Questões de Concurso Público Prefeitura de Vila Velha - ES 2020 para Médico Pediatra

Foram encontradas 20 questões

Q1328062 Medicina
Recém-nascido, previamente hígido, nascido de parto vaginal e idade gestacional de 39 semanas e adequado para a idade gestacional, evoluiu nas primeiras 48 horas de vida com episódios de apnéia e cianose. Qual a principal hipótese diagnóstica nesse caso?
Alternativas
Q1328063 Medicina
Paciente de 13 anos, é levada ao ambulatório de pediatria com quadro de tosse produtiva há 15 dias, precedida de sinais de resfriado. Nega febre e outras queixas neste período. Relata bom estado geral, entretanto o sono está prejudicado devido à tosse. Ausculta pulmonar: estertores em bases e raros sibilos bilaterais. Radiografia de tórax: opacidades alvéolo intersticiais nos lobos inferiores, médio e língula. Baseado no caso acima, qual o agente etiológico mais provável e o tratamento a ser considerado respectivamente?
Alternativas
Q1328064 Medicina
Um pediatra está atendendo uma criança em seu consultório e está avaliando os marcos de desenvolvimento. A criança já utiliza o movimento de pinça para pegar um objeto, mas ainda não consegue rabiscar. Ela já aponta para o que quer e consegue andar se segurando nos móveis, mas ainda mantém certa instabilidade quando anda sozinha e ainda não corre. A idade provável dessa criança é:
Alternativas
Q1328065 Medicina
Pré-escolar de 3 anos é levado a emergência por quadro de febre, irritabilidade e claudicação em membro inferior direito. Ao exame físico observa-se joelho direito edemaciado associado a resistência durante à movimentação passiva. Qual dos exames abaixo mais provavelmente nos levará ao diagnóstico do paciente?
Alternativas
Q1328066 Medicina
Pré-escolar de 3 anos dá entrada na emergência com história de ter ingerido meio frasco de um produto desentupidor de pia há cerca de 1 hora. Qual das opções é a mais apropriada nesse caso?
Alternativas
Q1328067 Medicina
Recém-nascido de 33 semanas, pequeno para idade gestacional, nascido de parto cesárea, com tempo de bolsa rota prolongado e líquido amniótico claro e sem grumos. Mãe sem história de pré-natal. Ao exame físico observouse que o bebê possuía um defeito na parede abdominal, na inserção do cordão umbilical, com herniação de órgãos abdominais, sendo encaminhado à UTI neonatal. Qual o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q1328068 Medicina
A mãe leva a filha de 5 anos na emergência pois observou que ela estava com o joelho esquerdo edemaciado associado a dificuldade de deambulação. A criança ocasionalmente queixa-se de dor nesse joelho. Ao realizar um exame oftalmológico observou-se a presença de iridociclite. Quais das patologias abaixo tem associação mais provável com os achados da questão?
Alternativas
Q1328069 Medicina
Lactente de 9 meses chega à consulta na Unidade Básica de saúde, com história de baixo ganho de peso, tosse persistente e várias idas a emergência por episódios de sibilância. Mãe relata fezes amolecidas e fétidas há meses. Nega consultas mensais no pediatra. Cartão de vacina em atraso e não realizou o teste do pezinho. Qual dos exames deverá ser solicitado pensando na patologia em questão?
Alternativas
Q1328070 Medicina
Pai leva filho de 10 anos à consulta no ambulatório de pediatria por quadro e dor abdominal há cerca de 2 anos que ocorrem em horários inespecíficos. Paciente refere vômitos ocasionais após o início da dor. Refere maus hábitos alimentares e dificuldade de ingestão de frutas e verduras. Pesquisa de sangue oculto nas fezes foi positiva. Pai também relata dores no estômago inespecíficas e frequentes. Qual é o diagnóstico mais provável nesse caso?
Alternativas
Q1328071 Medicina
Mãe leva seu filho de 2 meses a consulta de puericultura pois acha que a bolsa escrotal dele não está normal. Ao exame físico observa-se edema em bolsa escrotal e a palpação nota-se área tensa e cheia de líquido circundando testículo direito. O escroto trasilumina bem e a quantidade de líquido não varia com pressão leve. Qual a conduta mais apropriada nesse caso?
