Questões de Concurso Público Prefeitura de Costa Marques - RO 2022 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 16 questões

Q1957327 Fonoaudiologia
A afonia é caracterizada pela perda parcial ou total da voz e pode estar associada a comportamentos de risco como fumar ou falar muito alto durante longos períodos de tempo. Sobre afonia, analise as alternativas abaixo.

I - A afonia está associada a condições físicas que afetam as cordas vocais;

II - Laringite, provocada por infeção viral, bactéria ou fúngica causam afonia;

III - Nódulos ou pólipos nas cordas vocais não são considerados fatores causadores de afonia;

IV - Distúrbios psicológicos associados a trauma são fatores causadores de afonia;

V - Refluxo gástrico não afeta as cordas vocais, portanto não provoca afonia.

Estão corretas:
Alternativas
Q1957328 Fonoaudiologia
O bebê desenvolve o controle motor de fala e os sistemas associados sensório-motores em que se baseiam os gestos articulatórios coordenados por volta dos seis meses a laringe se abaixa, e o controle velofaríngeo melhora. Surge nesta época a diferença entre o balbucio com ou sem fissura labiopalatina. Uma falta de válvula velo palatina vai alterar a aprendizagem perceptiva e motora de fala do bebê. Os sons que podem apresentar alteração em crianças com fissura palatina sem correção cirúrgica são:
Alternativas
Q1957329 Fonoaudiologia
A perda auditiva condutiva leva a uma impossibilidade do som auditivo chegar até o sistema neurossensorial da cóclea. É causada por um problema localizado no ouvido externo ou interno. A perda auditiva condutiva é caracterizada por:
Alternativas
Q1957330 Fonoaudiologia
A audiometria tonal pode ser realizada para a obtenção dos limiares de sensibilidade para tons puros, tanto da condução aérea como da condução óssea, e tem como propósito medir a sensibilidade auditiva em função da frequência, e pode mostrar que uma pessoa consegue ouvir bem alguns sons, mas apresenta perda auditiva para outros. Sendo assim, pode-se concluir que a determinação dos limiares tonais: 
Alternativas
Q1957331 Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo detectou as seguintes alterações durante a avaliação de um rapaz de 27 anos. Sendo elas: aumento da atividade da musculatura perioral, redução da amplitude do movimento mandibular, lateralização da mandíbula na produção de /s/ e /z/; diminuição da velocidade da fala e alterações de voz.


Pode-se considerar que esse rapaz seja portador de:

Alternativas
Q1957332 Fonoaudiologia
Em uma avaliação fonoaudiológica, um menino de 6 anos apresenta como características de sua linguagem os seguintes traços: mais facilidade para listar palavras ou situações do que para contar histórias; dificuldade com a linguagem figurada, incluindo a compreensão de metáforas e/ou piadas; ingenuidade em situações sociais, com dificuldade em se colocar no ponto de vista dos outros; tendência a superfocar em objetos ou assuntos em particular, em detrimento de uma visão mais global sobre a situação ou assunto. Diagnóstico de DEL.
Essas dificuldades podem sinalizar uma alteração:
Alternativas
Q1957333 Fonoaudiologia
Paralisia total ou parcial congênita do VI e do VII Par Craniano, geralmente bilateral, são caraterísticas da Síndrome de Möebius. Por essa razão, pode-se dizer que a criança poderá apresentar, dentre outras dificuldades, problemas no processo de deglutição, porque terá dificuldade em:
Alternativas
Q1957334 Fonoaudiologia
No que se refere à anatomia e propriedades acústicas da orelha externa, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1957335 Fonoaudiologia
Na deglutição existem duas ondas peristálticas, sendo uma primária que inicia na faringe e vai por todo o esôfago e a secundária que inicia no corpo do esôfago e continua até o estômago. Em relação à deglutição primária, analise as afirmativas abaixo.

I - A deglutição primária pode ser definida como deglutição adulta; II - Na deglutição primária não ocorre o afastamento dos maxilares durante o tempo faríngeo: os molares permanecem em contato; III - A deglutição primária deve ser compreendida no âmbito do ato de mamar ou de sucção; IV - Na deglutição primária observa-se que a língua passa entre as arcadas gengivais, que não estão em contato.

Estão corretas as expressões apontadas nas alternativas: 
Alternativas
Q1957336 Fonoaudiologia
O Ministério da Saúde, em 1999, estabeleceu alguns critérios para que os indivíduos possam vir a receber o Implante Coclear. Visto que, o Implante Coclear é um dispositivo eletrônico colocado cirurgicamente na orelha do indivíduo, com o objetivo de proporcionar, de forma direta, a estimulação elétrica das fibras do nervo auditivo, permitindo que ele tenha sensações auditivas, melhorando suas habilidades de audição e, consequentemente, de comunicação (DOLCI; SILVA, 2012). Em relação aos critérios assinale as afirmativas.

I. Perda auditiva neurosensorial unilateral de grau severo a profundo; II. Sucesso com uso do AASI; III. Acesso à terapia fonoaudiológica com condições adequadas de reabilitação auditiva na região de origem; IV. Presença de indicadores favoráveis para desenvolvimento da linguagem oral; V. Adequação psicológica e motivação familiar.

Estão corretas as expressões apontadas nas alternativas: 
Alternativas
Q1957337 Fonoaudiologia
Os sintomas dos pólipos da garganta, que às vezes também são chamados de “nódulos nas cordas vocais” incluem uma voz rouca e um arranhão ao respirar e falar. E também está relacionado a um trauma vocal excessivo, que leva a um sangramento na camada da lâmina própria que caracteriza-se por um: 
Alternativas
Q1957338 Fonoaudiologia
O nervo craniano que controla principalmente a musculatura da mastigação e a sensibilidade facial é responsável pela condução das informações sobre a consistência e volume do bolo alimentar. Tem função mista e possui três ramos: o mandibular, o oftálmico e o maxilar. Sobre o nervo craniano, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q1957339 Fonoaudiologia
Sobre disfagia, analise as afirmativas abaixo.

I - A deglutição não é nova ou desconhecida para o neonato, pois ela pode se iniciar no feto na décima segunda semana de gestação;
II - A disfagia em crianças é geralmente classificada com disfagia oral ou disfagia faringeana. A disfunção oral é vista mais comumente em crianças com alterações no desenvolvimento neural;
III - O atraso faringeano coloca o paciente em risco de penetração e aspiração antes da deglutição e é definido quando um tempo de trânsito é maior do que 1 a 2 segundos;
IV - A disfagia psicogênica é caracterizada por apraxia oral, função de fala faringeana e neurológica comprometidas.

Estão corretas as expressões apontadas nas alternativas:
Alternativas
Q1957340 Fonoaudiologia
Quanto aos objetivos na manobra supraglótica na reabilitação fonoaudiológica, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1957341 Fonoaudiologia
Uma forma de acarretar alterações no sistema estomatognático é a utilização de um padrão unilateral de mastigação. Assinale a alternativa que corresponde às possíveis causas da mastigação unilateral. 
Alternativas
Q1957342 Fonoaudiologia
A Fonoaudiologia Geriátrica trabalha abrangentemente em prol da saúde da pessoa idosa. Entretanto NÃO é competência fonoaudiológica geriátrica a/o: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: A
5: E
6: A
7: E
8: B
9: D
10: B
11: D
12: A
13: B
14: E
15: D
16: D