Questões de Concurso Público Prefeitura de Ministro Andreazza - RO 2020 para Técnico em Laboratório

Foram encontradas 16 questões

Q1718963 Técnicas em Laboratório
A coloração de Gram recebeu este nome em homenagem ao seu descobridor, o médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Na literatura encontram-se descritas várias colorações de Gram, porém a mais usada é a modificação proposta por Hucker. Quando usada a coloração de Gram, as bactérias que apresentam cor roxa são as:
Alternativas
Q1718964 Técnicas em Laboratório
Sobras de amostras contendo sangue e outros líquidos corpóreos são resíduos biológicos que devem ser tratados antes de serem descartados. O tratamento pode ser feito através de processos químicos ou físicos, como por exemplo, a autolavagem. Sobre esse processo, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1718967 Técnicas em Laboratório
A seguir são descritas as etapas de um método de contagem de ovos de parasitas em fezes:
1. Encher um frasco semelhante a um Erlenmeyer com soda decinormal; 2. Colocar fezes até atingir a marca dos 60 mL. A diluição se torna 1:15; 3. Colocar pérolas de vidro dentro do frasco, tampar com rolha de cortiça ou de borracha e agitar até homogeneizar a suspensão; 4. No dia seguinte (12 a 16 horas depois), agitar bem o frasco e pipetar 0,15 mL do material em uma lâmina de microscopia. Recobrir com uma lamínula de 24 x 32 mm e contar os ovos, no microscópio, com o aumento médio; 5. Multiplicando-se o número de ovos encontrados por 100, temos o número de ovos por grama de fezes; 6. Se não forem encontrados ovos, o resultado deve ser: menos de 100 ovos por grama de fezes.
O texto acima faz referência ao método de:
Alternativas
Q1718968 Técnicas em Laboratório
A solução de glutaraldeído 2%, em pH 8, é utilizada para a desinfecção e esterilização de instrumentos, como endoscópios, instrumentos odontológicos, equipamentos de borracha ou plástico e outros, que não podem sofrer esterilização pelos processos físicos. O volume da solução de glutaraldeído 50% necessário para o preparo de 250 mL de uma solução de glutaraldeído 2% é igual a:
Alternativas
Q1718969 Técnicas em Laboratório
A velocidade de sedimentação dos glóbulos vermelhos do sangue é influenciada por diversos fatores. Os métodos usados para verificar a hemossedimentação são variados, diferindo em particularidades de anticoagulantes, volume de sangue, tamanho dos tubos e tempo de leitura. Dois métodos comumente usados são:
Alternativas
Q1718970 Técnicas em Laboratório
Observe a imagem: 
Imagem associada para resolução da questão

A figura mostra um item de vidraria adequado à realização de:
Alternativas
Q1718971 Técnicas em Laboratório
Balantidium coli causa nos seres humanos uma doença semelhante à colite amebiana e pode provocar ulceração do cólon.
Os trofozoítos de B. coli são:
Alternativas
Q1718972 Técnicas em Laboratório
Os meios de cultura de uso laboratorial são elaborados de acordo com as características biológicas e metabólicas do microrganismo em estudo. Devem conter substâncias essenciais para sua reprodução e garantir seu crescimento, mesmo tendo sido coletado um pequeno inóculo.
Para cultivo e crescimento de espécies de Cândida, o meio indicado é o:
Alternativas
Q1718973 Técnicas em Laboratório
O método de preparo do meio de cultura conhecido por OF, meio base (oxidação-fermentação, meio base) consiste em três etapas:
1. Distribuir 3 a 4 mL de uma solução de 2 g de peptona de caseína pancreática, 5 g de cloreto de sódio, 0,3 g de fosfato dipotássico, 0,03 g de azul de bromotimol, 3 g de ágar e 1 L de água destilada por tubos de 13 x 100 mm. É preciso autoclavar a 121 0C por 15 minutos. 2. Resfriar e juntar uma solução de dextrose a 10% de água destilada, para uma concentração final de 1% de dextrose. 3. Distribuir nos recipientes assepticamente.
Este método auxilia nas tarefas abaixo citadas, EXCETO:
Alternativas
Q1718976 Técnicas em Laboratório
A análise bioquímica da urina permite avaliar diversos aspectos do estado de saúde do indivíduo. Entre os testes realizados rotineiramente, a prova de nitrito é usada para:
Alternativas
Q1718977 Técnicas em Laboratório
Há uma técnica de coloração adequada para corar os bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR). Estes bacilos são assim denominados porque possuem paredes celulares com alto teor de lipídeos, que quando tratadas pelo corante fucsina fenicada, coram-se de vermelho e resistem ao descoramento subsequente por uma solução de álcool-ácido forte (diferenciador). Outras bactérias, que não possuem tais paredes celulares ricas em lipídeos, têm a sua coloração pela fucsina descorada pela solução de álcool-ácido e coram-se em azul pela adição de fundo do azul de metileno.
A técnica descrita no texto é conhecida como:
Alternativas
Q1718978 Técnicas em Laboratório
A pesquisa de sangue oculto nas fezes é uma forma de diagnóstico de grande importância para uso em pacientes sem fatores de risco para um certo problema de saúde pública, causador de milhões de óbitos a cada ano.
Sobre os dois principais métodos disponíveis para a pesquisa de sangue oculto nas fezes, estão corretas as seguintes afirmativas, EXCETO:
Alternativas
Q1718979 Técnicas em Laboratório
Quando não se pode contar com o socorro médico e desde que não haja contraindicação, em casos de contato acidental de algumas substâncias com a pele, deve-se considerar as seguintes medidas de primeiros socorros, EXCETO se for com:
Alternativas
Q1718980 Técnicas em Laboratório
O diagnóstico laboratorial da esquistossomose mansônica, uma doença endêmica, pode ser realizado através de métodos parasitológicos de fezes. Um desses métodos utiliza uma peneira granulométrica para a remoção de resíduos macroscópicos das fezes e uma placa medidora, para controlar o volume da amostra a analisar. Por permitir a obtenção de dados quantitativos, em termos de ovos por grama de fezes (O.P.G.), esse método é recomendado pela Organização Mundial de Saúde em programas de controle da doença.
(https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037- 86822003000400012)
O método descrito é o:
Alternativas
Q1718981 Técnicas em Laboratório
São recomendações em relação ao uso e manutenção de vidrarias nos laboratórios:
I - A vidraria deve ser lavada imediatamente após o uso. Se uma lavagem completa não for possível, coloque-a de molho em água. II- Pode-se secar todas as vidrarias de laboratório com pano, toalha ou secador de ar. III - Em alguns casos contendo incrustações, pode ser necessário deixar a vidraria de molho durante a noite em água morna com sabão diluído. É recomendável esfregar a vidraria com uma escova.
Dos itens acima descritos somente:
Alternativas
Q1718982 Técnicas em Laboratório
Apesar de todo o avanço tecnológico para a execução de exames de hematologia, a técnica do esfregaço sanguíneo ainda é fundamental para, por exemplo, a análise da morfologia das células.
Sobre essa técnica é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: A
5: E
6: A
7: B
8: C
9: C
10: C
11: A
12: D
13: E
14: E
15: C
16: E