assinale a alternativa que indica os subtipos virais mais prováveis de serem causadores dessas lesões.
Determinada paciente de 18 anos de idade estava dirigindo-se à faculdade quando foi abordada por dois homens desconhecidos que a arrastaram para uma construção abandonada e forçaram-na a manter relações sexuais com eles, havendo penetração vaginal e anal sem uso de preservativo. A paciente procurou imediatamente auxílio médico, com várias escoriações no corpo, equimoses em tronco e períneo, sangramento e lacerações vaginais.
Considerando o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) do Ministério da Saúde (2015), para a profilaxia das IST não virais nessa paciente, deve-se indicar, como primeiras escolhas, penicilina G benzatina,
Uma paciente de 48 anos de idade queixa-se de incontinência urinária aos esforços. Apresenta polifarmácia, utilizando diariamente ciclopenzaprina, baclofeno e amitriptilina para dor crônica, além de ter iniciado acompanhamento com profissional não médico, que recomendou uso de fenilpropanolamina e estradiol.
No que se refere a esse caso clínico, assinale a alternativa que indica o medicamento que pode estar relacionado com as queixas de incontinência da paciente.
Uma paciente de 62 anos de idade, em acompanhamento ambulatorial por incontinência urinária de esforço, refere que foi submetida a tratamento cirúrgico por essa mesma doença há cerca de 20 anos. Levou descrição cirúrgica na qual se registra “incisão da mucosa da parede vaginal anterior, dissecção da fáscia vesicovaginal e plicatura desta na linha média”.
Tendo em vista esse caso clínico, é correto afirmar que o procedimento mencionado recebe o nome de
Considere uma paciente de 32 anos de idade com mastalgia bilateral intensa há vários anos, com mamografia, ultrassonografia e RNM de mamas normais realizadas recentemente. Ela refere que a dor é limitante das repectivas atividades, mesmo após realizar mudanças dietéticas sugeridas pelo ginecologista e ajuste nos sutiãs.
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que indica a droga mais eficaz para essa paciente.
Uma paciente queixa-se de corrimento vaginal há cinco dias e prurido vulvar. Ao exame físico, nota-se secreção embranquecida, grumosa e sem odor fétido.
Quanto a esse caso clínico, assinale a alternativa correta.
Uma paciente de 42 anos de idade, em investigação de massa ovariana bilateral, apresentou níveis séricos elevados de T3 e T4. Após a excisão cirúrgica, notou-se tecido tireoidiano predominante no anatomopatológico.
A respeito desse caso clínico, quanto ao diagnóstico dessa paciente, assinale a alternativa correta.
Considere uma paciente de 55 anos de idade, obesa, nulípara, com histórico de uso de indutores de ovulação em duas ocasiões distintas, que culminaram em gestação tubária, gerando salpingectomia bilateral (aos 40 e aos 41 anos de idade). Durante investigação de perda de peso inexplicada, foi observada neoplasia de ovário à direita, com diversos implantes peritoneais.
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que apresenta um fator protetor dessa paciente para a referida doença.
Uma paciente de 47 anos de idade é encaminhada para ambulatório de oncoginecologia em razão de hipótese diagnóstica de neoplasia de colo de útero, por visualização de lesão exofítica de 2 cm durante o exame especular realizado por queixa de secreção vaginal fétida há vários meses. A paciente nunca tinha se submetido ao rastreamento dessa patologia.
Com base nesse caso clínico, quanto à avaliação dessa doença, assinale a alternativa correta.