Questões de Concurso Público GDF-SEEC 2023 para Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental - Medicina Veterinária

Foram encontradas 11 questões

Q2432152 Veterinária

O século 19 não conheceu normas que disciplinassem a realização de pesquisas com seres humanos. O padrão era utilizar os próprios pacientes como sujeitos das pesquisas, buscando um tratamento melhor para eles, ou recorrer à autoadministração do medicamento, no caso de o próprio médico ou dentista receber a droga em teste. Muito do que foi feito em termos de pesquisa naquela época teve como justificativa o “progresso da ciência”.


REGO, S. et al. Bioética: histórico e conceitos. In: Bioética para profissionais da saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. 2009, com adaptações.


Na atualidade, diversas mudanças ocorreram nas pesquisas científicas com humanos e com animais. Tem sido questionado não somente o sofrimento ao qual os animais são submetidos, mas também a impossibilidade de que eles se beneficiem dos procedimentos dos quais tomam parte. No Brasil, o primeiro instrumento legal a disciplinar o uso de pesquisas em animais foi a Lei Arouca (Lei n° 11.794/2018), que criou o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), e as comissões de ética no uso de animais (Ceua) em instituições que almejavam a pesquisa com animais. Acerca do uso de animais em pesquisa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2432161 Veterinária

A biossegurança é um conjunto de medidas que visam a prevenir, a minimizar ou a eliminar os riscos característicos da prática profissional, assegurando, assim, a preservação do meio ambiente e a saúde do homem e dos animais. Os médicos veterinários, como os outros profissionais da saúde, devem conhecer e aplicar essas medidas, a fim de se resguardarem dos riscos inerentes à sua profissão e, consequentemente, proteger a população.


Nesse sentido, as boas práticas laboratoriais devem ser aplicadas para minimizar possíveis acidentes e assegurar a melhoria da qualidade dos serviços no laboratório. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2432164 Veterinária

De acordo com o Tratado de Animais Selvagens: medicina veterinária, de Z. S. Cubas (2014), os centros de reabilitação de animais silvestres (CRAS) têm como finalidade receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, criar, recriar, reproduzir, manter e reabilitar espécimes da fauna silvestre nativa para fins de programas de reintrodução no ambiente natural.


A devolução dos animais à vida livre deve obedecer a aspectos técnicos, para não causar danos ao próprio animal ou às populações em vida livre. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica o (s) tipo (s) de soltura de animais selvagens mais comumente considerado(s) pelo CRAS.

Alternativas
Q2432172 Veterinária

A defesa sanitária animal visa à proteção de animais e de rebanhos contra a introdução de doenças; ao controle das doenças existentes e à sua erradicação. Ela é usualmente realizada por meio de parceria realizada entre os governos federal, estaduais e municipais. Dessa maneira, o estabelecimento de programas a serem desenvolvidos está relacionado ao grau de importância social e econômica das enfermidades, assim como às prováveis perdas físicas e às limitações comerciais relacionadas com a doença. O serviço veterinário deve estar preparado para definir o perfil sanitário das diferentes áreas que integram o programa e realizar o diagnóstico da situação, a fim de indicar as estratégias a serem adotadas, para lidar com as diversas doenças.


Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2432174 Veterinária

As zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. Os patógenos podem ser bacterianos, virais e parasitários, ou podem envolver agentes não convencionais e se espalhar para os humanos por meio do contato direto ou por alimentos, pela água ou pelo meio ambiente. A respeito das zoonoses, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2432180 Veterinária

Epidemiologia é uma forma de pensar, para manter os padrões de saúde e prevenir, controlar, erradicar os padrões da enfermidade nas populações.


SANTIAGO, Urcelay Vicente. Epidemiología en las ciencias veterinarias. Perspectivas. Monografias de Medicina Veterinária, 11 (1), 1989.


Na atualidade, dois conceitos de endemismo mais comumente aceitos provêm, respectivamente, da epidemiologia e da ecologia. Na epidemiologia, o endemismo é caracterizado como a frequência mais ou menos persistente e com pequenas variações da ocorrência de enfermidade. Já a ecologia inclui a participação de uma determinada espécie em um ecossistema definido, que quando as populações estão em equilíbrio relativo entre si (espécies, agente e hospedeiro) criam um ecossistema endêmico.


Com base nesse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2432183 Veterinária

A “doença da vaca louca”, ou encefalopatia espongiforme bovina (da sigla em inglês BSE), é uma doença priônica transmissível que causa a degeneração crônica do sistema nervoso central de bovinos. Não há relatos da ocorrência da BSE no Brasil, mas é importante o conhecimento dos médicos veterinários acerca desse assunto e a existência de um esquema eficaz de vigilância. Assinale a alternativa que apresenta uma das principais maneiras de transmissão da BSE e suas decorrências.

Alternativas
Q2432193 Veterinária

O antraz é uma doença quase sempre fatal nos animais, que é transmitida aos seres humanos pelo contato com animais infectados ou com seus subprodutos. O agente Bacillus anthracis é causador da doença também conhecida como carbúnculo hemático. Nos equinos, as manifestações clínicas são

Alternativas
Q2432199 Veterinária

O processo inflamatório agudo caracteriza-se pela curta duração e apresenta os sinais cardeais da inflamação, como dor, calor, rubor e tumor, além da perda da função. Já o processo inflamatório crônico, além da duração indeterminada, não apresenta um padrão e varia de acordo com os tipos de mediadores celulares e humorais envolvidos.


SPINOSA, H. S. et al. Farmacologia aplicada à medicina veterinária. 6. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.


A respeito dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2432203 Veterinária

Os medicamentos antifúngicos podem ser classificados como de uso tópico e (ou) sistêmico. Os principais agentes químicos usados como antifúngicos em medicina veterinária são os imidazóis (cetoconazol, miconazol, clortrimazol, econazol), os triazóis (itraconazol e fluconazol) e a flucitosina. Entre os antibióticos antifúngicos, destacam-se a anfotericina B, a nistatina e a griseofulvina. Existem ainda, diversos medicamentos que têm sido empregados no combate às micoses, mas com uso limitado em razão de sua baixa eficiência. Acerca dos antifúngicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2432208 Veterinária

A intoxicação aguda por plantas, embora de incidência universal, tem distribuição e intensidade que assumem aspectos nitidamente regionais, não ocupando posição de destaque nos atendimentos às intoxicações. Ainda assim, como grande parte das plantas tóxicas é de uso ornamental, comuns em jardins, quintais, parques, vasos e praças, torna-se necessária sua identificação para saber como agir em casos de acidente.


HERNANDEZ, E. M. M. et al. Manual de toxicologia clínica: orientações para assistência e vigilância das intoxicações agudas. São Paulo: Secretaria Municipal da Saúde, 2017, 465 p.


Com relação a essa temática, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D
5: E
6: A
7: B
8: D
9: C
10: E
11: C