Questões de Concurso Público Prefeitura de Vila Velha - ES 2020 para Professor - Artes

Foram encontradas 12 questões

Q1138050 Educação Artística
Beatriz Milhazes, Hélio Oiticica e Cildo Meireles têm em comum a exposição permanente em um importante espaço de arte contemporânea no Brasil aberto ao grande público no ano de 2006. Trata-se da(do):
Alternativas
Q1138051 Educação Artística

Observe o texto.


“A criação __________________ em 1839 é considerado (a) o ponto de partida da fotografia. No Brasil o passo inicial foi o documentário fotográfico com destaque para _____________e ______________.


Assinale a opção que completa corretamente a frase proposta.

Alternativas
Q1138053 Educação Artística
“Em 1928, utilizando-se das idéias de Nordaus, o arquiteto e teórico racista Paul Schultze-Naumburg publica o livro “Kunst und Rasse “(Arte e Raça), no qual aparece pela primeira vez a associação da arte moderna com o termo entartet (degenerado). (…) A campanha nazista contra a arte moderna começa com a tomada de poder. Em 1933, Hitler fecha a Escola Bauhaus e e promove a primeira exposição difamatória da arte moderna em Karlsruhe e Mannheim. (…) Mais de 16.500 obras de arte consideradas degeneradas são confiscadas, muitas das quais foram destruídas ou perdidas. Obras de valor – como Auto Retrato(1888) de Vincent Van Gogh (1853 - 1890) ou Acrobata e Jovem Arlequim (1905), de Pablo Picasso (1881 - 1973) - são vendidas num leilão em 1939 na Galeria Fischer, em Lucerna, Suíça, e revertidas em divisas para os nazistas.
(Adaptado de http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo328/artedegenerada) 

A alternativa relacionada aos artistas citados no fragmento acima é: 
Alternativas
Q1138054 Educação Artística
Um professor iniciou a aula de artes em uma turma de ensino fundamental apresentando um elemento visual que em diferentes obras artísticas dirige a atenção dos estudantes com várias possibilidades de modulação a partir de intervalos e também do efeito simultâneo rítmico da relação espaço- tempo. O elemento básico nesta caracterização é a(o):
Alternativas
Q1138055 Educação Artística

Observe a imagem abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Os pintores egípcios estabeleceram várias regras que foram seguidas durante muito tempo, ao longo do Antigo Império. Entre elas, a regra da frontalidade chama a atenção pela frequência com que aparece nas obras. Tudo era mostrado como se estivesse de frente para o observador e, fundamentalmente, não preocupavam estes artistas os seguintes aspectos:

Alternativas
Q1138057 Educação Artística
O filme do pioneiro Mario Peixoto (1908 - 1992) aborda a história pregressa de três pessoas angustiadas que se encontram em um barco à deriva. Dessa revolta resultou uma obra que flerta com a tradição do expressionismo alemão, mas que não deixou muitos herdeiros no Brasil. A produção é também a única obra brasileira restaurada pela Film Foundation, entidade capitaneada por Martin Scorsese. O filme de 1930 considerado marco do cinema brasileiro chama-se:
Alternativas
Q1138058 Educação Artística

Observe o texto.

____________________ de uma obra sempre corresponde a uma visão de vida – visão pessoal ou, mais amplamente, visão cultural de uma determinada sociedade em um determinado momento histórico. __________________ de uma época cristaliza certos valores dando-lhes forma expressiva concreta e ultrapassa o âmbito artístico sendo entendido como princípio normativo do fazer em geral.

A opção que completa corretamente a frase acima é:

Alternativas
Q1138060 Educação Artística

Observe a imagem abaixo:

Imagem associada para resolução da questão


A proposta do educador espanhol Fernando Hernández surge como um importante subsídio para uma nova narrativa que envolva projetos de trabalho e o uso de imagens na sala de aula. O exemplo acima, sobre representação do corpo na arte, evidencia a abordagem de Hernández denominado (a):

Alternativas
Q1138061 Educação Artística
“Cabe ao arte-educador, como membro integrante da comunidade escolar, desenvolver e manter seu olhar inclusivo atento contra as exclusões. Isto porque a escola é, se não o principal palco onde situações de exclusão acontecem, certamente, uma arena fundamental. E, se ali acontecem exclusões, é porque podem acontecer também as contrapartidas: práticas inclusivas. Dado que a arte é o que nos abre para diferentes possibilidades, que caminhos melhores que o da arte-educação para promover culturas, profissionais e avaliações inclusivos? (SANTOS, Mônica Pereira dos. Educação artística e inclusão: possíveis interseções. In: Educação, arte, inclusão. Caderno de textos 3. FUNARTE: Programa Arte sem Barreiras, 2002).
Na relação entre ensino de arte e educação especial, quanto ao preparo profissional, algumas características gerais parecem essenciais, dentre outras:
I. descrição, recriação, classificação, construção e interpretação. II. criatividade, competência, experiência, investigação e crítica. III. sistema, código, signo, significado e repertório. IV. fruição, autoria, expressão, parceria e parâmetro.
Pode-se dizer que está correto o que se afirma apenas no(s) item(itens):
Alternativas
Q1138063 Educação Artística
“Quando o aluno observa obras de arte e é estimulado e não obrigado a escolher uma delas como suporte de seu trabalho plástico a sua expressão individual se realiza da mesma maneira que se organiza quando o suporte estimulador é a paisagem que ele vê ou a cadeira de seu quarto (…) O importante é que o professor não exija representação fiel, pois a obra observada é suporte interpretativo e não modelo para os alunos copiarem. Assim estaremos ao mesmo tempo preservando a livre expressão, importante conquista do modernismo que caracterizou a vanguarda do ensino da arte no Brasil de 1948 aos anos setenta, e nos tornado contemporâneos” (BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. SP/Porto Alegre: Perspectiva/Fundação Ioschpe, 1991).
O fragmento citado menciona a sistematização de um termo conceitual oriundo da prática do trabalho no Museu de Arte Contemporânea da USP e posteriormente disseminado em práticas artísticas escolares no Brasil a partir da década de 1990. O termo é denominado:
Alternativas
Q1138064 Educação Artística

As imagens abaixo sintetizam diferentes abordagens na história do ensino artístico brasileiro. Analise-as. incorreta:

Imagem associada para resolução da questão

Imagem associada para resolução da questão

A alternativa INCORRETA é:

Alternativas
Q1138065 Educação Artística
“Como exigir de um aluno que pinte o tronco da árvore de marrom e as folhas de verde para ficar bonito se os artistas modernos já descontruíram essas visualidades?” (IAVELBERG, Rosa. Ensino de arte. SP: Thomson Learning, 2006). Esta indagação sugere que o seguinte repertório deve fazer parte da formação do professor, para que ele não seja superado pelas visualidades criadas pelos alunos, julgando-os sem critérios adequados à atualização na área de conhecimentos sobre:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: A
5: B
6: C
7: C
8: A
9: B
10: C
11: D
12: E