Questões de Concurso Público Prefeitura de Vila Velha - ES 2020 para Psicólogo
Foram encontradas 13 questões
Nos muitos grupos de que fazemos parte, longe de sermos observadores passivos, atuamos e participamos ativamente, influenciamos outras pessoas, somos influenciados por elas e, nesse processo, preenchemos lacunas e alcançamos objetivos. Por que os grupos são importantes para nós? Em primeiro lugar, precisamos do grupo para atender muitas de nossas necessidades humanas básicas, desde as de mera sobrevivência até as de aflição social e de satisfação de aspirações de desejos mais profundos. Os grupos são também poderosas fontes de informação que nos ajudam a tomar posição no mundo social, especialmente em situações novas, confusas ou ambíguas, em que usamos os comportamentos e opiniões dos outros para escolher cursos de ação mais apropriados.
O texto apresentado acima foi escrito por:
A psicologia institucional, segundo Bleger (1984), se define no contexto das instituições. Seus modelos conceituais e seus métodos abrangem como parte fundamental o enquadramento de tarefa e a administração dos recursos. A atenção central do psicólogo é na atividade humana e nas funções que essas pessoas desenvolvem naquela determinada instituição.
Com base na afirmativa de Bleger, os conhecimentos básicos que o psicólogo precisa obter sobre a instituição referente a realização do seu trabalho são
I - finalidade ou objetivo da instituição.
II - situação geográfica e relações com a comunidade.
III - definição do status de cada membro conforme a posição social e cultural.
IV - origem e formação.
Está(ão) correta(s):
Em se tratando da avaliação psicológica cognitiva do paciente idoso, geralmente ela deve contemplar uma varredura das funções cognitivas diversas e seus componentes, incluindo entre outras atenção e concentração, velocidade de processamento, sistemas de memória, funções executivas, linguagem e funções visuoespaciais e práxicas. Para garantir a validade dos resultados, é fundamental que a avaliação seja realizada com rigor científico e conhecimento teórico, utilizando-se prioritariamente os testes analisados e aprovados pelo SATEPSI.
O que significa a sigla SATEPSI?
Segundo Bleger, quais os objetivos do psicólogo institucional são:
I - Aceitar prazos fixos para tarefas e resultados.
II - Diagnóstico dos objetivos particulares, imediatos ou específicos.
III - Aceitação ou não dos objetivos da instituição e/ou dos meios que esta utiliza para alcançá-los.
IV- Demarcação dos objetivos gerais ou imediatos de sua tarefa.
Está(ão) correta(s):
O teste de Zulliger está inserido no grupo das técnicas com estímulos não estruturados na medida em que a tarefa do examinando consiste em observar três cartões com manchas de tinta e dizer, a seu ver, com que tais manchas se parecem.
Após dar todas suas respostas aos três cartões, o examinando é questionado sobre qual foi a área da mancha em que viu o que disse e o que na mancha fez parecer com aquilo (Cardoso e Villemor-Amaral, 2007)
I - O Zulliger tem como objetivo fornecer informações sobre a dinâmica de personalidade da pessoa avaliada.
II - Trata-se de um método indicado para uso na clínica, pois é útil para auxiliar no diagnóstico e intervenções terapêuticas.
III - Tem sido amplamente adotado no contexto organizacional
IV - O Zulliger é exigido para porte de armas e renovação de carteira de motorista.
Está(ão) correta(s):
Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável. Não estando o idoso em condições de proceder à opção, esta será feita:
I – pelo curador, quando o idoso for interditado.
II – pelos familiares, quando o idoso não tiver curador ou este não puder ser contactado em tempo hábil.
III – pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida mesmo quando houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar.
IV – pelo psicólogo, quando não ocorrer iminente risco de vida e houver tempo hábil para consulta a curador ou familiar.
Está(ão) correta(s)apenas:
Sobre os avanços obtidos no âmbito da Reforma Psiquiátrica, nos últimos anos foram registrados significativos retrocessos no SUS. Na área da saúde mental, a Resolução nº 32, de 14 de dezembro de 2017; a Portaria n° 3.588, de 21 de dezembro de 2017; e a Portaria Interministerial n° 2, de 21 de dezembro de 2017, representam, em alguma medida, tentativas de retorno ao modelo asilar, com todas as suas implicações nos direitos fundamentais da pessoa com transtornos mentais.
É considerado retrocesso porque essas normas dão destaque a hospitais psiquiátricos e comunidades terapêuticas, que por terem como pressuposto: