Questões de Concurso Público VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO 2021 para Técnico de Radiologia - Demais UPA's
Foram encontradas 9 questões
O sistema esquelético é dividido em esqueleto apendicular e esqueleto axial. São exemplos de ossos que fazem parte do esqueleto axial:
O estudo convencional mais simples do tórax é composto pelas radiografias torácicas lateral e poster anterior, obtidas na unidade radiográfica especialmente designada para esses exames. Sobre a radiografia torácica em perfil e poster anterior, pode-se afirmar que, EXCETO:
Atualmente, a Tomografia Computadorizada (TC) tem sido associada ao estudo com cintigrafia na investigação, principalmente, de tumores e metástases. Com o objetivo de aumentar a eficácia desse método radiográfico, Hounsfield elaborou modificações na aparelhagem que promoveram reconstruções de imagens de diferentes densidades. Este método é a TC, que tem 3 unidades básicas, denominadas unidades de:
Para determinar a técnica radiográfica adequada (e, consequentemente, obter a melhor resolução possível da imagem), três grupos de fatores deverão ser observados, o 1° grupo dos fatores técnicos de exposição, o 2° grupo dos fatores associados ao paciente e o 3º grupo dos fatores de qualidade da imagem radiológica, sendo importante que o profissional das técnicas radiológicas tenha um conhecimento da influência de cada um destes fatores no processo de formação da imagem radiográfica. Pode-se citar como exemplo de fatores associados ao paciente:
O estudo por imagem das mamas faz parte da rotina preventiva para o diagnóstico de câncer nas mulheres, a partir da 5ª década de vida, haja vista a sua elevada incidência. Pode ser realizado por mamografia, ultrassom (US) e/ou Ressonância Magnética (RM), dependendo da idade da paciente e da indicação. A respeito da mamografia, é correto afirmar que:
O sistema esquelético inclui os diferentes ossos do esqueleto, além de cartilagens, ligamentos e outros tecidos conectivos que os estabilizam ou interligam. Os ossos são mais do que simples estruturas rígidas que sustentam os músculos. As características básicas do esqueleto têm sido configuradas por meio do processo evolutivo. Dos 206 ossos que compõem o esqueleto humano, os ossos occipital, parietais, frontal, temporais, esfenoide e etmoide fazem parte da estrutura óssea chamada de:
Na avaliação do crânio e da face pode-se realizar desde exames radiológicos convencionais a exames contrastados especiais. Para o estudo radiológico adequado do crânio e da face, tornam-se necessários os seguintes elementos:
I – conhecimento da anatomia dessas regiões;
II – exame clínico minucioso para caracterizar especificamente a(s) possível(eis) região(ões) lesada(s);
III – conhecimento das diversas incidências para que sejam solicitadas as mais adequadas às diferentes regiões a serem estudadas;
IV – conhecimento sobre procedimentos anestésicos e infusão de contraste sedativo.
Dos itens acima mencionados estão corretos, apenas:
A ressonância magnética (RM) é um método de imagem que se baseia no comportamento dos prótons de hidrogênio (H+), o átomo mais abundante no corpo humano, pois este é composto por cerca de 70% de água (H2O). O equipamento de RM é constituído por alguns elementos tais como:
I - sistema de campo magnético principal;
II - sistema de corte magnético;
III - sistema gradiente do campo magnético;
IV - sistema de tratamento da imagem.
Dos itens acima mencionados estão corretos, apenas:
Os meios de contraste radiológicos são compostos introduzidos no organismo por diferentes vias, que permitem aumentar a definição das imagens radiográficas devendo ser do conhecimento do profissional de radiologia, toda a sua composição, forma de administração e possíveis reações adversas. Algumas reações alérgicas podem surgir durante a administração do contraste, tais como:
A – desconforto respiratório, arritmias como bradicardia, convulsões, choque e parada cardiopulmonar;
B – tosse, prurido e congestão nasal;
C – dispneia, sibilos, alterações ligeiras no pulso e pressão arterial.
Classificadas em:
( ) reação leve.
( ) reação moderada.
( ) reação grave.
A sequência correta que correlaciona os tipos de sintomas apresentados e a classificação da reação ao contraste é: