Questões de Concurso Público Prefeitura de Aracruz - ES 2019 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 25 questões

Q1128405 Medicina

Comparando o método clínico centrado na pessoa (MCCP), com o método clínico convencional (MCC), analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. O MCCP demanda um tempo de consulta excessivo, por vezes não compatível com a realidade da Atenção Primária.

II. No MCC, em cerca de 70% das vezes, o médico interrompe o paciente com elevada frequência.

III. Uma consulta utilizando o MCC é capaz de revelar menos de 10% dos diagnósticos de esferas psíquicas e sociais.


Das afirmativas acima:

Alternativas
Q1128406 Medicina
Você trabalha como médica reguladora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e recebe ligação de uma solicitante para orientação sobre o filho de cinco anos que está com lesões eritematosas e pruriginosas difusas no corpo. A solicitante pergunta se pode usar ivermectina para tratamento de escabiose. De acordo com o Código de Ética Médica, sua mensagem de resposta deverá ser:
Alternativas
Q1128407 Medicina
Um paciente apresenta-se para a consulta e é observada a presença de miose e de ptose palpebral no olho direito. As alterações apresentadas podem ser compatíveis com:
Alternativas
Q1128408 Medicina
Macicez no espaço de Traube indica provável:
Alternativas
Q1128409 Medicina
Na avaliação do doente com dor neuropática, os achados semiológicos relacionados à sensibilidade possuem uma nomenclatura particular. A dor evocada por estímulos térmicos ou mecânicos que normalmente não provocam dor e que se manifesta em afecções neuropáticas, e quando há sensibilização tecidual por traumatismo ou inflamação é denominada:
Alternativas
Q1128410 Medicina
Um médico atende, no ambulatório de um hospital público, uma mulher de 30 anos com faringite aguda. Ele receita antibiótico e sintomáticos e recomenda repouso enquanto tiver febre. Dois dias depois ela retornou queixando-se de que apresentou forte reação alérgica aos medicamentos. Muito alterada, ela discute rispidamente com o médico e recusa um novo atendimento. Após 5 dias ela volta e "exige" um atestado médico porque deixou de trabalhar 2 dias conforme a orientação médica. O médico deve, neste caso:
Alternativas
Q1128411 Medicina
A boa relação médico-paciente é fundamental para se comporem informações que permitam um bom raciocínio clínico e, dessa forma, obterem-se hipóteses que conduzam a diagnóstico correto e a adequada abordagem terapêutica. De acordo com a divisão de Loyd Smith Jr., as expectativas do paciente podem ser agrupadas em cinco itens fundamentais. Acerca desse assunto, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1128412 Medicina
Acerca da medicina baseada em evidências, a alternativa correta é:
Alternativas
Q1128413 Medicina
Mulher, 30 anos, procura emergência queixando-se de palpitação e cansaço há 24 horas. Informa que vem apresentando no último mês febre intermitente e que, durante os últimos 8 dias usou amoxicilina e prednisona 80 mg/dia para tratar odinofagia. Ao exame físico: afebril, FC: 126 bpm, PA: 120 x 70 mmHg, ritmo cardíaco irregular. Linfonodos cervicais e axilares palpáveis e de consistência endurecida, medindo em média 2 cm. Restante do exame físico sem alterações. Exames laboratoriais (sangue) mostraram: uréia: 90mg/dL, creatinina:1,9mg/dL; sódio: 136mEq/L; potássio: 7,5mEq/L; fósforo: 6,0mg/dL; magnésio: 2,8mg/dL; cálcio: 5,5 mg/dL; albumina 3,8g/dL; ácido úrico:12mg/dL, creatinofosfoquinase: 360 U/L. Eletrocardiograma evidenciou fibrilação atrial. Qual o provável diagnóstico?
Alternativas
Q1128414 Medicina
Homem de 67 anos, hipertenso, diabético e dislipidêmico é admitido na unidade de emergência em função de quadro neurológico de instalação abrupta, caracterizado pela presença de afasia, hemiparesia direita, hemianestesia direita e hemianopsia homônima direita. A evolução clínica do paciente e seus exames complementares subsequentes devem revelar que o seu quadro neurológico foi provocado por um acidente vascular encefálico isquêmico no território da artéria:
