Questões de Concurso Público SEDUC-GO 2022 para Professor - História

Foram encontradas 13 questões

Q2403399 História e Geografia de Estados e Municípios

Prado Jr. (2011), ao analisar a formação do Brasil, diz que, neste País, os transportes exerceram considerável influência sobre a sua formação. Do período colonial até o início do século 19, as atividades econômicas do País, de acordo com Ribeiro (1956), eram atendidas pelo transporte marítimo de ligação com o exterior.

-

CASTILHO, Dênis. Modernização territorial e redes técnicas em Goiás.

Goiânia: UFG, 2014, com adaptações.

-

A rede ferroviária teve influência no estabelecimento de redes entre o estado de Goiás e outras regiões do País e com a economia global. No que se refere à infraestrutura ferroviária goiana, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403401 História e Geografia de Estados e Municípios

Imagem associada para resolução da questão

-

Disponível em: <https://cimehgo.meioambiente.go.gov.br/energia/index.html>.

Acesso em: 3 jul. 2022.

-

Tendo em vista que essa figura mostra as principais bacias hidrográficas do estado de Goiás, no que tange à configuração territorial e aos usos dessas bacias, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2403402 História e Geografia de Estados e Municípios

Imagem associada para resolução da questão

-

Disponível em: <https://www.uol.com.br/eleicoes/2012/album/2012/08/29/

veja-imagens-de-goiania-e-aparecida-de-goiania-em-goias.htm#fotoNav=3>. Acesso em: 3 jul. 2022.

-

A imagem apresenta um monumento da artista Neusa Moraes e é uma escultura, em bronze, de sete metros de altura, que pesa cerca de 300 quilos. Localiza-se na Praça Cívica, perto do Palácio das Esmeraldas (sede do governo do estado de Goiás), desde 1968. Esse monumento simboliza a formação socioespacial de Goiás.

-

Assinale a alternativa que indica a representatividade desse monumento.

Alternativas
Q2405181 História e Geografia de Estados e Municípios

Em Goiás, novos colonos e criadores de gado continuavam a desinfestar a província de seus índios não assimilados, escravizando tantos quantos podiam, isto é, mulheres e crianças, e destruindo as florestas que os abrigavam. Os índios ficavam sujeitos aos novos invasores, fugiam pelo Araguaia para refugiar-se a oeste do rio, ou então morriam nas violentas guerras do período. O fato de tantos terem sobrevivido aos longos anos de domínio lusobrasileiro em Goiás é prova da força das estruturas sociopolíticas indígenas, que permitiram a alguns resistir a guerras, à conquista e à escravização.


KARASCH, Mary. Catequese e cativeiro. Política indigenista em Goiás: 1780-1889. In: CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). História dos índios no Brasil. 2. ed., São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 397, com adaptações.


Com base na leitura desse texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2405182 História e Geografia de Estados e Municípios

Os bandeirantes foram os principais responsáveis pela expansão da ocupação dos territórios brasileiros, nos séculos 17 e 18. Eles foram os protagonistas da experiência de fronteira mais importante na história brasileira. No mesmo contexto dicotômico em que aparece o termo sertão, a literatura historiográfica apresenta os bandeirantes de formas antagônicas: ora como assassinos cruéis, instrumentos selvagens da classe dominante, ora como os verdadeiros construtores da nacionalidade pela bravura e pela integridade da sua conduta.


GIUSTINA, Carlos Christian Della. Degradação e conservação do cerrado: uma história ambiental do estado de Goiás. Tese de doutorado, UNB, 2013, p. 85, com adaptações.


A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2405185 História e Geografia de Estados e Municípios

Assim [ocorreu], no momento da independência, o acesso ao conhecimento e à compreensão do que ocorria nas outras províncias, no Rio de Janeiro e na Metrópole. Estava restrito a um pequeno número de grandes proprietários e ao estamento burocrático, concentrado na capital.


