Questões de Concurso Público SEDUC-RO 2016 para Professor Classe C - Libras
Foram encontradas 14 questões
Segundo Britto (1995) a Libras é dotada de uma gramática constituída a partir de elementos constitutivos das palavras ou itens lexicais e de um léxico (o conjunto das palavras da língua) que se estruturam a partir de mecanismos:
Skliar (1997) alerta para o fato de que a educação de surdos não abrange somente o domínio de duas línguas (a Libras e a Língua Portuguesa), mas também reflete a posição de discursos e de práticas, que entende o lugar da surdez como diferença, em contraposição à surdez como deficiência, legitimando, dessa forma, o reconhecimento:
Assinale a opção em que as mesmas configurações de mão, utilizadas para executar os sinais das letras “D”, “B” e “X” nessa ordem, fazem parte da execução dos sinais correspondentes às seguintes palavras, respectivamente:
Observe as gravuras a seguir e assinale a alternativa correta para os sinais representados, respectivamente:
O tradutor necessita ter competências diversas na sua formação para que haja uma atuação de sucesso, uma vez que faz parte de sua prática interpretar discursos de diferentes áreas do conhecimento. Essas competências são consideradas importantes no campo da tradução, visando entender como o surdo elabora a construção dos conceitos e ideias, a partir dos conceitos que o intérprete possui sobre o tema proposto na situação e da forma como repassa a mensagem. Assinale a alternativa que corresponde à competência linguística.
A língua de sinais preenche as mesmas funções que a linguagem falada, para os ouvintes e deve ser adquirida na interação com usuários dela fluentes, os quais, envolvendo as crianças surdas em práticas discursivas e interpretando os enunciados produzidos por elas, inserindo-as no funcionamento desta língua, o que reforça o reconhecimento de que a Língua de Sinais possibilita o desenvolvimento do surdo em todos os seus aspectos:
Existem palavras com significados diferentes que, quando traduzidas, têm a mesma configuração de mãos. A alternativa que corresponde à palavra que tem a mesma configuração de mãos do sinal utilizado para a palavra “manga” é:
Diferentemente das crianças ouvintes, grande parte das crianças surdas chega com pouco ou nenhum conhecimento da língua portuguesa, cabendo à escola a tarefa de ensiná-la. Na educação de surdos, a adoção da concepção de segunda língua como código somente escrito, realizado através do ensino de estruturas frasais da língua portuguesa, resultou em um ensino:
Segundo Bernardino (1999;2000), o espaço de sinalização, ou o espaço neutro nas línguas de sinais é utilizado para marcação e identificação dos referentes, sendo esses identificados em pontos específicos no espaço de referenciação. Além desse uso, o espaço neutro ou a localização física à frente do sinalizador é utilizado para a realização das construções gramaticais com verbos espaciais e de concordância, e também para a realização de construções usando:
Observe e assinale a alternativa correta para os sinais a seguir em suas devidas categorias:
A Libras tem sua estrutura gramatical organizada a partir de alguns parâmetros que a formam nos diferentes níveis linguísticos. O movimento é um dos parâmetros que consiste na deslocação da mão no espaço durante a execução do sinal apresentando alguns sinais que têm movimento e outros não. Os sinais que têm movimento são:
Assinale a palavra ou expressão da língua portuguesa correspondente ao sinal da língua brasileira de sinais cuja execução é descrita da seguinte forma: “mão direita em 'V', palma para a esquerda, à frente, dobrando o pulso, para cima, para baixo e para frente”.
Na construção da Libras, nos classificadores, mãos e corpo são usados como articuladores para indicar o nome do referente ou o agente da ação. Supalla (1986) afirma que os classificadores são utilizados em verbos de:
As unidades mínimas da Libras são descritas, por Felipe (2006), por cinco parâmetros que configuram um sinal: configuração de mãos (o formato feito pela mão), ponto de articulação, (localização em relação ao corpo do sinalizador/falante), movimento (feito pela mão), direcionalidade (ou orientação da palma da mão) e expressões não manuais (ou expressões faciais e corporais). Esses cinco parâmetros são colocados como os fonemas nas línguas de sinais, são as cinco partes menores, que, juntas, formam um(a):