Questões de Concurso Público Prefeitura de Costa Marques - RO 2022 para Agente de Combate às Endemias
Foram encontradas 7 questões
(Fonte: Agência de Notícias G1, 27 de agosto de 2021).
Com base em seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
(Fonte: Agência de Notícias Portal do Governo do Estado de Rondônia, 20 de maio de 2022).
Sobre o município de Costa Marques, julgue as assertivas.
I. O município de Costa Marques faz fronteira com a Bolívia.
II. O munícipio de Costa Marques foi emancipado em 1981, com área desmembrada do município de Guajará-Mirim.
III. O município de Costa Marques localiza-se na margem esquerda do rio Guaporé, onde foi construído o Real Forte Príncipe da Beira.
IV. O nome Costa Marques é em homenagem ao professor e engenheiro Manoel Esperidião da Costa Marques.
V. De acordo com a atual divisão territorial, o município de Costa Marques é composto pelos distritos de Costa Marques, Pedras Negras, Príncipe da Beira e São Francisco do Guaporé.
Estão corretas apenas as assertivas:
I. Os migrantes foram atraídos pelo potencial econômico de Rondônia, como as terras inexploradas disponíveis à agricultura, à pecuária, à extração de madeira, à exploração extrativa da borracha e à extração de minérios, como o ouro e a cassiterita.
II. A sustentabilidade florestal não sofre impactos quando o setor industrial madeireiro recebe licenciamento ambiental.
III. O acelerado crescimento demográfico e a colonização descontrolada causaram aumento expressivo do desmatamento, colocando em risco a sustentabilidade do recurso florestal.
IV. Uma das formas de se obter o desenvolvimento sustentável da Amazônia é por meio do planejamento do uso do meio ambiente, de modo a conciliar seu potencial natural às necessidades da população.
Está correto apenas os itens:
Durante o século XVIII, as tentativas de implantação de estabelecimentos neocoloniais pelos portugueses no rio Madeira foram apoiadas pelos indígenas, pois lhes eram garantidos a posse de seus territórios e de sua liberdade. Os indígenas trabalhavam no extrativismo do cacau, salsaparrilha, óleo de tartaruga e copaíba; os grupos como os Arara, os Mundurucu e principalmente o Mura contribuíram para o avanço português na Região Amazônica.
A afirmação acima está: