Questões de Concurso Público SAAE de Vilhena - RO 2019 para Engenheiro Sanitarista

Foram encontradas 15 questões

Q1147342 Engenharia Ambiental e Sanitária
Dentre os parâmetros químicos de qualidade da água está o PH (Potencial Hidrogeniônico), dando uma indicação sobre a condição de acidez, neutralidade ou alcalinidade da água. A faixa de pH é de:
Alternativas
Q1147343 Engenharia Ambiental e Sanitária
Existem basicamente duas formas em que a fonte de poluentes pode atingir um corpo d'água. Em uma delas os poluentes atingem o corpo d'água de forma concentrada no espaço. Um exemplo é a descarga em um rio de um emissário transportando os esgotos de uma comunidade. É denominada poluição:
Alternativas
Q1147344 Engenharia Ambiental e Sanitária
Um termo técnico que define a fração da água fornecida que adentra a rede de coleta na forma de esgoto é denominado coeficiente de:
Alternativas
Q1147345 Engenharia Ambiental e Sanitária
Todos os contaminantes da água, com exceção dos gases dissolvidos, contribuem para a carga de sólidos. Consideram-se como sólidos sedimentáveis aqueles que sejam capazes de sedimentar no período de:
Alternativas
Q1147346 Engenharia Ambiental e Sanitária
A relação entre coliformes fecais e estreptococos fecais (CF/EF) é um bom indicador sobre a origem da contaminação. Quanto maior o valor da relação CF/EF, maior será a contribuição relativa da contaminação de origem humana. Contaminação predominantemente humana (os esgotos domésticos são um componente importante) apresenta uma relação de valor:
Alternativas
Q1147347 Engenharia Ambiental e Sanitária
Por ser a autodepuração um processo que se desenvolve ao longo do tempo, e considerando-se a dimensão do curso d'água receptor como predominantemente longitudinal, tem-se que os estágios da sucessão ecológica podem ser associados a zonas fisicamente identificáveis no rio. São quatro as principais zonas de autodepuração. Após a fase inicial de perturbação do ecossistema, este principia a se organizar com os microrganismos desempenhando ativamente suas funções de decomposição da matéria orgânica. Existe uma zona de autodepuração onde, como consequência, os reflexos no corpo d'água atingem os seus níveis mais acentuados e a qualidade da água apresenta-se em seu estado mais deteriorado, denominada zona de:
Alternativas
Q1147348 Engenharia Ambiental e Sanitária
Na depuração de esgotos, a matéria orgânica em suspensão que se sedimentou forma o lodo de fundo, e necessita ser também estabilizada. Grande parte desta estabilização será em condições anaeróbias, em virtude da dificuldade da penetração do oxigênio na camada de lodo. Esta forma de estabilização, por ser anaeróbia, não implica, portanto, em consumo de oxigênio. No entanto, a camada superior do lodo, da ordem de alguns milímetros de espessura, tem ainda acesso ao oxigênio da massa líquida sobrenadante. A estabilização do lodo se dá aerobiamente nesta fina camada, resultando no consumo de oxigênio. Ademais, alguns subprodutos parciais da decomposição anaeróbia podem se dissolver, atravessar a camada aeróbia do lodo, e se difundir na massa líquida, exercendo uma demanda de oxigênio. A demanda de oxigênio originada por este conjunto de fatores gerados pelo lodo de fundo é conhecida como demanda:
Alternativas
Q1147349 Engenharia Ambiental e Sanitária
Para poder caracterizar o estágio de eutrofização em que se encontra um corpo d'água, é interessante a adoção de um sistema classificatório. Em relação aos níveis de trofia existe um tipo que classifica os lagos com produtividade intermediária, denominado:
Alternativas
Q1147350 Engenharia Ambiental e Sanitária
A remoção dos poluentes no tratamento, de forma a adequar o lançamento a uma qualidade desejada ou ao padrão de qualidade vigente, está associada aos conceitos de nível do tratamento e eficiência do tratamento. Em relação ao nível do tratamento quando predominam mecanismos biológicos, e o objetivo é principalmente a remoção de matéria orgânica e eventualmente nutrientes (nitrogênio e fósforo), está se definindo o nível de tratamento:
Alternativas
Q1147351 Engenharia Ambiental e Sanitária
Ao término das obras do poço, ele deverá ser desinfetado. Só assim a água a ser fornecida estará em condições de uso. Os agentes desinfetantes mais comumente usados são os compostos de cloro. Quando se usa solução a 50 mg/L de Cl2, o tempo de contato é de:
Alternativas
Q1147352 Engenharia Ambiental e Sanitária
A vazão do esgoto doméstico varia durante as horas do dia, com os dias, meses e estações do ano, dependendo de muitos fatores, entre os quais, a temperatura e a precipitação atmosférica. Para o projeto dos sistemas de esgoto são usados coeficientes. Existe um coeficiente de mínima vazão horária (relação entre a vazão mínima e a vazão média), que recebe o código:
Alternativas
Q1147353 Engenharia Ambiental e Sanitária
No sistema convencional de esgoto, o recobrimento das tubulações para rede na via de tráfego e para rede no passeio são, respectivamente, de:
Alternativas
Q1147354 Engenharia Ambiental e Sanitária
Conforme NBR 12216 (Projeto de estação de tratamento de água para abastecimento público), devem ser considerados os tipos de águas naturais para abastecimento público. Existe um tipo de água natural que são águas superficiais provenientes de bacias não protegidas, com características básicas definidas (como por exemplo, Cloretos de 250 – 600), e que exijam coagulação para enquadrar-se nos padrões de potabilidade. Este tipo de água natural para abastecimento público é a:
Alternativas
Q1147355 Engenharia Ambiental e Sanitária
Segundo Resolução CONAMA 357, as águas doces que podem ser destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação de contato primário, como natação, esqui aquático e mergulho; à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; e à aqüicultura e à atividade de pesca, são denominadas de classe:
Alternativas
Q1147356 Engenharia Ambiental e Sanitária
As águas doces de classe 1, devem apresentar DBO 5 dias a 20°C até:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: A
5: D
6: B
7: A
8: E
9: C
10: D
11: D
12: A
13: C
14: B
15: B