Alternativas
Q1128415 Medicina
Homem, 66 anos, metalúrgico, apresenta-se a uma UPA com diminuição do nível de consciência associado anáuseas, vômitos e prurido. Em tratamento conservador de doença renal crônica. Auscuta pulmonar: estertores discretos em bases pulmonares. Auscuta cardíaca: som compatível com atrito pericárdico, sem arritmias. Uréia 320 mg/dl, creatinina 12,0 mg/dl, potássio 7,0 mEq/l e bicarbonato 12,0 mmol/l. ECG sem alterações significativas. Indique a condição que tornou mandatória a instituição de hemodiálise no caso em questão.
Alternativas
Q1128416 Medicina
Em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica, a presença de enfisema panacinar, de predomínio em bases pulmonares, sugere a presença da seguinte etiopatogenia:
Alternativas
Q1128417 Medicina
Paciente de 56 anos é atendido com quadro de artrite aguda, extremamente dolorosa, na 1ª articulação metatarsofalangeana direita. Na investigação do quadro, foi realizada extensa anamnese, além de diversos exames laboratoriais. De todas as informações adicionais que foram obtidas na avaliação do caso, indique aquela que é tida como patognomônica para o diagnóstico de artrite gotosa aguda.
Alternativas
Q1128418 Medicina
Assinale a alternativa que representa complicação grave do infarto agudo do miocárdio.
Alternativas
Q1128419 Medicina
Indique qual achado, seja na anamnese, no exame clínico ou nos exames complementares realizados, que justificaria o início da terapia antirretroviral pelo maior risco imediato de desenvolvimento de infecções oportunistas em pacientes que estão em acompanhamento em ambulatório de pessoas vivendo com HIV/aids ( PVHA).
Alternativas
Q1128420 Medicina
Masculino, 40 anos, bombeiro hidráulico. Queixa-se de dor em queimação e sudorese excessiva nas regiões plantares. Entre os antecedentes destaca-se apenas a ingesta diária de bebida alcoólica “para relaxar no final do dia”, desde os 20 anos de idade. O exame neurológico mostra paresia para flexão plantar e dorsal dos pés, abolição de reflexos aquileus e hipoestesia com hiperpatia dos pés e tornozelos. O tratamento deste paciente envolve prioritariamente a administração de:
Alternativas
Q1128421 Medicina
Homem , 64 anos, diabético e hipertenso. Queixa-se de dor torácica há 06 meses de evolução. Obeso e dislipidemico. Seus sintomas manifestam-se aos médios esforços com dor em precórdio do tipo peso em padrão crescente-decrescente. Melhoram com o repouso e têm duração média de 2 a 5 minutos. A prescrição mais adequada para o tratamento ambulatorial da complicação apresentada por esta paciente é:
Alternativas
Q1128422 Medicina
Homem de 33 anos de idade foi admitida na unidade de emergência com quadro de insuficiência hepática fulminante. Laboratorialmente a paciente apresentava aminotransferases séricas superiores a 800 U/mL e na anamnese os familiares informaram que a paciente fazia uso abusivo de analgésicos comuns. Considerando esses dados, a principal hipótese diagnóstica foi de hepatite medicamentosa. O fármaco mais provavelmente responsável pela toxicidade hepática aguda da paciente é:
Alternativas
Q1128423 Medicina
Chegam dois pacientes a uma emergência: Homem, 32 anos, apresentando febre (40° C) há 48 horas, tosse com expectoração esverdeada e redução do apetite, gram do escarro evidenciando cocos gram positivos; Mulher, 62 anos, tabagista pesada, apresentando tosse com expectoração amarelada, febre baixa (38,2°C), gram do escarro não definido. Qual (quais) o(s) diagnóstico(s) mais provável (prováveis) e o(s) tratamento (s) mais apropriado (s) para ambos os casos?
Alternativas
Q1128424 Medicina
Gestante, 32 anos, há 5 dias com febre, cefaléia, dor retro orbitária, mialgias, artralgias, astenia, prostração e anorexia. Refere também dor epigástrica. TAx: 38º C, FC 68 bpm, PA: 110/70 mmHg (em pé e sentada), Peso: 60Kg, sem alterações ao exame físico. Prova do laço negativa. Qual é a conduta indicada?
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: C
5: D
6: C
7: A
8: B
9: B
10: A
11: E
12: B
13: D
14: D
15: E
16: A
17: A
18: X
19: D
20: C