Questões de Concurso Público Prefeitura de Vila Velha - ES 2020 para Arquivista

Foram encontradas 20 questões

Q1216948 Arquivologia
No conceito de fundo, “conjunto de documentos de uma mesma proveniência”, o termo equivalente a arquivo significa:
Alternativas
Q1216949 Arquivologia
Nas metodologias de tratamento documental arquivístico, o reconhecimento da autenticidade do documento em relação à: espécie, conteúdo e finalidade; datação (datas tópica e cronológica); origem/proveniência; transmissão/tradição documental e fixação do texto, são etapas da:
Alternativas
Q1216950 Arquivologia
Respeitar o órgão de origem mantendo separados os documentos de cada órgão e a ordem estrita da disposição dos documentos no interior de um fundo, constitui:
Alternativas
Q1216951 Arquivologia
A descrição arquivística é uma tarefa predominantemente realizada nos arquivos permanentes, enquanto nos arquivos correntes os documentos são classificados de acordo com o código de classificação. A descrição tem o objetivo de:
Alternativas
Q1216952 Arquivologia
A Lei nº 8.159 dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. A alternativa que apresenta a definição de responsabilidades quanto à gestão de documentos e a definição de gestão de documentos no seu escopo, respectivamente, é a seguinte:
Alternativas
Q1216953 Arquivologia
As instituições arquivísticas, por meio de suas funções de recolhimento, custódia, preservação e organização de fundos documentais são importantes para a construção e fortalecimento de identidades e da memória das sociedades. Elas devem promover ações culturais e educativas para que o cumprimento de suas funções sociais seja bem sucedido. No âmbito dessas atribuições deverão:
Alternativas
Q1216954 Arquivologia
O guia e o inventário são dois tipos de instrumentos de pesquisa. O primeiro é direcionado ao público em geral e apresenta uma visão ampla do conjunto dos serviços de arquivo, divulgando ao pesquisador os recursos da instituição, os fundos custodiados por ela e os instrumentos de pesquisa específicos disponíveis. O segundo é elaborado a fim de descrever sumariamente os conjuntos documentais no todo ou em partes.
A partir da descrição sucinta dos dois instrumentos, marque a alternativa que os define:
Alternativas
Q1216955 Arquivologia
Marque a alternativa que define gênero documental.
Alternativas
Q1216956 Arquivologia
É função do catálogo:
Alternativas
Q1216957 Arquivologia
As principais diferenças entre a ISAD (G) e a NOBRADE são:
Alternativas
Q1216958 Arquivologia
O arquivo público municipal é a instituição responsável pelos conjuntos de documentos produzidos, recebidos e acumulados por órgãos públicos municipais no exercício de suas atividades, ou seja, pelos poderes Executivo e Legislativo, representados, respectivamente, pela prefeitura e pela câmara dos vereadores, em decorrência de suas funções administrativas e legislativas. São também públicos os conjuntos de documentos de caráter público produzidos e/ou recebidos por instituições privadas responsáveis pela prestação de serviços públicos”. (Disponível em: www.conarq.arquivonacional.gov.br)
É competência do arquivo municipal:
Alternativas
Q1216959 Arquivologia
Acerca do SIGAD trata-se de um:
Alternativas
Q1216960 Arquivologia
Segundo os “Princípios de acesso aos arquivos”, do Conselho Internacional de Arquivos, as instituições custodiadoras de acervos arquivísticos devem assegurar “que restrições de acesso sejam claras e de duração determinada, baseadas em legislação pertinente”; e devem, ainda, reconhecer o direito à privacidade e respeitar os direitos dos proprietários de documentos privados. Para que seja mantido o respeito ao cumprimento de direitos para as várias partes envolvidas no acesso aos documentos de arquivo, constitui uma boa prática no acordo entre produtores e custodiadores de arquivos estabelecer as condições de acesso:
Alternativas
Q1216961 Arquivologia
São constituintes dos arquivos documentos de formatos e tamanhos variados, que necessitam de tratamento documental arquivístico metodologicamente validado por uma teoria. E manuseio e armazenagem adequados às suas condições físicas e materiais. Na associação entre a metodologia de tratamento documental arquivístico (arranjo e descrição) e os procedimentos de acondicionamento e armazenagem de documentos de um mesmo fundo, devemos considerar que:
Alternativas
Q1216962 Arquivologia
Constitui um instrumento importante para a gestão de documentos para fins de destinação de documentos ao arquivo permanente:
Alternativas
Q1216963 Arquivologia
O instrumento que apresenta as relações entre notações diferentes, no caso de substituições ou ajustes em classificações arquivísticas é a(o):
Alternativas
Q1216964 Arquivologia
Há documentos dotados de valor de guarda permanente e que não poderão ser eliminados após a microfilmagem. Eles deverão ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão que os detém. O enunciado contempla os documentos:
Alternativas
Q1216965 Arquivologia
A comissão de avaliação é um “grupo multidisciplinar encarregado da avaliação de documentos de um arquivo, responsável pela elaboração de tabela de temporalidade”. A avaliação arquivística possui a seguinte função:
Alternativas
Q1216966 Arquivologia
A proveniência arquivística está relacionada à aplicação do princípio do respeito aos fundos na organização de arquivos. Através dela é possível identificar as entidades produtoras de arquivos. De acordo com o conceito de fundo, são produtores de arquivos:
Alternativas
Q1216967 Arquivologia
O poder público é responsável pela gestão e proteção especial aos documentos arquivísticos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. O sistema criado no âmbito da administração pública federal (APF) para organizar as atividades de gestão de documentos e arquivos no âmbito das entidades da APF é o:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: D
5: A
6: C
7: D
8: A
9: C
10: D
11: E
12: A
13: B
14: C
15: E
16: D
17: A
18: B
19: C
20: B