Questões de Concurso Público Prefeitura de Costa Marques - RO 2022 para Medico Veterinário

Foram encontradas 20 questões

Q1957343 Veterinária
O período que compreende entre os primeiros sintomas da doença e o início dos sinais ou sintomas, com os quais pode se estabelecer o diagnóstico, o qual ocorre após o período de incubação, mas que antecede a patologia e que apresenta, muitas vezes, sinais e sintomas inespecíficos é chamado de:
Alternativas
Q1957344 Veterinária
Em relação à Tríade Epidemiológica, podemos dizer que os fatores que a compreende são: 
Alternativas
Q1957345 Veterinária
Os acidentes ofídicos têm importância médica em virtude de sua grande frequência e gravidade. A ocorrência do acidente ofídico está, em geral, relacionada a fatores climáticos e aumento da atividade humana nos trabalhos no campo. No Brasil, a fauna ofídica de interesse médico está representada principalmente pelos gêneros:
Alternativas
Q1957346 Veterinária
A raiva é uma zoonose e o vírus rábico, contido na saliva do animal, penetra no organismo principalmente por meio de mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas. No ciclo urbano, as principais fontes de infecção são o cão e o gato. Para a realização de testes diagnósticos, as amostras biológicas dos animais enviadas para o laboratório são:
Alternativas
Q1957347 Veterinária
Anemia Infecciosa Equina (A.I.E.), doença infecciosa causada por um lentivírus, podendo apresentar-se clinicamente sob as seguintes formas: aguda, crônica e inaparente. O diagnóstico da A.I.E. é feito por meio da:
Alternativas
Q1957348 Veterinária
Em relação aos conceitos epidemiológicos e os elementos utilizados para investigação de surtos, a medida da diferença do risco entre os indivíduos expostos e os indivíduos não expostos, representando o risco adicional de doença é chamada de: 
Alternativas
Q1957349 Veterinária
A Criptococose é uma infecção fúngica que tem duas formas: cutânea e profunda sistêmica. Causada por um fungo saprófita que vive no solo, frutas secas, cereais e nas árvores e é isolado nos excrementos de aves, principalmente pombos. O agente etiológico desta doença é o: 
Alternativas
Q1957350 Veterinária
Em relação às medidas de controle e prevenção da Brucelose animal, é obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina: 
Alternativas
Q1957351 Veterinária
Para o diagnóstico da Tuberculose em animais, é necessário realizar:
Alternativas
Q1957352 Veterinária
Em relação ao diagnóstico quantitativo e qualitativo de ovos de Fasciola e Paramphistomun nas fezes utiliza-se
Alternativas
Q1957353 Veterinária
A Filariose é uma doença parasitária causada por vermes alongados e filiformes da classe Nematoda. Oito espécies de filária são parasitas do homem, das quais seis são patógenas. Wuchereria bancrofti, Brugia malayi e B. timori são parasitas que se alojam nos vasos linfáticos. W. bancrofti é o principal agente etiológico da filariose linfática nos trópicos úmidos. O Hospedeiro Intermediário (HI) pode ser dos gêneros:
Alternativas
Q1957354 Veterinária
O escorpião é um artrópode quelicerado, pertencente ao Filo Arthropoda (arthro: articuladas/podos: pés), classe Arachnida (por terem oito pernas) e ordem Scorpiones. A denominação escorpião é derivada do latim scorpio/scorpionis. Em certas regiões do Brasil, também é chamado de lacrau. As principais espécies capazes de causar acidentes graves são, EXCETO: 
Alternativas
Q1957355 Veterinária
O sucesso na captura de morcegos está condicionado aos métodos utilizados, ao conhecimento prévio de fontes alimentares e dos abrigos existentes. Atualmente, no Brasil, em estudos sobre biodiversidade, o método de captura mais utilizado é: 
Alternativas
Q1957356 Veterinária
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania, de transmissão vetorial, que acomete a pele e as mucosas. É primariamente uma infecção zoonótica que afeta outros animais e não o homem, o qual pode ser envolvido secundariamente. A principal forma de transmissão é a(o): 
Alternativas
Q1957357 Veterinária
A Patologia que cursa com o desenvolvimento de lesões cutâneas granulomatosas, ulceradas ou fistuladas, localizadas, principalmente, nos membros, cabeça e partes baixas do tórax e abdome, que ocorre principalmente no verão, período de chuvas intensas e temperaturas altas, sendo a espécie equina a mais atingida, ocasionada por um fungo, é a: 
Alternativas
Q1957358 Veterinária
A desinfecção é o processo que elimina todos os microorganismos ou objetos inanimados patológicos, com exceção dos endosporos bacterianos. São utilizados neste processo, EXCETO:
Alternativas
Q1957359 Veterinária
Sobre a Peritonite Infecciosa Felina, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1957360 Veterinária
A Bordetella bronchiseptica é agente etiológico da:
Alternativas
Q1957361 Veterinária
Os ratos são particularmente importantes por terem distribuição cosmopolita e por serem responsáveis pela maior parte dos prejuízos econômicos e sanitários causados ao homem. São considerados roedores sinantrópicos comensais as espécies:  
Alternativas
Q1957362 Veterinária
Os resíduos de saúde veterinária são classificados em grupos, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: D
5: B
6: B
7: B
8: D
9: D
10: A
11: C
12: D
13: B
14: A
15: C
16: E
17: B
18: B
19: E
20: C