Questões de Concurso Público Prefeitura de Ji-Paraná - RO 2018 para Professor Nível II - Libras

Foram encontradas 20 questões

Q1128090 Libras
As crianças surdas têm estágios de desenvolvimento semelhantes às crianças ouvintes. É necessário que o professor conheça profundamente Língua de Sinais para ensinar crianças surdas , sendo preferencialmente um professor surdo, pois Língua de Sinais é sua língua nativa. A maioria das crianças surdas vem de famílias ouvintes, que não dominam Língua de Sinais e, por isso, é muito importante essa educação escolar na primeira língua das crianças surdas. Essa aquisição da linguagem permite o desenvolvimento das funções:
Alternativas
Q1128091 Libras
A diferença entre a língua oral e a língua de sinais está na modalidade de articulação, sendo que na primeira a modalidade praticada é oral-auditiva, pronunciada oralmente e, na segunda, apresenta-se visual-espacial, representada por sinais. Nesse sentido, nas duas línguas encontram-se presentes itens lexicais e todo aparato linguístico necessário para a efetivação da comunicação entre seus usuários. A Libras, tanto quanto as outras línguas apresentam estrutura e regras gramaticais próprias. A sintaxe da Libras é composta pela seguinte ordem básica, respectivamente:
Alternativas
Q1128092 Libras
Strobel afirma que a cultura surda é composta de artefatos culturais próprios. Esses artefatos são bem distintos e talvez possam explicar, pelo menos em parte, o poder dessa cultura a qual constitui o sujeito surdo em seus discursos e práticas de resistência, pois tem sido sempre minoritária e sofrido toda sorte de influência da cultura hegemônica da audição. A autora apresenta oito artefatos culturais que podem caracterizar a cultura surda. Marque a alternativa que corresponde para o artefato - experiência visual:
Alternativas
Q1128093 Libras
A Educação Bilíngue parte do princípio que a Língua de Sinais deve ser ensinada como primeira língua para os surdos, pois é a sua língua natural, e as crianças surdas adquirem sua língua natural através de interações com a comunidade surda, assim como qualquer criança ouvinte adquire sua língua através de suas interações:
Alternativas
Q1128094 Libras
A problemática encontrada na educação de surdos brasileira são as diferentes ideologias escolares: escola especial, escola inclusiva e escola regular. A primeira adota o Português como língua principal, apesar da Língua de Sinais ser utilizada, a falta de conhecimento e limitação por parte do professor torna a escola fraca do ponto de vista Bilíngue. As escolas inclusivas em que o modelo do aluno surdo são professores e intérpretes sem qualificação profissional, fazem do processo educativo algo sem credibilidade. E por último, a escola regular que tem na Língua Portuguesa a única forma de:
Alternativas
Q1128095 Libras
Observe e marque a alternativa correta para os sinais representados, respectivamente:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1128096 Libras
É certo que a introdução da disciplina Língua de Sinais, nas escolas para surdos, é muito importante, pois a Língua de Sinais é uma marca de identidade dos surdos e um meio para desenvolver seu pensamento e seu conhecimento de mundo. Mas o problema é, como dizem Reichert et alii, a prática pedagógica da escola, especificamente no que tange à disciplina de Língua de Sinais para surdos, carece uma reflexão numa perspectiva:
Alternativas
Q1128097 Libras
Segundo Ferreira-Brito, a Libras têm sua estrutura gramatical organizada a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Marque a alternativa para os parâmetros principais ou maiores.
