Questões de Concurso Público SEDUC-GO 2022 para Professor de Artes - Música

Foram encontradas 16 questões

Q2403808 Educação Artística

Em música, o que é dinâmica?

Alternativas
Q2403810 Educação Artística

Ornamento, em música, são notas ou grupo de notas acrescentadas a uma melodia, com a finalidade de adornar/embelezar as notas reais da melodia. Um tipo de ornamento musical é a apojatura (apogiatura).

-

No que concerne à definição de apojatura, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403816 Educação Artística

Assinale a alternativa que apresenta o maior compositor alemão do período barroco.

Alternativas
Q2403822 Educação Artística

O maior representante do Classicismo foi o compositor

Alternativas
Q2403829 Educação Artística

Apareceu no final do século 19, por volta de 1880, e foi a mais importante manifestação artística até o início do século 20. Nas artes visuais (pintura), seu primordial representante foi Claude Monet e, na música, o compositor Claude Debussy. Tem como principal característica, no campo da música, a sua forma de compor que procura evocar, principalmente por meio da harmonia e do colorido sonoro, estados de espírito e impressões sensoriais. Baseia-se na alusão e na expressão moderada dos sentimentos, sendo a antítese das manifestações enérgicas do Romantismo.

-

Na música, as características apresentadas referem-se ao

Alternativas
Q2403831 Educação Artística

Com a expansão do ensino da música em muitas escolas do Brasil, inclusive no interior e nas universidades, promoveu-se uma considerável geração de músicos e compositores, destacando-se a composição da música contemporânea vanguardista, com experimentações de sons e “ruídos”. Com base nisso, assinale a alternativa que indica alguns dos principais representantes da música brasileira contemporânea de vanguarda, a partir da segunda metade do século 20.

Alternativas
Q2403832 Educação Artística

Famoso compositor brasileiro que, na primeira metade do século 20, por volta de 1930-1932, teve papel preponderante tanto na implantação do canto orfeônico no Brasil quanto no seu ensino. Também foi designado para organizar e dirigir a Superintendência de Educação Musical e Artística (Sema).

-

Essas informações remetem ao compositor

Alternativas
Q2403834 Educação Artística

Assinale a alternativa que apresenta o principal representante da música na Corte de D. João VI e D. Pedro I, sendo considerado o primeiro grande compositor brasileiro.

Alternativas
Q2403842 Educação Artística

Na área da educação musical escolar, a criatividade tem sido explorada pelos professores de música, principalmente em atividades de improvisação e de composição. Tafuri (2006) usa o termo criatividade para nomear o ato e o processo de fazer algo novo. Parte do entendimento de que toda atividade composicional é criativa, variando seu grau segundo os níveis de criatividade de cada ́ proposição. Para a autora, é imperativo que o professor tenha consciência acerca desse assunto, entendendo que, de acordo com a metodologia empregada, ele pode promover ou inibir o potencial criativo dos alunos.

-

TAFURI, Johannella. Process and teaching strategies in musical

improvisation with children. In: DELIÈGE, Irène & WIGGINS, Geraint

A. Musical Creativity: multidisciplinary research in theory abd practice.

New York, Psychology Press, 2006. p. 134-157, com adaptações.

-

Com base no texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403843 Educação Artística

Assinale a alternativa correspondente ao educador musical da segunda metade do século 20, que desenvolveu uma filosofia de educação baseada na observação do modo rápido e natural como as crianças pequenas aprendem a língua materna e transformou-a em um método para o ensino de violino, que, posteriormente, foi ampliado para a aprendizagem de diversos outros instrumentos musicais.

Alternativas
Q2403845 Educação Artística

O educador musical que criou a Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical e o modelo C(L)A(S)P, pautados nos princípios de composição, de apreciação e de performance musical, sendo auxiliado pela literatura e aquisição técnica (habilidade), foi

Alternativas
Q2403849 Educação Artística

A educação musical escolar não visa à formação do músico profissional. Objetiva, entre outras coisas, auxiliar crianças, adolescentes e jovens no processo de apropriação, transmissão e criação de práticas músico-culturais como parte da construção de sua cidadania. O objeto primeiro da educação musical é facilitar o acesso à multiplicidade de manifestações musicais da nossa cultura, bem como possibilitar a compreensão de manifestações musicais de culturas mais distantes”.

-

HENTSCHKE, Liane; DEL-BEN, Luciana. Aula de Música: do

planejamento e avaliação à prática educativa. In: HENTSCHKE, Liane;

DEL-BEN, Luciana (Org.). Ensino de música: propostas para agir e pensar.

Sao Paulo: Moderna, 2003. p. 176 -189.

-

Acerca do tema do texto, é correto afirmar que o professor de música, na educação escolar, deve

Alternativas
Q2403860 Educação Artística

Acerca da música e das tendências do ensino de música no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403862 Educação Artística

O Documento Curricular para Goiás – Ampliado entende música como uma forma de conhecimento. No que se refere ao conhecimento e aos saberes musicais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403863 Educação Artística

Em relação à música no Documento Curricular para Goiás – Ampliado e no Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403865 Educação Artística

Pontos importantes no Documento Curricular para Goiás – Ampliado e no Documento Curricular para Goiás – Etapa Ensino Médio são o conhecimento e a valorização do patrimônio e da memória cultural, material e imaterial de culturas diversas e o respeito por culturas diversas. No que tange a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: D
5: A
6: B
7: D
8: E
9: B
10: E
11: D
12: C
13: D
14: C
15: B
16: D