Questões de Concurso Público Prefeitura de Jaru - RO 2019 para Técnico em Laboratório

Foram encontradas 16 questões

Q1653919 Técnicas em Laboratório
Os mecanismos de morte dos microrganismos, diferem de acordo com o método de esterilização. A respeito do tema julgue os itens a seguir:
I. A esterilização pelo calor úmido envolve a desnaturação proteica, a coagulação de proteínas e de enzimas, bem como a fusão de lipídeos da membrana celular. II. As radiações esterilizantes promovem uma dupla quebra nas fitas do DNA dos microrganismos, impedindo sua regeneração e bloqueando sua replicação. III. Os esterilizantes químicos e gases, são compostos altamente reativos que quando empregados em concentração e quantidade adequadas, agem dissolvendo lipídeos da membrana celular (detergentes, solventes de lipídeos) ou por desnaturação de proteínas (certos agentes oxidantes e alquilantes). IV. A metoclopramidação consiste na dupla quebra nas fitas de DNA e dissolução dos lipídeos através do contato com a metoclopramida.
Estão corretas apenas:
Alternativas
Q1653920 Técnicas em Laboratório
Quando livres na circulação, os lipídios são fornecedores de energia (segunda maior fonte, sendo os carboidratos a principal). Podem se acumular nos tecidos adiposos, na forma de reserva energética, além de funcionar como isolantes térmicos em alguns animais. As dosagens que compreendem o perfil lipídico são:
Alternativas
Q1653921 Técnicas em Laboratório
O exame de urina é um precioso meio de avaliação da função renal do organismo humano, sendo, portanto, um forte elemento diagnóstico no estudo das patologias em geral. A respeito do exame de urina, é possível afirmar que:
Alternativas
Q1653922 Técnicas em Laboratório
A coprologia define-se como o estudo das fezes com objetivo diagnóstico para tratamento de doenças parasitárias, sendo o homem como hospedeiro. A respeito da coprologia julgue os itens a seguir:
I. Nematódeos são os helmintos mais comumente encontrados em todo o mundo. Suas infecções são diagnosticadas em laboratório clínico pelo encontro de ovos ou de larvas. II. O Trichuris trichiura na forma de verme adulto, infecta o cólon mantendo sua porção anterior fixa dentro da mucosa intestinal, onde permanece por toda sua existência. III. O Ascaris lumbricoides é o menor nematódeo que parasita o intestino do homem. Causa ascaridíase e é de distribuição universal. IV. A fêmea de Ascaris lumbricoides chega a medir 35 cm de comprimento e 6mm de diâmetro.
Estão corretas:
Alternativas
Q1653923 Técnicas em Laboratório
A coloração é um dos métodos mais importante na identificação de bactérias, sua finalidade é facilitar a observação microscópica e diferenciá-las de acordo com suas características tintoriais. São métodos de coloração:
Alternativas
Q1653924 Técnicas em Laboratório
Para coleta de sangue, deve-se sempre levar em consideração as seguintes normas:
I. O garroteamento para coleta de sangue não deve ultrapassar de um minuto, evitando-se congestão local e hemoconcentração. II. O paciente deve ser acomodado preferencialmente em posição de trendelemburg e estar psicologicamente preparado. III. O local a ser puncionado deve ser limpo com solução antisséptica (álcool 70%). IV. A veia cubital é preferível nos exames rotineiros, pois apresentam frequentemente bom calibre e sua punção é pouco dolorosa.
Estão corretas:
Alternativas
Q1653925 Técnicas em Laboratório
As vidrarias de laboratório são itens indispensáveis, pois são utilizadas em diversos tipos de procedimentos, sendo fabricados em material resistente para suportarem elevadas temperaturas. Podemos ter:
I. erlenmeyer. II. proveta. III. vidro relógio. IV. béquer.
( ) Esse instrumento tem fundo chato e lados inclinados, que gradualmente se aproximam no diâmetro, de modo que a abertura no topo é semelhante ao de uma garrafa. É muito usado em filtrações e titulações. ( ) É muito usado nas transferências de líquidos, isso se deve ao fato desse equipamento possuir um bico apropriado para essa função e bocas largas, o que favorece também fazer misturas de substâncias. ( ) São graduados em várias escalas diferentes e são encontradas de vários tamanhos no mercado. Por ser de forma cilíndrica, possui um estabilizador em sua base. ( ) Auxilia na pesagem de pequenas quantidades de sólidos.
