Questões de Concurso Público Prefeitura de Costa Marques - RO 2022 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 20 questões

Q1954583 Medicina
Em uma visita domiciliar, o Médico Clínico Geral conhece a Dona Maria, paciente de 80 anos, que se queixa de muito cansaço, inclusive à noite tendo que dormir com 3 travesseiros, praticamente sentada. A sua filha, cuidadora principal, refere que ela vem piorando no último mês. Não tem febre. Hipertensa de longa data, não usava direito as medicações até que sua filha passou a administrá-las há 5 anos: em uso de Losartana 50mg e Hidroclorotiazida 25mg. Não tem exames recentes. Ao exame físico dirigido, ausculta cardíaca evidencia ritmo regular em 3 tempos com a presença de B3, sem sopros, ausculta pulmonar evidencia estertores bibasais. Edema de membros inferiores 3+/4. FC: 65bpm, FR: 18 irpm, SatO2: 96%, PA: 160x90mmHg. Qual o diagnóstico mais provável e qual a classe funcional de acordo com a NYHA (New York Heart Association)?
Alternativas
Q1954584 Medicina
Em 2020 completou 30 anos a Lei 8.080/90 que regulamenta o SUS (Sistema Único de Saúde). Sobre a Atenção Primária à Saúde, no âmbito do SUS, considere as afirmativas a seguir:

I- Engloba um conjunto de ações de caráter individual ou coletivo, que envolvem a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos pacientes;
II- Observa uma cadeia progressiva, garantindo o acesso aos cuidados e às tecnologias necessárias e adequadas à prevenção e ao enfrentamento das doenças, para prolongamento da vida;
III- Constitui o primeiro e único ponto de contato dos usuários com o SUS;
IV- Cabe à atenção básica proceder aos encaminhamentos dos usuários para os atendimentos de média e alta complexidade.

As afirmativas corretas são:
Alternativas
Q1954585 Medicina
Seu Geraldo, 60 anos, comparece à segunda consulta agendada no Posto de Saúde da cidade. Ele se queixa de emagrecimento, embora venha comendo muito, bebe muita água e atribui a isso o aumento do número de vezes que tem urinado. Trabalha como pedreiro e nunca tinha precisado ir ao médico até o presente momento. Não faz uso de nenhuma medicação. Ao exame físico, ausculta cardíaca sem alterações, ausculta pulmonar também sem alterações. PA: 120x80mmHg. Peso: 52kg. Altura: 1,70m (IMC: 17,99). Trouxe os resultados dos exames laboratoriais que você solicitou: Creatinina: 1,5mg/dl / Glicemia de jejum 250 mg/dl. Qual o diagnóstico e qual o tratamento indicado?
Alternativas
Q1954586 Medicina
Juliana, 20 anos, comparece em demanda livre ao Posto de Saúde com queixa de náusea, vômitos, diarreia aquosa e febre há 3 dias. Nega sangue ou pus nas fezes. Refere sede exagerada, apresenta olhos fundos, boca e pele secas. Ao exame físico, encontra-se LOTE, PA 90x60mmHg, pulsos periféricos fracos. Qual o diagnóstico provável e qual o nível da desidratação? 
Alternativas
Q1954587 Medicina
João, 30 anos, comparece em demanda livre ao Posto de Saúde muito preocupado. Durante a consulta, refere o surgimento há 3 dias de ferida única no pênis, indolor, sem pus, fundo limpo, acompanhada de ínguas na virilha. Qual o diagnóstico e o tratamento indicado?
Alternativas
Q1954588 Medicina
A paciente Severina, 78 anos, foi admitida no PA após acidente automobilístico com queixa de tosse seca e dispneia progressiva. Ao exame físico inicial, apresenta hipotensão, desvio da traqueia à direita e distensão da veia jugular. O hemitórax esquerdo encontra-se hipertimpânico à percussão, tenso e pouco compressível à palpação, com murmúrios vesiculares diminuídos. Qual o diagnóstico provável e qual deve ser a primeira conduta?
Alternativas
Q1954589 Medicina
A Constituição Federal que é considerada o marco jurídico inicial, onde “nasce o SUS”, traz em seus artigos 196 ao 200, o “registro do SUS” e o artigo 198 traz em seu texto as Diretrizes e alguns dos Princípios do SUS. São diretrizes do SUS:
Alternativas
Q1954590 Medicina
Recomenda-se que as pessoas com risco médio para Câncer Colorretal iniciem o rastreamento regular aos 45 anos. As pessoas em bom estado geral de saúde e expectativa de vida de mais de 10 anos devem manter o rastreamento do Câncer Colorretal regularmente até os 75 anos de idade. Para pessoas com idades entre 76 e 85 anos, a decisão de fazer o rastreamento deve estar baseada em suas preferências pessoais, expectativa de vida, estado geral de saúde e histórico de rastreamento anterior. Pessoas com mais de 85 anos não precisam mais fazer o rastreamento de Câncer Colorretal. Quais são as opções corretas de exames para o rastreamento do Câncer Colorretal?

I-Exame imunoquímico fecal (FIT), anualmente; II-Exame de sangue oculto nas fezes pelo teste do guaiacol, anualmente; III-Colonoscopia, a cada 10 anos; IV-Colonoscopia, anualmente.

As afirmativas corretas são:
Alternativas
Q1954591 Medicina
O Câncer de Próstata permanece como a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino. Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com Câncer de Próstata ainda morrem devido à doença. Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados, embora um declínio importante tenha ocorrido nas últimas décadas em decorrência, principalmente, de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população masculina. Desta forma, deve-se fazer o rastreamento:
Alternativas
Q1954592 Medicina
José, 45 anos, comparece à Unidade de Pronto Atendimento com queixa de dor torácica à esquerda há 2 dias. Paciente refere tosse produtiva com expectoração amarelada há 5 dias, além de febre alta (mensurada 39º). Nos últimos 2 dias, evoluiu com dor torácica ventilatóriodependente à esquerda, dispneia e escarros hemáticos. Nega patologias prévias. Tabagista há 15 anos, 01 maço/dia. Etilismo diário, cerca de 2 garrafas de cerveja. Nega uso de drogas ilícitas. Ao exame físico, encontra-se em regular estado geral, LOTE, taquipnéico, mucosas coradas. Sinais vitais - PA: 120/80mmHg, FC: 100bpm, Tax: 38,5ºC, FR: 33irpm, Sat O2: 92%. AR: Expansibilidade levemente diminuída em 1/3 inferior do hemitórax esquerdo, macicez à percussão, murmúrio vesicular preservado com estertores crepitantes em base esquerda. Restante do exame segmentar sem alterações. Nega comorbidades ou internações prévias. Qual o diagnóstico provável?
Alternativas
Q1954593 Medicina
A hepatite B é uma doença causada por vírus e que acarreta inflamação do fígado. Não costuma apresentar sinais, mas quando aparecem os sintomas mais comuns são: dor abdominal, urina escura, fezes claras, cansaço, tontura, náusea, febre, pele e olhos amarelados. Podem surgir até seis meses após a infecção. Leia atentamente e analise as assertivas.

I- O vírus da hepatite B é transmitido pelo sangue e outros líquidos ou secreções corporais contaminadas. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia a dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha;
II- O vírus da hepatite B é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos ou da água contaminada;
III- A infecção pelo vírus da hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível;
IV- Todas as mulheres grávidas devem fazer o teste de hepatite B. O teste é especialmente importante para mulheres que se enquadram em grupos de alto risco, como profissionais de saúde.

