Questões de Concurso Público IF-RO 2019 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 50 questões

Q1116452 Português

"Viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar. A Lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua coma de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher.
Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida, soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar com os quadris, e em seguida sapateava , miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, tirilando."
O cortiço, Aluísio de Azevedo. 
Em "Viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar'', o verbo "ir" foi empregado no pretérito maisque-perfeito. O que sugere o uso desse tempo verbal?
Alternativas
Q1116453 Português

"Viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar. A Lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua coma de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher.
Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida, soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar com os quadris, e em seguida sapateava , miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, tirilando."
O cortiço, Aluísio de Azevedo. 
O trecho acima, retirado da obra O cortiço, progride por meio de diversos elementos constitutivos, entre eles os conectivos - que lhe dão coesão, introduzindo novas ideias - e as palavras anafóricas - que retomam termos anteriormente mencionados. Nesse sentido, explica-se adequadamente o emprego do vocábulo destacado quando se afirma que:
Alternativas
Q1116454 Português

"Viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar. A Lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua coma de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher.
Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida, soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar com os quadris, e em seguida sapateava , miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, tirilando."
O cortiço, Aluísio de Azevedo. 
Identifique a alternativa que contém um trecho ao qual se aplica uma figura de linguagem:
Alternativas
Q1116455 Português

"Viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar. A Lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua coma de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher.
Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida, soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar com os quadris, e em seguida sapateava , miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, tirilando."
O cortiço, Aluísio de Azevedo. 
Em "requebrado luxurioso", o termo "luxurioso" poderia ser substituído, sem mudança de sentido, por:
Alternativas
Q1116456 Português

"Viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar. A Lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua coma de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher.
Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida, soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar com os quadris, e em seguida sapateava , miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, tirilando."
O cortiço, Aluísio de Azevedo. 
Em "como se se fosse afundando, num prazer grosso que nem azeite", é correto afirmar que:
Alternativas
Q1116457 Português

"Viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar. A Lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua coma de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher.
Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida, soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar com os quadris, e em seguida sapateava , miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, tirilando."
O cortiço, Aluísio de Azevedo. 
Em "como se voltasse à vida", o uso do acento indicativo de crase está correto, do ponto de vista gramatical. Assinale a alternativa que também apresenta um emprego correto do acento grave:
Alternativas
Q1116458 Português

"Viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar. A Lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua coma de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher.
Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. Depois, como se voltasse à vida, soltava um gemido prolongado, estalando os dedos no ar e vergando as pernas, descendo, subindo, sem nunca parar com os quadris, e em seguida sapateava , miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca, enquanto a carne lhe fervia toda, fibra por fibra, tirilando."
O cortiço, Aluísio de Azevedo. 
Observe os trechos abaixo.
I. "Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita [ ... ]". II. "[ ... ] sapateava, miúdo e cerrado, freneticamente, erguendo e abaixando os braços, que dobrava, ora um, ora outro, sobre a nuca[ .. . ]". Em ambos os trechos, verifica-se o uso da locução conjuntiva "ora .. . , ora ... ". O efeito de sentido obtido a partir desse uso é de:
Alternativas
Q1116459 Português
Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra que explica o uso do acento agudo em "paraíso":
Alternativas
Q1116460 Português
Observe o trecho abaixo.
"Ela saltou em meio da roda , com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo."
Observa-se que esse primeiro período, pertencente ao segundo parágrafo do fragmento exposto, é bastante extenso. Qual é o efeito de sentido obtido pelo uso majoritário de vírgulas e pontos-e-vírgula?
Alternativas
Q1116461 Português
A respeito do trecho "[ ... ] num requebrado luxurioso que a punha ofegante( ... ]", é correto afirmar que:
Alternativas
Q1116462 Raciocínio Lógico
As informações abaixo referem-se aos pratos típicos que cinco amigas costumam comer em Porto Velho. Aline e Juliana não comem tacacá; Márcia e Fabiane não comem pato no tucupi nem bolo de macaxeira; Dandara não come filé de dourado nem caldeirada; Aline não come pato no tucupi; Dandara não come pato no tucupi nem bolo de macaxeira; Fabiane não come caldeirada. Nessas condições, considerando que cada uma delas come um único prato típico, aquele que come bolo de macaxeira é:
Alternativas
Q1116463 Raciocínio Lógico
Uma caixa contém canetas azuis, pretas e vermelhas. 30 delas são azuis. As canetas pretas correspondem a 40 % do total de canetas na caixa. As 12 canetas restantes são vermelhas. O total de canetas na caixa é:
Alternativas
Q1116464 Raciocínio Lógico
o número de anagramas da palavra TÉCNICOS que começam e terminam com vogais é:
Alternativas
Q1116465 Raciocínio Lógico
Um grupo tem três técnicos e cinco professores. O número de comissões com quatro pessoas, contendo no mínimo um técnico, será:
Alternativas
Q1116466 Raciocínio Lógico
Um candidato resolveu contar com a sorte, ele respondeu aleatoriamente as cinco questões de raciocínio lógico dessa prova, compostas de cinco opções com uma única opção correta cada. A probabilidade de acertar exatamente duas questões é:
Alternativas
Q1116467 Noções de Informática
Um usuário do sistema operacional MS Windows 7 em português deseja selecionar todos os itens da sua área de trabalho, utilizando teclas de atalho. As teclas de atalho para essa situação são CTRL +
Alternativas
Q1116468 Noções de Informática
Um técnico administrativo está utilizando o editor de textos MS Word 201 O e deseja abrir a guia "Substituir" na janela "Localizar e Substituir" com teclas atalho. As teclas de atalho para essa situação são:
Alternativas
Q1116469 Noções de Informática
Quando um utilizador do MS Excel 2010 quiser aplicar o formato de número Geral em uma célula, ele deve digitar as teclas de atalho CTRL +
Alternativas
Q1116470 Noções de Informática
Um equipamento típico para auxiliar o funcionamento de rede de computadores é o/a:
Alternativas
Q1116471 Noções de Informática
Um tipo de periférico computacional que serve para capturar e digitalizar documentos , ou seja , transformar um documento em papel numa imagem digital, é o:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: A
5: E
6: C
7: C
8: A
9: D
10: B
11: D
12: B
13: A
14: C
15: C
16: C
17: B
18: B
19: B
20: C