Questões de Concurso Público Prefeitura de Rio Branco - AC 2018 para Professor da Educação Especial Libras

Foram encontradas 15 questões

Q1331037 Libras
Sacks destaca que L'Épée foi, provavelmente, o primeiro ouvinte a aprender os sinais, sendo ele quem desenvolveu o método para ensinar os surdos a ler associando os sinais a:
Alternativas
Q1331038 Libras
A Língua Brasileira de Sinais é basicamente produzida com as mãos, assim como as demais línguas de sinais. Segundo Quadros e Karnopp, “as mãos, articuladores primários dessa língua, se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas locações nesse espaço”. O que é reconhecido por palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas, nas línguas espaço-visuais, denomina-se:
Alternativas
Q1331039 Libras
Por definição, segundo Quadros e Karnopp, “orientação da palma da mão é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal”. Ao realizar o sinal corretamente, a palma da mão fica para:
Alternativas
Q1331040 Libras
Segundo Perlin, as identidades surdas assumem formas multifacetadas em vista das fragmentações a que estão sujeitas. Os estereótipos, “rótulos”, interferem muitas vezes como um impedimento para a aceitação da identidade Surda. A identidade Surda se constrói dentro de uma cultura visual. Essa diferença precisa ser entendida não como uma construção isolada, mas como construção:
Alternativas
Q1331041 Libras
O Atendimento Educacional Especializado deve ser visto como uma construção e reconstrução de experiências e vivências conceituais, em que a organização do conteúdo curricular não deve estar pautada em uma visão linear, hierarquizada e fragmentada do conhecimento. O conhecimento precisa ser compreendido como uma teia de relações, na qual as informações se processam como instrumento de:
Alternativas
Q1331043 Libras
Diante do insucesso e da retrospectiva histórica, o Bilinguismo surge como a proposta de intervenção educacional que atende melhor às especificidades linguísticas dos alunos surdos, pois além de contemplar o trabalho com a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa traz em seu âmbito a preocupação com a construção da identidade e a questão:
Alternativas
Q1331044 Libras
No Brasil, observa-se a tentativa de contemplar a diversidade humana na Lei da Libras n° 10.436/2002 e Decreto 5626/2005, documentos oficiais que trazem pela primeira vez a nomenclatura surdo, em contraposição a deficiente auditivo, conforme os anseios da comunidade surda. De acordo com o artigo 22 parágrafo I e II do referido Decreto, a Libras deve ser ofertada para as crianças surdas da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental, inclusive em classes:
Alternativas
Q1331045 Libras
As línguas de sinais são consideradas naturais e, consequentemente, compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais sistemas de comunicação, por exemplo, produtividade ilimitada, no sentido de que permitem a produção de um número ilimitado de novas mensagens sobre um número ilimitado de novos temas; criatividade, no sentido de serem independentes de estímulo; multiplicidade de funções no sentido de expressarem o pensamento, função:
Alternativas
Q1331046 Libras
Segundo Ferreira-Brito, é um sinal que utiliza um conjunto específico de configurações de mãos para representar objetos incorporando ações. Marque a alternativa para essa denominação.
Alternativas
Q1331047 Libras
Durante a etapa de alfabetização de crianças surdas, há vários momentos em que se faz necessária a análise implícita e explícita das diferenças e semelhanças entre a língua de sinais brasileira e o português. Nesse sentido, há processos em que ocorre a tradução dos conhecimentos adquiridos na língua de sinais, dos conceitos, dos pensamentos e das ideias para o português. A criança surda, durante a alfabetização, pode ter acesso à representação gráfica da língua portuguesa, através do processo:
Alternativas
Q1331048 Libras

Observe e marque a alternativa correta para os sinais representados, respectivamente:

Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1331049 Libras
Lacerda aponta que a inclusão escolar é um processo dinâmico e gradual, que toma diversas formas a partir da necessidade dos alunos. Nesse sentido, o professor é responsável por incentivar e mediar a construção do conhecimento através da interação com o aluno surdo e seus colegas. para que o aluno surdo possa ter sucesso em sua vida escolar, faz-se necessário que o professor regente tenha conhecimento acerca das singularidades:
Alternativas
Q1331050 Libras
O processo de significação se dá da Língua de Sinais para a Língua Portuguesa escrita ao invés de ser da Língua Portuguesa oral para a Língua Portuguesa escrita. Certamente, nos dois casos são necessários ajustes às diferenças e às peculiaridades estruturais de cada uma dessas modalidades (oral x escrita e gestual x escrita). Entretanto, no caso dos surdos, essas diferenças se acentuam, pois não se restringem apenas à modalidade da língua e, sim, à própria língua. Conceituam e comunicam-se em uma língua, mas irão se alfabetizar em outra, diferentes uma da outra:
Alternativas
Q1331051 Libras
A Libras não pode ser estudada tendo como base a Língua Portuguesa, porque tem gram ática diferenciada, independente da língua oral. A ordem dos sinais na construção de um enunciado obedece regras próprias que refletem a forma de o surdo processar suas ideias, com base em sua percepção:
Alternativas
Q1334097 Libras
Uma das propriedades básicas de uma língua é a arbitrariedade existente entre significante e referente. Durante muito tempo afirmou-se que as línguas de sinais não eram línguas por serem icônicas, não representando, portanto, conceitos abstratos. Isto não é verdade, pois em língua de sinais tais conceitos também podem ser representados, em toda sua complexidade. Marque a alternativa correta para os sinais arbitrários.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: D
5: A
6: B
7: E
8: A
9: C
10: E
11: B
12: E
13: A
14: C
15: C