Questões de Concurso Público Prefeitura de Aracruz - ES 2019 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 16 questões

Q1124680 Terapia Ocupacional
A limitação funcional está comumente associada à deficiência física e na ausência de adaptações ambientais apropriadas. Deste modo, além de intervenções com vistas a melhorar limitações e funcionalidade pela modificação de funções intrínsecas/estruturas corporais do indivíduo, a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF aborda a existência de outras estratégias de intervenções reabilitadoras, orientadas tanto para melhorar sua capacidade, quanto para modificar o ambiente por meio:
Alternativas
Q1124681 Terapia Ocupacional

Independente do diagnóstico, ao atuar na área cardiovascular, seja em contexto hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, o terapeuta ocupacional precisa considerar os parâmetros clínicos que interferem na morbidade e na mortalidade ao planejar sua intervenção, tais como:

I - As sequelas instaladas no sistema cardiovascular e seu impacto no funcionamento deste.

II - Os fatores de risco inerentes ao diagnóstico do paciente e quais fatores estão controlados ou não.

III - O prognóstico do paciente e que ações estão planejadas pelo médico a curto, médio e longo prazos.

IV - A frequência cardíaca máxima e pressão arterial mínima segura para o paciente durante o repouso e em atividade.

V - A presença de quadros de depressão e/ou ansiedade.

Dos itens acima:

Alternativas
Q1124682 Terapia Ocupacional

Num trabalho realizado em uma escola foram implantadas intervenções de terapêutica ocupacional em crianças e adolescentes com idade entre 8 a 13 anos de idade, de ambos os sexos. Durante as intervenções foram utilizadas técnicas de remediação, compensação e educação da família e do indivíduo. A técnica de remediação compreende a restauração ou o estabelecimento de habilidades de desempenho e não na modificação da atividade ou do ambiente. As técnicas de remediação indicadas para comprometimento visual são:

I - treinamento sensorial para estimular a sensibilidade tátil.

II - estabelecimento de rotinas.

III - desenvolvimento de auxílios de memória e de comportamento.

IV - treinamento do uso do resíduo visual com base nas funções visuais.

V - demonstrar estratégias de restauração ou adaptação.

Dos itens acima:

Alternativas
Q1124683 Terapia Ocupacional
Os procedimentos terapêuticos e as possíveis complicações presentes no tratamento do câncer de mama, sejam elas imediatas ou tardias, culminam em sérios desconfortos e comorbidades físicas, emocionais e sociais, perturbando e colocando em risco temporário ou permanente o desempenho ocupacional das mulheres durante as atividades de vida diária, produtivas e de lazer. Há uma medida canadense que é indicada no Brasil para descrever o desempenho ocupacional de mulheres submetidas à mastectomia. Trata-se:
Alternativas
Q1124684 Terapia Ocupacional

Essa classificação conhecida como escala de medida da capacidade funcional de Perfomance Status (PS) consiste em um método de avaliação clínica de pacientes oncológicos, reconhecido pela OMS, classificado segundo o Eastern Cooperative Oncology Group (ECOG). A referida classificação tem uma variação de escores de 0 a 4 na qual:

I. PS0 refere-se a atividade normal.

II. PS1, a paciente com sintomas da doença, mas que deambula e leva o seu dia normalmente.

III. PS2, a paciente fora do leito mais de 50% do tempo.

IV. PS3, a paciente acamada por mais de 50% do tempo, carente de cuidados mais intensivos.

V. PS4, a pacientes restritas ao leito.

Dos itens acima:

Alternativas
Q1124685 Terapia Ocupacional
Além dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar, há outros sistemas sensoriais. O sistema responsável pela sensação de movimento e posicionamento da cabeça é o:
Alternativas
Q1124686 Terapia Ocupacional
A lesão da medula espinhal é responsável por desencadear um grave quadro de doença crônica e deficiência física, implicando alterações neurológicas significativas, inclusive as que causam alterações sexuais, as quais exercem considerável impacto no quadro dessa incapacidade física. A reabilitação tem importância significativa no nível de satisfação que os pacientes têm em relação a sua sexualidade. Na avaliação para acompanhamento da reabilitação de pacientes nestas condições é importante analisar:
Alternativas
Q1124687 Terapia Ocupacional
Há um termo que é empregado para identificar toda a gama de recursos e serviços que colaboram para promover ou ampliar habilidades de pessoas com limitações funcionais, motoras, sensoriais ou mentais e, por conseguinte, promover a independência e a inclusão. Esse termo é:
Alternativas
Q1124688 Terapia Ocupacional
O indivíduo idoso vivencia transformações biológicas, físicas, psicológicas e sociais ocasionadas pelo processo gradual, irreversível, progressivo, inevitável e universal de envelhecimento. Somado a isto, o indivíduo com doença de Alzheimer, é acometido de degeneração do sistema nervoso central, resultando na perda progressiva das habilidades cognitivas. A doença de Alzheimer é um processo patológico categorizado como:
Alternativas
Q1124689 Terapia Ocupacional
Há teorias que embasam a compreensão do processo de envelhecimento cognitivo. Estre elas está a teoria que se baseia no fato de que perdas ocorrem desde o nascimento e que, no percurso da vida, inclusive na velhice, estabelece-se uma proporção entre perdas, ganhos e funções mantidas. Esta teoria é denominada por mecanismos de:
Alternativas
Q1124690 Terapia Ocupacional

