Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaru - RO 2019 para Enfermeiro Obstetra

Foram encontradas 31 questões

Q1613408 Enfermagem
De acordo com a Norma Operacional de Assistência a Saúde / NOAS-SUS 01/2001, no que diz respeito à assistência, o Plano Diretor de Regionalização deverá ser elaborado na perspectiva de garantir por exemplo a definição dos seguintes conceitos-chaves para a organização da assistência no âmbito estadual, que deverão ser observados no Plano Diretor de Regionalização. Um desses conceitos é o de Município polo, considerado:
Alternativas
Q1613412 Enfermagem
De acordo com as definições contidas na Portaria MS nº 1.010/2012, a Central de Regulação das Urgências é considerada o(a):
Alternativas
Q1613431 Enfermagem
A Atenção Básica (AB) possui um sistema de financiamento que deve ser tripartite e com detalhamento apresentado pelo Plano Municipal de Saúde garantido nos instrumentos especificados nos Planos Nacional, Estadual e Municipal de gestão do SUS. Os repasses dos recursos da AB aos municípios são efetuados em conta aberta especificamente para este fim, de acordo com a normatização geral de transferências de recursos fundo a fundo do Ministério da Saúde, cujo objetivo é facilitar o acompanhamento pelos Conselhos de Saúde no âmbito dos municípios, dos estados e do Distrito Federal. Uma das composições para o financiamento federal das ações de Atenção Básica é o recurso per capita que será transferido mensalmente, de forma regular e automática, do Fundo Nacional de Saúde aos:
Alternativas
Q1613436 Enfermagem
De acordo com a Resolução COFEN 564/2017, recorrer ao Conselho Regional de Enfermagem, de forma fundamentada, quando impedido de cumprir o presente Código, a Legislação do Exercício Profissional e as Resoluções, Decisões e Pareceres Normativos emanados pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, é um (a):
Alternativas
Q1620459 Enfermagem
Conforme a Lei nº 8142/1990, julgue as afirmações a seguir:

I. Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.

II. O Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, com as instâncias colegiadas Conselho de Saúde e Conferência de Saúde.

III. O Conselho de Saúde, em caráter provisório e deliberativo, é órgão colegiado composto por representantes do governo e prestadores de serviço em empresas e hospitais privados.

IV. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

Das afirmações acima, estão corretas, apenas:
Alternativas
Q1620464 Enfermagem
A respeito da Portaria MS nº 1.010/2012, que redefine as diretrizes para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e sua Central de Regulação das Urgências, componente da Rede de Atenção às Urgências, julgue as afirmações a seguir:

I. Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 3 (três) profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência e um técnico ou auxiliar de enfermagem e um enfermeiro.

II. A motolância é conduzida por um profissional de nível técnico ou superior em enfermagem com treinamento para condução de motolância.

III. A regionalização é pré-requisito para análise do componente SAMU 192 do Plano de Ação Regional.

IV. O número geral de ocorrências atendidas no período é um dos indicadores do SAMU 192.

Das afirmações acima mencionadas, estão corretas:
Alternativas
Q1620465 Enfermagem
Compete especificamente à Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf- AB), segundo a Portaria MS nº 2.436/2017:
Alternativas
Q1620471 Enfermagem
O Decreto nº 1.651/1995 regulamenta o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A respeito do SNA, pode-se dizer que este sistema:
Alternativas
Q1620472 Enfermagem
Dentro do rol das Políticas Públicas de Saúde para as gestantes temos o Programa Nacional de Imunização que tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Tal como ocorre nos países desenvolvidos, o Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla todos os indivíduos desde as crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. De acordo com o calendário nacional de vacinação, uma das vacinas que deverá ser tomada pela gestante é a dTpa, e essa deve ser administrada sempre no esquema de:
Alternativas
Q1620473 Enfermagem
O câncer de mama, assim como outras neoplasias malignas, resulta de uma proliferação incontrolável de células anormais, que surgem em função de alterações genéticas, sejam elas hereditárias ou adquiridas por exposição a fatores ambientais ou fisiológicos. De acordo com o Caderno de Atenção Básica, Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama segunda edição, são considerados fatores de risco para o câncer de mama:

