Questões de Concurso Público Prefeitura de Linhares - ES 2020 para Educador Social - Pedagogia

Foram encontradas 18 questões

Q1202906 Serviço Social
A iniciativa governamental que pretende prevenir situações de risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, é denominada:
Alternativas
Q1202907 Serviço Social
Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS - são unidades públicas estatais, descentralizados da política de assistência social. São unidades que possibilitam o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social. Pode-se afirmar que se caracteriza como a principal porta de entrada do(da):
Alternativas
Q1202908 Serviço Social
As instituições familiares são marcadas pelas mudanças que ocorrem nas sociedades humanas, porque estas estão em constante processo de transformação. Nas definições clássicas de família, podemos encontrar ‘grupo de pessoas com parentesco entre si’ ou ‘grupo de pessoas formado pelos progenitores e seus descendentes’. São as famílias biológicas que continuam a existir. Mas, atualmente, essas definições estão sendo repensadas, principalmente, por causa dos diferentes arranjos sociais existentes. Para a Profª Sarti (Unifesp), “o conceito mais adequado é aquele que contempla toda a diversidade de relações presentes na sociedade, pois a família não é uma totalidade homogênea, é uma instituição complexa produzida na diversidade das relações e construída dentro da multiplicidade de contextos, num processo dialético.” Na modernidade, percebe-se a família como:
Alternativas
Q1202909 Serviço Social
Dentre alguns princípios que devem nortear o Trabalho Social com Famílias, podemos destacar a Ética, o respeito à dignidade, à compreensão da diversidade (arranjos familiares, gênero, etnia, orientação sexual), e à não discriminação. Nesse sentido, o Educador Social deve se esforçar para:
Alternativas
Q1202910 Serviço Social
As premissas do Trabalho Social com as Famílias devem partir da compreensão contextualizada das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e/ou social vivenciadas pelas famílias, de suas demandas e potencialidades. Precisam, ainda, ser conduzidas por profissionais capacitados e, necessariamente, com a participação das famílias. Exigem, também, a construção de vínculos e compromissos entre as famílias e os profissionais. Nesse sentido, as práticas baseadas no senso comum, que reproduzem ideias carregadas de preconceitos e culpabilizam as famílias por sua situação social, de forma a manter o status quo, e impossibilitar os movimentos de transformação da realidade, devem ser:
Alternativas
Q1202911 Serviço Social
A partir da compreensão de que o principal objeto de ação da política de assistência social - as vulnerabilidades sociais - não são fenômenos homogêneos e simples, mas complexos e multifacetados, que exigem respostas diversificadas alcançadas por meio de uma coesão ideológica e ética dos profissionais envolvidos e, ainda, de ações integralizadas e contextualizadas, as equipes de referência dos CRAS devem ser formadas com enfoque:
Alternativas
Q1202912 Serviço Social
Os fundamentos para a abordagem e os procedimentos metodológicos relativos ao processo de atendimento e acompanhamento familiar exigem uma leitura crítica das vulnerabilidades e potencialidades das famílias, e um constante repensar dos profissionais sobre sua prática (suporte teórico e aprimoramento da prática). A escolha de abordagens metodológicas para o trabalho social deve levar em conta sua adaptação ao desenvolvimento do trabalho social. Para tanto, as diretrizes nacionais se baseiam nos seguintes enfoques:
Alternativas
Q1202913 Serviço Social
O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 53, diz que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Devendo, portanto, ser-lhes assegurado: a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; o direito de ser respeitado por seus educadores; o direito de organização e participação em entidades estudantis; o acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica; e, ainda, o direito:
Alternativas
Q1202914 Serviço Social
O espaço relacional, vivido e construído cotidianamente, da diversidade de interesses, disputas, conflitos, contradições, mas também de oportunidades, inovação, solidariedade, criatividade, valores dos indivíduos e grupos, cultura, presença e acesso a políticas públicas, condições de proteção social ofertadas, participação, capacidades, habilidades, forças de resistência, trajetórias, redes e parcerias, é denominado de:
Alternativas
Q1202915 Serviço Social
Segundo Romans, Petrus e Trilla “o educador social precisa de uma série de competências que irá desenvolvendo no desempenho do trabalho que a instituição contratante lhe encomende.” Essas competências são entendidas como conjunto de conhecimentos e habilidades que permitem um bom desempenho profissional nas tarefas solicitadas; e, quando identificadas, são interpretadas como características do perfil profissional do educador social de rua. Desta forma, propõem três competências consideradas suscetíveis de serem melhoradas por meio de treinamento e formação necessárias ao exercício profissional. Entre elas estão os conhecimentos (gerais e específicos), as capacidades e:
Alternativas
Q1202917 Serviço Social