A ordem correta para definição de cada tipo de vidro, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1653926 Técnicas em Laboratório
Os eritrócitos são discos bicôncavos, não apresentam núcleo em seu interior e possuem a cor avermelhada devido a presença de hemoglobina que é a molécula responsável por transportar o oxigênio presente no interior deles. Em média há cerca de 5 milhões de eritrócitos em um milímetro cúbico de sangue de um adulto. Sobre as características dos eritrócitos é correto afirmar que o(s):
Alternativas
Q1653927 Técnicas em Laboratório
O coagulograma é amplamente utilizado pelos clínicos para a análise diagnóstica, terapêutica, prognóstica de várias doenças e também para avaliar o risco cirúrgico. O conjunto de testes que fazem parte do coagulograma são:
Alternativas
Q1653928 Técnicas em Laboratório
A capacidade de defesa dos seres vivos frente aos diversos agentes patogênicos é denominada de imunidade. A avaliação imunológica ou o imunodiagnóstico tem como objetivo:
I. confirmar impressão clínica para determinadas doenças. II. interpretar resultados de cada reação laboratorial. III. realizar técnicas específicas e sensíveis. IV. isolar os indivíduos com maior sensibilidade a antibióticos de 1ª classe.
Estão corretas apenas:
Alternativas
Q1653929 Técnicas em Laboratório
Paciente C.P.C chega ao laboratório com uma solicitação médica para realizar os exames de hemograma completo, creatinina, tgo, tgp, perfil lipídico e ttpa. De acordo com os exames apresentados, os tubos utilizados para coleta são:
Alternativas
Q1653930 Técnicas em Laboratório
Algumas complicações são comuns nos pacientes decorrentes de uma flebotomia mal executada tais como, usar agulhas com o calibre muito fino ou muito grosso, aspirar o sangue violentamente após atingir a veia e manter o braço garroteado por um período maior que o recomendado. Tudo isso contribui significantemente para que aconteçam esses eventos indesejáveis. As más execuções técnicas acima citadas praticadas por técnicos em laboratório podem causar complicações como:
Alternativas
Q1653931 Técnicas em Laboratório
Existem várias técnicas de esterilização que podem ser obtidas por processos físicos ou químicos, pois garantem a destruição total de todas as formas de vida microbiana. Os artigos utilizados em procedimentos de alto risco, que penetram tecidos ou órgãos, que requerem esterilização para uso, são conhecidos como artigos:
Alternativas
Q1653932 Técnicas em Laboratório
A hemoglobina é encontrada dentro das hemácias, e tem a capacidade de se ligar a molécula de O2 e ao CO2, proporcionando o transporte destes para dentro e fora do nosso organismo, juntamente com outros fatores existentes no organismo humano. O cálculo para obtenção da CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média) é:
Alternativas
Q1653933 Técnicas em Laboratório
As doenças causadas por bactérias, também conhecidas como doenças bacterianas ou bacterioses, apresentam os mais variados sintomas e formas de transmissão. São doenças bacterianas:
Alternativas
Q1653936 Técnicas em Laboratório
A respeito da conservação do sangue é importante que o técnico de laboratório tenha o conhecimento das alterações que ocorrem após a coleta e sua relação com os diferentes tipos de anticoagulantes. Para evitar esses tipos de alterações e consequentemente falsos resultados nos exames é recomendado que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: D
5: E
6: E
7: E
8: C
9: B
10: B
11: D
12: C
13: A
14: A
15: C
16: A