Alternativas
Q1128098 Libras
Na análise dos parâmetros primários que constituem os sinais, observa-se que a troca de pares mínimos contribui para a mudança de sinais e de significados. Para a autora Ferreira, é imprescindível que, na estrutura e formação dos sinais, seja considerado não apenas os parâmetros primários, mas também, todos os aspectos, secundários e não manuais, que contribuem para a composição dos sinais sob o aspecto da:
Alternativas
Q1128099 Libras
A aquisição de Português escrito por surdos vem expor uma situação que requer ações específicas e especializadas. Se por um lado, têm-se os fenômenos típicos da aquisição de segunda língua, o que desmistifica visões alarmistas, por outro lado, são inegáveis as especificidades da situação de aquisição da (modalidade escrita da) língua oral pelo surdo, o que torna imprescindível o oferecimento de condições adequadas ao seu desenvolvimento:
Alternativas
Q1128100 Libras
No que se refere ao trabalho do professor, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases para Educação Brasileira 9394/1996, em seu art. 59º transmite que a educação escolar deve ser oferecida na rede regular de ensino para as pessoas que necessitam de Educação Especial, e que os sistemas de ensino assegurarão metodologia adaptada, professores qualificados de forma que todos os alunos especiais integrem a sociedade como qualquer outro indivíduo. Tais determinações se aplicam aos educandos com necessidades especiais, bem como para aqueles que apresentam habilidades superior nas áreas:
Alternativas
Q1128101 Libras
Como o movimento surdo pauta-se em um viés linguístico, o Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa refere-se também a um documento anterior à Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência; a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, construída e publicada em Barcelona, no ano de 1996. A publicação da Declaração pode ser considerada uma possibilidade de abertura para a discussão sobre direitos linguísticos. Nas últimas duas décadas, com o crescimento dos movimentos sociais das comunidades linguísticas, as reivindicações vêm tornando mais claras as responsabilidades das políticas:
Alternativas
Q1128102 Libras
Ao entender o currículo como constituidor de identidades sociais e culturais, também entende-se que o currículo é um artefato; portanto, é representação, ou seja, é algo feito, elaborado, produzido por determinadas pessoas, circunstâncias, em tempo e lugar determinados, com objetivos específicos. Falar em currículo surdo na escola de surdo é falar em:
Alternativas
Q1128103 Libras
Na Libras, são encontradas aproximadamente 46 configurações de mão, que apresentam diferentes movimentos em diferentes pontos do espaço. Os gestos correspondem às palavras, havendo por vezes dois ou três gestos iguais para palavras diferentes, o que exige complementar a mensagem com o uso simultâneo das expressões não manuais (ENM), que, conforme Ferreira Brito e Langevin situam-se no(a):
Alternativas
Q1128104 Libras
Conforme Quadros, o bilinguismo para surdos atravessa a fronteira linguística e inclui também o desenvolvimento da pessoa surda dentro da escola e fora dela, em uma perspectiva:
Alternativas
Q1128105 Libras
Quanto às características de um professor Bilíngue, Davies apud Quadros, descreve três aspectos básicos, o primeiro, o professor deve enfatizar a importância de a criança surda dominar a língua de sinais e língua portuguesa em sua modalidade escrita, o segundo, o professor deve conhecer fluentemente as duas línguas e o terceiro, que o professor deve respeitar as duas línguas e considerar as diferenças de cada língua. Para que o trabalho bilíngue seja de qualidade é necessário preparação e, conforme Libanêo afirma: a formação do professor é um processo:
Alternativas
Q1128106 Libras
Os sinais da Libras são compostos pela configuração das mãos e por seu movimento no espaço, além de expressões faciais que podem acompanhar os sinais, que são realizados segundo parâmetros primários e secundários. A alternativa correta para a definição de Ponto de Articulação é o(a):
Alternativas
Q1128107 Libras
Observe e marque a alternativa correta para os sinais a seguir em suas devidas categorias:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1128108 Libras
A Lei nº 10.436, que entrou em vigor em 24 de abril de 2002, garante aos surdos o direito de exercer a Língua de Sinais como primeira língua, para que assim interajam socialmente e tenham direito de fato a:
Alternativas
Q1128109 Libras
Muitas famílias não aceitam ou desconhecem a importância da Libras na vida de seus filhos surdos. Tal situação acarreta uma comunicação rudimentar e um atraso considerável no desenvolvimento da língua desses surdos, porque muitos iniciam o contato com a Libras somente a partir da escolarização, com professores e instrutores surdos. Portanto, se as famílias recebessem orientações desde o nascimento a respeito da importância da Libras para seus filhos surdos, haveria uma maior aceitação e valorização dessa língua por parte das famílias ouvintes o que, consequentemente, favoreceria a criança, provocando um maior desenvolvimento:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: A
5: C
6: B
7: E
8: B
9: C
10: E
11: B
12: D
13: A
14: B
15: D
16: C
17: A
18: E
19: A
20: B