A abordagem, em Terapia Ocupacional, para intervenção em pacientes com doença de Alzheimer baseia-se em ganhos para suprir as dificuldades que surgem gradativamente nos processos demenciais, focalizando ganhos específicos. Esses ganhos:

I - se referem a uma nova aquisição ou a uma diferente forma de desenvolver determinada tarefa.

II - podem ocorrer através de níveis orgânicos, com o acontecimento do fenômeno da plasticidade, no qual áreas cerebrais assumem funções de outras áreas lesadas ou ineficazes.

III – podem ocorrer em nível cognitivo, que envolve a utilização de estratégias de compensação, desenvolvimento da expertise e formação de ambientes colaborativos.

Alternativas
Q1124691 Terapia Ocupacional
As queimaduras constituem-se em um dos tipos de trauma mais graves e uma das principais causas de morte não intencionais em crianças. As sessões de balneoterapia são uma das formas mais antigas de tratamento de queimaduras, consistindo numa terapia por meio de banhos. Visando à redução do nível de angústia dos pequenos pacientes em relação à balneoterapia e, com o propósito de tornar esse momento menos agressivo, doloroso e incômodo, o terapeuta ocupacional utiliza como meio de intervenção:
Alternativas
Q1124692 Terapia Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional tem sido um dos profissionais com formação e conhecimento para empregar a tecnologia assistiva como recurso no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência. Os recursos de tecnologia assistiva devem ser acessíveis:
Alternativas
Q1124693 Terapia Ocupacional
O terapeuta ocupacional auxilia o paciente e a família a enfrentar e compreender o processo corporal e psíquico que a criança poderá passar a partir do momento que recebe o diagnóstico do câncer. Além de proporcionar a (re)descoberta de capacidades e habilidades, no dia a dia visa melhorar a qualidade de vida da criança por meio de:
Alternativas
Q1124694 Terapia Ocupacional
Uma atividade acontece no nível da efetividade. Ocorre em um tempo e lugar particulares por um propósito específico. A análise da atividade é um processo organizado e estruturado em que a informação é obtida por meio da observação e é posteriormente organizada em temas. Para Hagedorn é necessário distinguir os tipos de análise que são:
Alternativas
Q1124695 Terapia Ocupacional

Atualmente, um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil é a prevalência de doenças crônicas, que correspondem a um grande número de internações e estão entre as principais causas de amputações, perdas de mobilidade e disfunções neurológicas. Muitas pessoas com doenças crônicas têm a continuidade da vida ameaçada e sofrem de sintomas e desconfortos que afetam sua qualidade de vida. Tratamentos curativos não surtem efeitos em inúmeros casos, os quais requerem a atenção de uma equipe cuja prática esteja pautada nos cuidados paliativos. Com base na World Health Organization - WHO, os princípios que norteiam essa abordagem são ações para:

I - garantir o alívio da dor e de outros sintomas desconfortáveis e causadores de sofrimento.

II - oferecer suporte para ajudar as pessoas a viverem tão ativamente quanto possível até a morte.

III – encaminhar o paciente para participar de cultos religiosos.

IV - afirmar a vida e considerar a morte um processo normal – a sua intenção não é, nem apressar, nem adiar a morte.

V - utilizar uma abordagem em equipe multiprofissional para responder às necessidades dos pacientes e de seus familiares, inclusive acompanhando-os durante o período do luto, quando necessário.

Dos itens acima:

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: D
5: E
6: A
7: D
8: C
9: A
10: D
11: E
12: B
13: D
14: C
15: A
16: D