As assertivas corretas são:
Alternativas
Q1954594 Medicina
No tratamento de um paciente com asma, um médico decide iniciar um beta-2 agonista de longa duração. Uma das opções é:
Alternativas
Q1954595 Medicina
Segundo estudos recentes, qual a principal opção de tratamento de primeira linha para o HIV em todas as populações? 
Alternativas
Q1954596 Medicina
Roberto, sexo masculino, 50 anos, apresentava queixa de emagrecimento e icterícia há três meses em consulta de rotina, na qual foi aventada a hipótese de hepatite e solicitado encaminhamento do paciente para a infectologia com sorologias. Em consulta da infectologia foi descartada a hipótese de hepatite e solicitada ultrassonografia (USG) abdominal total que evidenciou dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas, ducto colédoco ectasiado (1,8cm), vesícula biliar hidrópica com bile espessa, sem evidências de cálculos em seu interior e ectasia do ducto pancreático principal (5,9mm). Qual a principal hipótese diagnóstica para este caso?
Alternativas
Q1954597 Medicina
Mariana, sexo feminino, 26 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) queixando-se de febre alta, de início abrupto, acompanhada de cefaléia intensa, mal-estar geral, dor retro-orbitária, náusea e vômitos, com início do quadro há quatro dias. Ao exame físico, bom estado geral, corada, hidratada, anictérica. Sinais Vitais - Temperatura axilar: 39ºC, PA: 120x80mmHg; FC: 100bpm; FR: 15irpm. Pele sem lesões. Feita a hipótese diagnóstica de dengue, o(a) médico(a) deve realizar qual exame para triagem?
Alternativas
Q1954598 Medicina
Joaquim, 35 anos, pedreiro, casado com Joana com quem tem um casal de filhos de 6 e 11 anos. Consumidor de cachaça e cerveja desde os 12 anos, tendo adquirido este “hábito” com a sua família. Atualmente vem apresentando sintomas clínicos relacionados a problemas de estômago e fígado. Procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) perto de sua casa, foi atendido pelo Dr. Rodrigo, de quem gostou muito. Dr. Rodrigo pediu alguns exames e um “teste” com ele – deixou claro que ele precisaria diminuir ou parar de beber. Joaquim tentou parar e ficou assustado quando percebeu que não conseguia parar de beber. Na primeira semana, apresentou insônia, agitação e agressividade, voltando a beber. Quais são bons métodos para identificação e estratificação do alcoolismo? Leia atentamente e responda a alternativa com as assertivas corretas.

I- Questionário Cage; II- Teste AUDIT; III- Teste de Fagërstrom; IV- Inventário de Beck.

As afirmativas corretas são:
Alternativas
Q1954599 Medicina
Ivone, sexo feminino, 56 anos, com história de tabagismo se apresenta a seu clínico geral com sintomas de dispneia e tosse por vários dias. Seus sintomas começaram há 3 dias com rinorreia. Ela relata tosse matinal crônica com produção de escarro branco, que aumentou nos últimos 2 dias. Vem apresentando episódios semelhantes a cada inverno nos últimos 4 anos. Tabagista, fuma 20 cigarros por dia há 40 anos. A paciente nega hemoptise, calafrios ou perda de peso e ainda não teve nenhuma melhora da tosse com os medicamentos que tomou por conta própria. Qual a principal hipótese diagnóstica e a sua carga tabágica? 
Alternativas
Q1954600 Medicina
Jorge, sexo masculino, 55 anos, apresenta dor em ambos os joelhos, mais pronunciada à esquerda, há 2 anos, evoluindo com piora progressiva e dificuldade de deambulação. Radiografia evidencia Gonartrose com redução assimétrica do espaço articular, mais evidente em região medial de joelho e presença de osteófitos. Ele apenas se automedicou com dipirona 500mg, não fez uso de mais nenhuma outra medicação. Qual a primeira opção de tratamento farmacológico proposto?
Alternativas
Q1954601 Medicina
André, sexo masculino, 28 anos, procura atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) com queixa de tosse há 4 semanas, febre vespertina e perda de peso. Nega tabagismo. No Brasil, qual a principal hipótese diagnóstica e quais exames são usados para confirmá-la?
Alternativas
Q1954602 Medicina
Antônio, sexo masculino, 67 anos, história patológica pregressa de HAS e DM II (faz uso irregular de Losartana 50mg e Metformina 500mg) é trazido por familiares ao setor de emergência do Hospital Municipal com queixa de um quadro súbito de fraqueza ao lado direito do corpo e dificuldade para falar que iniciou há cerca de 30 minutos do momento da admissão. Não há histórico de trauma. Como deve ser realizado o atendimento inicial deste paciente?
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: C
5: B
6: D
7: B
8: A
9: C
10: B
11: B
12: A
13: D
14: B
15: B
16: E
17: A
18: B
19: D
20: A