Para um melhor entendimento das diversas funções que o Educador Social exerce, de acordo com Romans, podemos identificá-las e caracterizá-las em: meio interno, externo e funções próprias de gestão. Funções do meio externo são aquelas que partem de uma instituição (interno) para o meio externo. Neste caso, as práticas educativas podem ser realizadas por meio de funções com a comunidade e ações para determinado indivíduo, comunidade e familiares. O exercício do educador dentro das instituições é bastante dinâmico, já que cada instituição tem seu estilo, objetivos, filosofia e público específico, consequentemente, a atividade educativa também será relativa ao ritmo de cada entidade. Entre as funções encontradas tanto do meio externo como no interno, podemos destacar algumas que são comuns em ambos, como a função de elaboração de projetos educativos; estudo de ações educativas e de integração social; envolvimento dos familiares dos indivíduos atendidos; trabalho com a equipe da própria instituição; o envolvimento de equipes externas e entidades similares e, por fim:
Alternativas
Q1202918 Serviço Social
Os eixos orientadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos – SCFV, são:
Alternativas
Q1202919 Serviço Social
A Proteção Social Básica tem um papel fundamental na prevenção do ingresso e da reincidência de crianças e adolescentes no mercado de trabalho, inserindo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com prioridade, aqueles retirados do trabalho precoce. Assim, a participação das crianças e dos adolescentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e/ou em outras atividades socioeducativas da rede, é considerada:
Alternativas
Q1202920 Serviço Social
Para a Profª Graciani (PUC-SP), a pedagogia social se traduz em desenvolvimento humano nas dimensões democrática, transformadora, solidária e participativa e em característica libertadora emancipatória, levando o sujeito da ação a discutir, entender e aceitar, de forma digna, as regras e os limites necessários ao exercício da cidadania para a (re)construção da identidade, da autoimagem e da autoestima. Em seu entendimento, a pedagogia social preconiza a construção de um projeto de vida que favorece a inserção social. O processo formativo desse modelo pedagógico é flexível. Os projetos e programas contam com agendas de reuniões cujos objetivos são: refletir a realidade e encontrar os indicadores sociais e, a partir deles, elaborar o projeto político-pedagógico. O processo educativo é orientado por uma equipe, e o papel do educador social é fundamental para o desenvolvimento desse processo educativo. Pelo que se depreende do descrito, a educação social está muito próxima:
Alternativas
Q1202922 Serviço Social
Mesmo diante dos condicionamentos históricos da Educação Popular, esta deve se constituir como mecanismo de resistência e de luta, sendo necessário que se fortaleça enquanto uma contraproposta ao modelo hegemônico de Educação e de organização social, devendo, desse modo, se contrapor organizacionalmente às formas de poder dominante, a fim de questionar o modo de organização dos seres humanos e as relações sociais que geram situações estruturais e cotidianas de opressão. (adaptado: Israel Pacheco e Michelangelo Marques, in: Educação Popular na Perspectiva Freiriana)
Para os autores, o momento atual requer:
Alternativas
Q1202923 Serviço Social
O Serviço Social se situa na divisão sócio-técnica do trabalho como um ramo profissional que atua, principalmente, no processo de reprodução das relações sociais, na maneira de pensar e agir da classe trabalhadora, sendo sua prática determinada pela contradição entre as classes na sociedade capitalista.
A intervenção do Serviço Social é marcada por dimensões distintas, mas complementares, marcadas por competências teórico - metodológicas, ético - políticas e técnico-operativas, demonstrando que a prática do Assistente Social é complexa, contraditória e inacabada, sendo fundamental a apreensão destas dimensões em sua totalidade. (Giverson Gonçalves Bonfim at al, in: O trabalho com grupos no serviço social: contribuições para a intervenção profissional).

As dimensões são:
Alternativas
Q1202924 Serviço Social
O trabalho com grupos pode ser utilizado pelo Assistente Social como uma estratégia eficaz de socialização de informações e luta por direitos, não se baseando em conhecimentos simplistas e na lógica do senso comum.
O Assistente Social, ao trabalhar com grupos, leva os sujeitos envolvidos a repensarem seu cotidiano criticamente, romperem com o imediatismo do cotidiano, criando estratégias coletivas de materialização de direitos, construindo formas de sociabilidade mais humanas, democrática e solidárias.
Para tanto, este profissional atua através de ações socioeducativas de caráter:
Alternativas
Q1202925 Serviço Social
O Acompanhamento Familiar no PAIF utiliza um tipo de abordagem para o desenvolvimento do trabalho social com famílias, que exige dos técnicos um constante movimento de reflexão e crítica sobre a forma e o conteúdo do trabalho. Exige, ainda, o exercício, nem sempre fácil, de reconhecimento das famílias usuárias do PAIF como portadoras de saberes anteriormente adquiridos e como protagonistas de sua própria história. Essa abordagem metodológica tem por base a:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: E
6: A
7: E
8: C
9: B
10: D
11: E
12: C
13: A
14: C
15: D
16: E
17: B
18: A