MOREYRA, Sérgio Paulo. O processo de Independência em Goiás. In: MOTA, Carlos Guilherme. 1822 – Dimensões. 2. ed., São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 258, com adaptações.


Em relação ao movimento da independência em Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2405186 História e Geografia de Estados e Municípios

[...] uma evolução poderosa dos “lanceiros”, a “dansa dos velhos”, o “villão”, em traje de corte, resuscitando o período áureo da nossa velha capitania, ou a iluminar os derradeiros esplendores da emancipação.


A INFORMAÇÃO GOYANA, 2001 (1917-1935). Edição fac-símile. Goiânia: Agepel, 2001 (fragmento).


As manifestações folclóricas mencionadas nesse excerto são as danças

Alternativas
Q2405187 História e Geografia de Estados e Municípios

Goiânia, aos 75 anos, é um pedaço de modernidade cravado no sertão de Goiás. Capim em meio ao concreto, crescendo desordenadamente por entre bairros e vilas, luz neon em contraste com o entardecer do interior de Goiás, essa capital planejada se mistura com a própria história dos anos 30 da história de Goiás.


CHAUL, Nasr Fayad. Goiânia: a capital do sertão. Revista UFG. Junho 2009. Ano XI, n. 6, p. 100, com adaptações.


No que tange à construção da nova capital do estado de Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2405188 História e Geografia de Estados e Municípios

Em 15 anos, abrem caminhos e estradas, vasculham rios e montanhas, desviam correntes, desmatam e limpam regiões inteiras, rechaçam os índios, e exploram, habitam e povoam uma área imensa — em grande parte hostil pela aridez e pela insalubridade — que se estende a mais da metade do atual estado de Goiás.


PALACIN, L. Goiás 1722-1822: estrutura e Conjuntura numa Capitania de Minas. Goiânia: Oriente, 1976, p. 39, com adaptações.


Considerando que o texto se refere à atividade mineradora em Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2405189 História e Geografia de Estados e Municípios

A construção da Estrada de Ferro Goiás, prolongamento da Estrada de Ferro Mogiana, foi iniciada em 1909 e seu funcionamento repercutiu na economia do estado, resultando na(o)

Alternativas
Q2405190 História e Geografia de Estados e Municípios

O coronelismo se expressa em um encadeamento rígido de tráfico de influências. Sua prática política está muito bem estruturada em um sistema eleitoral, em que é possível reconhecer todos os seus passos, localizando-os no tempo e no espaço. Forma-se uma pirâmide de compromissos recíprocos entre o eleitorado, o coronel, o poder municipal, o poder estadual e o poder federal.


JANOTTI, Maria de Lourdes Mônaco. O coronelismo: uma política de compromissos. São Paulo: Brasiliense, 1989, p. 11, com adaptações.


Quanto às características do coronelismo em Goiás, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2405191 História e Geografia de Estados e Municípios

Na primeira metade do século 20, a pecuária extensiva predominava em Goiás, demandando grandes áreas de pastagem para sustentar o aumento do rebanho. Houve, então, um crescimento horizontal de estabelecimentos com essa atividade econômica, processo que reforçou a concentração de terra, visto que contribuiu para a formação de médias e grandes propriedades, com fazendas de gado acima de 100 hectares.


AURÉLIO NETO, Onofre. A pecuária extensiva em Goiás: a técnica no espaço rural e o crescimento horizontal da bovinocultura entre 1920 e 1960. Boletim Goiano de Geografia. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, v. 34, n. 3, 2014.


Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2405192 História e Geografia de Estados e Municípios

Nas regiões norte e nordeste de Goiás, entre os séculos 18 e 19, foram formados quilombos, isto é, acampamentos habitados por escravos que fugiam do trabalho nas minas de ouro e em outras atividades nas quais eram empregados. Com eles, surgiram comunidades autossuficientes e isoladas, situadas em locais de difícil acesso para dificultar a localização deles.


Com relação à história dos quilombos, é correto afirmar que

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: A
5: C
6: B
7: E
8: B
9: A
10: C
11: D
12: E
13: C