Questões de Concurso Público Prefeitura de Colíder - MT 2022 para Engenheiro Agrônomo
Foram encontradas 15 questões
I. Dentre os inimigos naturais das moscas-das-frutas destaca-se o parasitóide Diachasmimorpha longicaudata (Hymenoptera: Braconidae). Esse parasitóide oviposita no último instar larval das moscas-das-frutas e completa seu desenvolvimento no pupário do hospedeiro.
II. O programa de controle biológico dos percevejos da soja por meio da utilização de T. basalis conta com a multiplicação desse agente no próprio campo, e por isso é fundamental que seja liberado quando a população de percevejos ainda é baixa (menor que os níveis de ação), respeitando o período indicado para liberação.
III. No controle biológico aumentativo, os inimigos naturais são periodicamente introduzidos e liberados, após a criação massal em laboratório. Quando na Liberação inoculativa, os inimigos naturais são liberados em número limitado, ou seja, somente um pequeno número é liberado, com objetivo de supressão em longo prazo da população da praga. É aplicado em culturas perenes ou semiperenes e florestas. É típica do controle biológico clássico.
O substrato libera a solução automaticamente por diferença de potencial hídrico e pelo princípio da capilaridade. Portanto, é a própria planta que regula o fluxo de água e solução nutritiva do substrato, não havendo necessidade de controles automatizados.
Folhas novas amarelecem e as bordas ficam retorcidas para cima; diminuição do número de inflorescências, brotações secas.
( ) Os métodos químicos empregados para a superação de dormência consistem no uso de substâncias de alto poder de corrosão, a exemplo dos ácidos sulfúrico e clorídrico.
( ) Nos casos de sementes com embrião imaturo, utiliza-se a estratificação. O processo consiste no armazenamento das sementes em ambiente úmido e frio, para completar a maturação do embrião. São utilizadas caixas com camadas alternadas de substrato (areia, esfagno ou vermiculita) e sementes. O armazenamento é feito em baixa temperatura (5 a 10˚C) por um período de um a dois meses.
( ) Nos casos de dormência fisiológica, também é possível utilizar hormônios sintéticos promotores de germinação. Os mais utilizados são o ácido giberélico (GA), o ácido indolbutírico (AIB) e o ácido naftaleno acético (ANA). As dosagens e o modo de aplicação variam conforme a espécie.
Decorre da adaptação dos quimiorreceptores das antenas à percepção do estímulo ou devido à habitualidade no sistema nervoso central (SNC) dos insetos. No primeiro caso, acontece a redução da capacidade de o inseto perceber o feromônio, exigindo o aumento da concentração para que volte a percebê-lo. No outro, o estímulo é percebido pelo órgão receptor, mas não é adequadamente processsado pelo SNC.