Questões de Concurso Público Instituto Rio Branco 2022 para Diplomata - Tarde
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A ruptura política com Portugal e a organização do Estado nacional implicariam a elaboração de um aparato ideológico que deveria dar legitimidade ao próprio processo de construção da Nação. Tratava-se agora de inventar o Brasil, não apenas no plano geopolítico, mas também no plano simbólico, forjando as bases de sua identidade. [...] À organização política do Estado nacional deveria corresponder uma produção simbólica que delineasse os contornos da Nação e a integrasse no mundo civilizado, segundo os parâmetros europeus.
SANTOS, Afonso Carlos Marques dos. A invenção do Brasil: um problema nacional? In: A invenção do Brasil: ensaios de história e cultura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007, p. 59-69, p. 60.
Acerca das diferentes dimensões do processo de independência do Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
A contratação de artistas e artífices na França, em
1816, para trabalharem no Brasil foi uma iniciativa
oficial do príncipe regente João, que encarregou o
embaixador do Reino Unido de Portugal, Brasil e
Algarves em Paris, o marquês de Marialva, de definir
os nomes a contratar e de providenciar o embarque
do grupo.
A ruptura política com Portugal e a organização do Estado nacional implicariam a elaboração de um aparato ideológico que deveria dar legitimidade ao próprio processo de construção da Nação. Tratava-se agora de inventar o Brasil, não apenas no plano geopolítico, mas também no plano simbólico, forjando as bases de sua identidade. [...] À organização política do Estado nacional deveria corresponder uma produção simbólica que delineasse os contornos da Nação e a integrasse no mundo civilizado, segundo os parâmetros europeus.
SANTOS, Afonso Carlos Marques dos. A invenção do Brasil: um problema nacional? In: A invenção do Brasil: ensaios de história e cultura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007, p. 59-69, p. 60.
Acerca das diferentes dimensões do processo de independência do Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
As festas cívicas organizadas na cidade do Rio de
Janeiro para a aclamação de Pedro como imperador
constitucional do Brasil, em 12 de outubro de 1822,
tiveram como objetivo afirmar o rompimento
definitivo com Portugal e a instauração de uma nova
soberania; ao mesmo tempo, visavam a fazer
reconhecer a representação popular como uma das
fontes do poder imperial.
A ruptura política com Portugal e a organização do Estado nacional implicariam a elaboração de um aparato ideológico que deveria dar legitimidade ao próprio processo de construção da Nação. Tratava-se agora de inventar o Brasil, não apenas no plano geopolítico, mas também no plano simbólico, forjando as bases de sua identidade. [...] À organização política do Estado nacional deveria corresponder uma produção simbólica que delineasse os contornos da Nação e a integrasse no mundo civilizado, segundo os parâmetros europeus.
SANTOS, Afonso Carlos Marques dos. A invenção do Brasil: um problema nacional? In: A invenção do Brasil: ensaios de história e cultura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007, p. 59-69, p. 60.
Acerca das diferentes dimensões do processo de independência do Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
Iniciativa que hoje seria considerada como de política
cultural, a criação, por decreto de novembro de 1820,
da Academia Imperial das Belas Artes – que somente
seria efetivada em 1826, com a inauguração de prédio
próprio – institucionalizou o ensino artístico no Brasil
e favoreceu o reconhecimento social do artista. A
atividade da Academia Imperial resultou, nas décadas
seguintes, na formação de artistas cuja produção, no
período do Segundo Reinado, contribuiu para a
legitimação simbólica do Estado Imperial e para
fortalecer o sentimento nacional entre os brasileiros.
A ruptura política com Portugal e a organização do Estado nacional implicariam a elaboração de um aparato ideológico que deveria dar legitimidade ao próprio processo de construção da Nação. Tratava-se agora de inventar o Brasil, não apenas no plano geopolítico, mas também no plano simbólico, forjando as bases de sua identidade. [...] À organização política do Estado nacional deveria corresponder uma produção simbólica que delineasse os contornos da Nação e a integrasse no mundo civilizado, segundo os parâmetros europeus.
SANTOS, Afonso Carlos Marques dos. A invenção do Brasil: um problema nacional? In: A invenção do Brasil: ensaios de história e cultura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007, p. 59-69, p. 60.
Acerca das diferentes dimensões do processo de independência do Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.
Pelo Tratado de Paz e Amizade celebrado no Rio de
Janeiro, em 29 de agosto de 1825, o rei de Portugal
reconhecia a independência política do Brasil e
transferia para seu filho Pedro, de sua livre vontade, a
soberania sobre o Império, reconhecendo-o como
imperador. Negociado pelo experiente diplomata
britânico Charles Stuart, enviado extraordinário e
ministro plenipotenciário do rei de Portugal, o Tratado
estabelecia que João VI de Portugal reservava para sua
pessoa o título de imperador do Brasil.
A respeito das dinâmicas das políticas institucionais do Primeiro Reinado, julgue (C ou E) o item a seguir.
Com a reabertura da Assembleia Geral em 1826, as
resistências provinciais foram aplainadas e os anos que
se seguiram até a abdicação, em 1831, foram marcados
pela continuidade política no governo e pela busca de
maiorias parlamentares, sedimentando a estabilização
do sistema político após as agitações desencadeadas
pela Revolução de Porto (1820) e pelo
constitucionalismo luso-brasileiro