Questões de Concurso Público ADASA 2022 para Técnico em Regulação de Serviços Públicos

Foram encontradas 7 questões

Q1953578 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma maneira de conceituar o ciclo hidrológico é ligando-o ao movimento e à troca de água nos seus diferentes estados físicos, que ocorre na hidrosfera, entre os oceanos, as calotas de gelo, as águas superficiais, as águas subterrâneas e a atmosfera. Esse movimento permanente deve-se ao Sol, que fornece energia para elevar a água da superfície terrestre para a atmosfera (evaporação), e à gravidade que faz com que a água condensada caia (precipitação), e que, uma vez na superfície, ela circule através de linhas de água que se reúnem em rios até atingir os oceanos (escoamento superficial) ou se infiltram nos solos e nas rochas pelo interior dos seus poros, das fissuras e das fraturas (escoamento subterrâneo). Porém, nem toda a água precipitada alcança a superfície, já que, na sua queda, ela pode ser interceptada pela vegetação e torna a evaporar-se.
CARVALHO, D. F. de; SILVA, L. D. B. da. Ciclo hidrológico. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/>. Acesso em: 19 jul. 2022, com adaptações.

A respeito do ciclo hidrológico, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q1953584 Engenharia Ambiental e Sanitária
A drenagem e o manejo das águas pluviais urbanas (DMAPU) evitam e atenuam impactos humanos, sociais, ambientais e econômicos, resultantes de eventos hidrológicos impactantes. Nessa condição, enquadram-se inundações, enxurradas e alagamentos que ocorrem em áreas urbanas, especialmente nas que se caracterizam por ocupação desordenada de encostas e áreas naturais de drenagem, alteração e assoreamento de cursos hídricos e impermeabilização do solo.
Disponível em: <http://www.snis.gov.br/>. Acesso em: 9 jul. 2022, com adaptações.

A respeito da drenagem e do manejo das águas pluviais urbanas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1953585 Engenharia Ambiental e Sanitária
Dois tipos de sistemas de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas (DMAPU) prevalecem nas áreas urbanas do Brasil: o exclusivo para drenagem de águas pluviais (separador absoluto) e o misto com esgotamento sanitário, também chamado de unitário. O primeiro é formado por estruturas que escoam, exclusivamente, águas pluviais. O segundo compartilha águas pluviais com cargas de esgotos urbanos.
Disponível em: <http://www.snis.gov.br/downloads/cadernos/2019/>. Acesso em: 9 jul. 2022, com adaptações.

No que tange aos tipos de sistemas de DMAPU, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1953586 Engenharia Ambiental e Sanitária
O Ribeirão Pipiripau é usado para abastecimento da cidade de Planaltina, no Distrito Federal, bem como para irrigação de hortaliças e grãos. Em uma seção desse rio, foram realizadas medições de vazão e nível entre os anos de 1996 e 2002, que resultaram na curva-chave apresentada no gráfico a seguir (linha contínua). Posteriormente, entre 2007 e 2008, novas medições de vazão foram realizadas e mostradas no mesmo gráfico por meio de pontos. 

Imagem associada para resolução da questão


Com base nessas informações, assinale a alternativa correspondente ao fenômeno que pode ter ocorrido neste ponto do rio ao longo do tempo.  
Alternativas
Q1953588 Engenharia Ambiental e Sanitária
No que tange a estações fluviométricas e sedimentométricas, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1953589 Engenharia Ambiental e Sanitária
A respeito de monitoramento hidrométrico, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q1953590 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com relação a sistemas de informação em recursos hídricos e à rede hidrometeorológica nacional, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: D
6: A
7: E