Alternativas
Q1328072 Medicina
Menina de 7 anos procura atendimento em ambulatório de neurologia por quadro de espasmos infantis e atraso de desenvolvimento cognitivo. Mãe refere que primeiro episódio de crise convulsiva tônico-clônica foi aos 4 anos e desde então faz uso de carbamazepina. Mãe refere ainda surgimento de adenomas sebáceos há cerca de 2 anos. Qual a hipótese diagnóstica?
Alternativas
Q1328073 Medicina
Recém-nascido com 20 dias de vida, dá entrada na emergência pediátrica com história de febre, irritabilidade, baixa aceitação da dieta e fontanela abaulada. Foi realizado punção lombar e o líquido cefalorraquidiano demonstrou crescimento de bacilos gram positivos. Qual agente etiológico é o mais provável da questão?
Alternativas
Q1328074 Medicina
Lactente de 2 meses é acompanhado no ambulatório de infectologia pediátrica por exposição vertical ao vírus HIV. A mãe do bebê iniciou acompanhamento há menos de 1 ano e ainda possui carga viral detectável. Qual recomendação deve ser considerada para essa criança?
Alternativas
Q1328075 Medicina
Mãe leva recém-nascido a consulta de puericultura e relata que o irmão de 2 anos de idade foi diagnosticado com coqueluche através da cultura da secreção de nasofaringe. A mãe refere que ela foi imunizada quando criança e que fez todas as vacinas inclusive durante a gestação. Qual a conduta mais apropriada nesse caso?
Alternativas
Q1328076 Medicina
Mãe leva bebê de 8 dias ao consultório pois o olho direito do bebê encontra-se inchado. Nega febre e outras queixas. Ao exame físico: presença de eritema progressivo associado a edema em pálpebra inferior direita. Esclera e conjuntiva claras e sem alterações. Qual o possível diagnóstico do caso acima?
Alternativas
Q1328077 Medicina
Com relação ao calendário de vacinação do Ministério da Saúde é correto afirmar:
Alternativas
Q1328078 Medicina
Paciente de 35 anos, é atendida na Unidade Básica de Saúde com queixa de tosse, febre e perda ponderal há 30 dias. Paciente realizou raio- X de tórax e teste rápido molecular (TRM-TB) e foi diagnosticado com tuberculose pulmonar sendo sensível a rifampicina e foi iniciado o tratamento com esquema básico. Paciente refere que reside com um filho de 4 anos que se encontra assintomático. Qual a conduta mais adequada nesse caso?
Alternativas
Q1328079 Medicina
Paciente de 2 anos previamente hígida é levada a emergência pediátrica com história de obstrução nasal unilateral e de odor fétido. O exame físico da criança é sobre outros aspectos normal. Qual é o diagnóstico mais provável do caso?
Alternativas
Q1328080 Medicina
Lactente de 6 meses de vida procura atendimento na emergência pediátrica por quadro de tosse e coriza esbranquiçada há dois dias evoluindo hoje com queda do estado geral e dispneia. Mãe nega episódios anteriores. Ao exame físico, lactente apresentava-se choroso ao manuseio, afebril (TAX=36,5ºC), acianótico, anictérico, taquipnéico, com esforço respiratório moderado e tiragem subcostal. AP: MV + com presença de sibilos bilaterais. FR: 63ipm SatO2: 91% em ar ambiente. Qual o principal agente etiológico da patologia em questão?
Alternativas
Q1328081 Medicina
Paciente de 4 anos vai a consulta na Unidade Básica de saúde com queixa de diarreia há duas semanas. Nega febre e outros sintomas. Mãe relata que já fez uma mudança alimentar, mas a diarreia persiste. Segundo ela, as fezes estão aguadas, pálidas e espumosas. O exame microscópico das suas fezes mostrará qual agente etiológico?
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: C
5: D
6: A
7: A
8: B
9: E
10: B
11: C
12: D
13: A
14: E
15: C
16: E
17: B
18: D
19: E
20: B