Questões de Concurso Público Prefeitura de Vilhena - RO 2019 para Técnico de Laboratório - Análises Clínicas

Foram encontradas 15 questões

Q1219373 Técnicas em Laboratório
A urina, de um paciente aleatório, com cor e aspecto normal, pode apresentar, após análise, um pequeno número de hemácias. Isso é uma ocorrência comum. Entretanto, esse número pode se elevar quando há inflamações ou lesões, respectivamente, de:
Alternativas
Q1219374 Técnicas em Laboratório
Para realizar o procedimento pelo qual se transferem inóculos bacterianos de um meio de cultura ou material a ser analisado (secreções, alimentos) para um outro meio de cultura, são utilizadas as técnicas de semeadura. Essas técnicas garantem que apenas o microorganismo desejado seja semeado. Para realizar esse procedimento são utilizadas algumas técnicas assépticas, adotadas visando a não contaminação de materiais, meios e culturas. A técnica asséptica em tubos de ensaio pela qual é possível semear com agulha bacteriológica, no centro do Agar, e, dependendo da finalidade, o inóculo deve penetrar até 2/3 do tubo ou até o fundo deste, é identificada como qual técnica?
Alternativas
Q1219375 Técnicas em Laboratório
O nutriente, Ágar, muito utilizado como meio de cultura, é um meio relativamente simples, de fácil preparação e barato, muito usado nos procedimentos do laboratório de Microbiologia. Esse meio de cultura, devido a sua aplicação, pode ser classificado como:
Alternativas
Q1219376 Técnicas em Laboratório
Na realização de análises hematológicas, as amostras devem ser de sangue completo e devem ser tratadas com anticoagulante, sendo em seguida armazenadas por um período máximo de 6 horas à temperatura ambiente ou 24 horas na geladeira (4°C). Estas amostras nunca devem ser congeladas e o volume ideal de sangue deve ser o que é indicado no frasco de coleta. Dentre os coagulantes utilizados, é o mais recomendado para análises hematológicas, pois preserva a integridade celular. Atua como quelante do cálcio, impedindo a coagulação. O nome desse coagulante é:
Alternativas
Q1219377 Técnicas em Laboratório
A quantificação da absorção de luz pela matéria é a forma mais usual de determinar a concentração de compostos presentes em uma solução. Dentro da área de bioquímica clínica, diversos métodos envolvem a determinação de compostos corados (cromóforos) obtidos pela reação entre o composto a ser analisado e o reagente (reagente cromogênico), produzindo um produto colorido. A técnica instrumental que se baseia nesse princípio é:
Alternativas
Q1219378 Técnicas em Laboratório
O método de coloração, empiricamente desenvolvido por um bacteriologista dinamarquês, que permite a distinção entre diferentes bactérias que podem mostrar uma morfologia similar, porém com propriedades tintoriais diferentes, é:
Alternativas
Q1219379 Técnicas em Laboratório
O potássio é um dos eletrólitos do corpo que carregam uma carga elétrica quando dissolvidos em líquidos corporais como sangue. O nosso corpo precisa de potássio para as células nervosas e musculares funcionarem, entretanto, o seu excesso também pode interferir na função. Uma amostra de sangue deve apresentar valores de 3,7 a 4,3. Em uma avaliação estatística para um controle interno, foram levantados os dados de dosagem de potássio:
Imagem associada para resolução da questão

Com base nos valores descritos na tabela, a média e o desvio padrão são, respectivamente:
Alternativas
Q1219380 Técnicas em Laboratório
Anticorpos são formas secretadas dos receptores de antígenos das células B. As moléculas são reconhecidas pela resposta imune, enquanto os epítopos são sítios nos antígenos aos quais os receptores das células B ou anticorpos se ligam. Sendo assim é correto afirmar que trata-se de uma associação:
Alternativas
Q1219381 Técnicas em Laboratório
O conjunto de avaliações das células do sangue recebe a denominação de hemograma, que pode ser realizado utilizando equipamentos não automatizados, erroneamente denominados “metodologia manual” ou equipamentos automatizados. Praticamente todos os laboratórios de análises clínica utilizam a técnica automatizada. Em relação à técnica manual ou não automatizada são utilizados três equipamentos. Sendo microscópio, centrífuga (ou microcentrífuga) e espectrofotômetro (ou fotocolorímetro). Através do microscópio, durante análise manual, é correto afirmar pelas opções descritas abaixo, quais as contagens de componentes que podem ser realizadas?
Alternativas
Q1219382 Técnicas em Laboratório
A distensão sanguínea ou ainda extensão sanguínea, conhecida popularmente como esfregaço de sangue, é um teste muito utilizado em hematologia, que tem por finalidade a contagem e a identificação de anormalidades nas células do sangue. O teste é muito simples: consiste na extensão de uma fina camada de sangue sobre uma lâmina de microscopia que, após corada, é analisada em microscópio. Após esse procedimento com uma determinada amostra de sangue, uma lâmina é disposta em um microscópio e é realizada a observação da cauda da lâmina. Em relação a essa observação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1219383 Técnicas em Laboratório
O álcool 70, ou álcool etílico hidratado 70º INPM, é um desinfetante de média ou baixa eficiência que contém álcool etílico e água (deionizada), ou seja, é uma solução aquosa de etanol. O álcool 70 não desidrata a parede celular dos micro-organismos, podendo penetrar no seu interior, onde irá desnaturar proteínas, fato que não ocorre quando se utiliza álcool hidratado com concentração acima ou abaixo desse valor. Assim, para se preparar uma solução de álcool 70 são necessários:
Alternativas
Q1219384 Técnicas em Laboratório
A curva glicêmica, ou teste oral de tolerância à glicose, é a representação gráfica da forma como o açúcar se apresenta no sangue após a ingestão de um alimento determinado, e demonstra a velocidade com que o carboidrato é consumido, sendo seus valores expressos pelo índice de glicose no sangue. A curva glicêmica é dita baixa se o açúcar (carboidrato) chega lentamente ao sangue e é consumido também lentamente. Do contrário se diz que há uma curva glicêmica alta. Um paciente apresentou a seguinte curva glicêmica, demonstrada no gráfico a seguir: Imagem associada para resolução da questão


É correto afirmar que a curva está correlacionada com o perfil de um paciente que apresenta:
Alternativas
Q1219385 Técnicas em Laboratório
Uma técnica utilizada para medir as concentrações plasmáticas de Ig A, Ig M e Ig G e outras proteínas plasmáticas de uma amostra baseada na diminuição da intensidade pela difração da luz é denominada:
Alternativas
Q1219386 Técnicas em Laboratório
Ter o controle do colesterol é uma medida de prevenção para diminuir o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O colesterol total deve ser sempre abaixo de 190 mg/dL, uma vez que, apresentar o colesterol total alto nem sempre significa que a pessoa está doente, pois isso pode ocorrer por um aumento colesterol bom (HDL), o que também faz subir os valores do colesterol total. Assim, deve-se sempre levar em consideração os valores do colesterol HDL (bom), do colesterol LDL (ruim) e o dos triglicerídios para uma avaliação mais correta. O paciente que apresenta valor 185mg/dL corresponde a que valor convertido abaixo?
Alternativas
Q1219387 Técnicas em Laboratório
Riscos biológicos são caracterizados como a possibilidade de contaminação por agentes biológicos oriundos da atividade laboratorial. A classificação dos microorganismos para o grupo de risco I é descrita como:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: C
5: A
6: C
7: B
8: A
9: E
10: A
11: A
12: C
13: D
14: E
15: A