I. Idade.
II. Menarca precoce.
III. Menopausa tardia.
IV. Primeira gravidez após os 20 anos.

Estão corretas:
Alternativas
Q1620474 Enfermagem
Durante a atenção pré-natal, um método muito utilizado e realizado pelo enfermeiro durante a consulta de enfermagem, para identificar a posição fetal, é a Manobra de Leopold, realizada através da palpação abdominal. A manobra que serve para determinar a atitude fetal ou a proeminência máxima da cabeça fetal sobre a borda pélvica da gestante é a:
Alternativas
Q1620475 Enfermagem
Várias são as complicações que podem acometer a mulher no pós-parto, tais como as infecções do trato genital e do endométrio que pode permanecer localizada ou estenderse para várias regiões do corpo, como o tecido conjuntivo, por meio da disseminação linfática tendo como principal via para a disseminação da infecção, o ligamento uterino. É importante que o profissional enfermeiro conheça as caraterísticas das patologias que podem acometer a gestante no pós-parto e assim prestar a assistência mais bem direcionada. Uma dessas infecções que podem acometer a gestante no pós-parto é a chamada parametrite que consiste na infecção:
Alternativas
Q1620476 Enfermagem
A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco reconhecidos e o seu rastreamento com o exame de mamografia. Esse rastreamento é uma estratégia de saúde pública que tem sido adotada em contextos onde a incidência e a mortalidade por câncer de mama são elevadas. De acordo com o manual do Ministério da Saúde (MS) de 2013, os métodos preconizados para o rastreamento de câncer de mama na rotina de atenção integral à saúde da mulher na população-alvo de 40 a 49 anos deve ser através do exame clínico da mama (ECM) com periodicidade:
Alternativas
Q1620477 Enfermagem
O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente (estroma) e podendo invadir estruturas e órgãos contíguos ou à distância. A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio do HPV. O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico, que pode ser realizado pelo profissional enfermeiro e que, de acordo com o manual do MS de 2013, em mulheres que já iniciaram a atividade sexual, é recomendado iniciar a coleta aos:
Alternativas
Q1620478 Enfermagem
A cesariana é uma via de nascimento de bebês indicada quando há algum risco ou problema com a realização de um parto normal. Uma boa avaliação de enfermagem, antes da cesariana, diminui os riscos de complicações, e essa pode ser realizada com alguns passos, tais como:

I. monitorar sinais vitais maternos e fetais.
II. determinar tipo sanguíneo e o Rh maternos.
III. identificar as alergias apenas a medicamentos.
IV. determinar o último horário em que a paciente se alimentou ou ingeriu líquido.

Estão corretas:
Alternativas
Q1620479 Enfermagem
A síndrome anafilática na gestação, anteriormente conhecida como embolia por líquido amniótico (ELA), consiste na saída do líquido amniótico que contém resíduos para dentro da circulação materna, resultando, em geral, na deposição de líquidos ou resíduos nas arteríolas pulmonares e levando, com rapidez, à angustia respiratória, choque, podendo muitas vezes ser fatal, apesar de ser rara. Alguns cuidados iniciais devem ser realizados o mais rápido possível pela equipe de enfermagem, quando a paciente apresentar esse tipo de quadro clínico, tais como:
Alternativas
Q1620480 Enfermagem
A gestação múltipla ou gestação multifetal resulta quando dois ou mais fetos estão presentes no útero ao mesmo tempo. Comumente acontecem as fecundações de gemelares e esta pode ser, por exemplo, do tipo dizigótico, que ocorre quando:
Alternativas
Q1620481 Enfermagem
A Rede Cegonha é uma estratégia lançada em 2011 pelo governo federal para proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem-estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. De acordo com o MS a Rede Cegonha é estruturada a partir de quatro componentes:
Alternativas
Q1620482 Enfermagem
De acordo com a legislação sobre atenção obstétrica e prénatal, toda mulher tem direito ao atendimento na gravidez, no parto e após o parto e pode contar com a Rede Cegonha, uma ação de saúde do SUS que fortalece esses direitos. Para melhor conhecimento dessas usuárias, o MS possui a Caderneta da Gestante contendo todos os direitos que são pertinentes e devem ser garantidos. Em relação aos direitos trabalhistas da gestante, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1620483 Enfermagem
A escala de APGAR, também conhecida como índice de APGAR, é um teste feito no recém-nascido logo após o nascimento que avalia o seu estado geral e vitalidade, ajudando a identificar se é necessário, qualquer tipo de tratamento ou cuidado médico extra depois do nascimento. A avaliação pode ser feita pelo enfermeiro e deverá ser iniciada 1 (um) minuto após o nascimento e repetida em 5 (cinco) minutos após o nascimento cada vez, classificando seus indicadores vitais numa escala de 0 a 2. Os indicadores utilizados na escala de APGARr são:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: C
6: C
7: D
8: A
9: A
10: B
11: D
12: C
13: E
14: A
15: B
16: C
17: D
18: E
19: A
20: C