Questões de Concurso Público VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO 2021 para Enfermeiro

Foram encontradas 12 questões

Q1671757 Enfermagem

A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil. Sobre a PNH, é correto afirmar que:


I – atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho;

II – o acolhimento é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde;

III – o acolhimento deve comparecer e sustentar prioritariamente a relação interpessoal entre equipes de profissionais, tendo esse acolhimento construído de forma individual;

IV - um SUS humanizado reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza e incentiva sua atuação na produção de saúde.


Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:

Alternativas
Q1671764 Enfermagem
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é um dos programas existentes no SUS. A ESF visa a reorganização da atenção básica no país e um ponto importante de sua estrutura é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional, que deve ser composta por, no mínimo:
Alternativas
Q1671767 Enfermagem

A Lei que dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem é a Lei nº 7.498/86, de 25 de junho 1986. A respeito dessa Lei, julgue as afirmações a seguir:


I - a Enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, seguidos os mesmos graus de habilitação;

II – são atividades privativas do enfermeiro: atividades de consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;

III - somente enfermeiros e técnicos de enfermagem poderão prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida, sendo vedado ao auxiliar de enfermagem esse tipo de assistência;

IV – o técnico de enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de Enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem.


Das afirmações acima descritas, estão corretas, apenas:

Alternativas
Q1671768 Enfermagem
Todas as ações de prevenção de doenças infecciosas e parasitárias são realizadas pela Vigilância Epidemiológica (VE) fornecendo importantes subsídios para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde. Dentro das ações da vigilância, existe a Notificação Compulsória (NC), que se caracteriza como uma comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde que deve seguir as normas específicas orientadas pelo Ministério da Saúde (MS) para sua realização. A respeito dessas normas para notificação compulsória, é correto afirmar que a notificação:
Alternativas
Q1671769 Enfermagem
De acordo com o Manual de Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica, do MS, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de Pressão Arterial – PA (PA ≥140 x 90mmHg). Além das alterações metabólicas que ocorrem associadas à HAS, os órgãos-alvo que frequentemente sofrem alterações funcionais e/ou estruturais são:
Alternativas
Q1671770 Enfermagem

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) do MS, visa promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres e promove ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação voltados para saúde da mulher. São objetivos específicos e estratégias do PNAISM:


I - ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DSTs;

II - promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual;

III - implantar um modelo de atenção à saúde mental das mulheres sob o enfoque de gênero;

IV - reduzir a morbimortalidade por doenças infecciosas e parasitárias na população feminina.


Dos itens acima descritos estão corretos, apenas:

Alternativas
Q1671771 Enfermagem
A Tuberculose (TB) é uma infecção crônica e progressiva, frequentemente com um período de latência seguindo a infecção inicial. Causada pelo Mycobacterium tuberculosis, podendo acometer uma série de órgãos e/ou sistemas e suas manifestações incluem tosse produtiva, febre, perda ponderal e mal-estar. A apresentação da TB na forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a forma pulmonar, especialmente a bacilífera, a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença. Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de Enfermagem deve passar as informações claras ao paciente quanto à sua coleta e orientá-lo com as seguintes medidas, EXCETO:
Alternativas
Q1671772 Enfermagem
O envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, à medida que as pessoas ficam mais velhas, sendo reconhecidamente a meta de toda ação de saúde. Caberá aos gestores do SUS, em todos os níveis, de forma articulada e conforme suas competências específicas, prover os meios e atuar para viabilizar o alcance do propósito da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, sendo de competência dos Gestores Estaduais:
Alternativas
Q1671773 Enfermagem
As doenças cerebrovasculares estão entre as patologias de maior morbimortalidade no mundo, dentre elas temos o Acidente Vascular Encefálico (AVE), que se caracteriza por uma condição clínica que demanda um rápido atendimento, pois o tempo transcorrido entre o início dos sintomas, o diagnóstico e o tratamento do episódio agudo é a principal determinante do prognóstico. Durante a assistência de enfermagem a ser prestada, é importante que o profissional enfermeiro conheça os parâmetros e variáveis relacionadas ao fluxo sanguíneo cerebral (FSC), que corresponde à quantidade de sangue que atinge o tecido cerebral em certa fração de tempo. O valor normal do FSC para o cérebro no adulto é em torno de:
Alternativas
Q1671774 Enfermagem

Considerando a presença constante do enfermeiro, na assistência aos pacientes, frequentemente ele é o primeiro profissional a constatar os sinais e sintomas de Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA). Entre os sinais e sintomas observados na IRpA, destacam-se:


I - aumento da FR (> 24 rpm) e alterações do padrão respiratório;

II - alterações cardiocirculatórias: bradicardia, hipotensão arterial, dor torácica e lombar, e arritmia;

III - diminuição da saturação de oxigênio avaliada pela oximetria de pulso (< 91%);

IV - alterações relacionadas ao sistema nervoso central, como ansiedade, agitação, inquietude e confusão.


Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:

Alternativas
Q1671775 Enfermagem
Abordar a qualidade em saúde não é uma tarefa fácil, principalmente quando o foco é o atendimento hospitalar. A avaliação do desempenho dos serviços de saúde é um elemento importante para caracterizar um sistema de saúde desejável e economicamente acessível. O quadro conceitual mais aceito no delineamento da avaliação dos serviços de saúde é o estabelecido por Donabedian, que propõe três áreas, consideradas uma tríade, cujo desempenho busca avaliar:
Alternativas
Q1671776 Enfermagem

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) refere-se a qualquer infecção aguda, subaguda, recorrente ou crônica dos ovidutos e ovários, com envolvimento do tecido adjacente.

Temos três tipos de DIP:

A – Cervicite.

B – Endometrite.

C – Salpingo-ooforite.


ACHADOS NOS EXAMES DIAGNÓSTICOS:


( ) o número de leucócitos está elevado ou normal, a radiografia pode mostrar íleo e no esfregaço do exsudato cervical ou das glândulas periuretrais mostra diplococos intracelulares gram-negativos

( ) culturas para Neisseria gonorrhoeae são positivas e na sua forma crônica os organismos causadores geralmente são Staphylococcus ou Streptococcus

( ) na infecção grave, a palpação pode revelar útero amolecido e as amostras do útero e de sangue são positivas para microrganismo causador, geralmente Staphylococcus


A sequência correta que correlaciona o tipo de DIP aos seus achados nos exames diagnósticos é:

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: A
4: B
5: C
6: D
7: E
8: A
9: B
10: D
11: C
12: E