Questões de Concurso Público CISDESTE - MG 2024 para Contador

Foram encontradas 5 questões

Q2506237 Saúde Pública
Um município deseja melhorar os serviços de atendimento médico de emergência em sua região e decide firmar parcerias com entidades federais para receber recursos financeiros. Qual instrumento seria mais apropriado para essa finalidade?
Alternativas
Q2506238 Saúde Pública
A Rede Cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde, consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. De acordo com a Portaria de Consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017, a Rede Cegonha tem como princípios:


I. O respeito à diversidade cultural, étnica e racial.
II. O enfoque de gênero.
III. A garantia dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos de mulheres, homens, jovens e adolescentes.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
Alternativas
Q2506239 Saúde Pública
Durante a implementação de um programa de capacitação de profissionais de saúde em um município, uma entidade privada, sem fins lucrativos, se junta ao projeto para oferecer recursos financeiros e expertise na área. Nesse contexto, qual é o papel do "interveniente"?
Alternativas
Q2506240 Saúde Pública
Acerca da Portaria nº 2048/2002, julgue as frases abaixo:


I. A abertura de qualquer Serviço de Atendimento às Urgências e Emergências deve ser antecedida por uma consulta ao Gestor do SUS de nível federal, a fim de verificar as normas vigentes, a necessidade de sua criação e a viabilidade de seu cadastramento. Mesmo na ausência dessa consulta, o SUS é obrigado a realizar o cadastramento.

II. Sistema Estadual de Urgência e Emergência deve se estruturar a partir da leitura ordenada das necessidades sociais em saúde e sob o imperativo das necessidades humanas nas urgências. O diagnóstico destas necessidades deve ser feito a partir da observação e da avaliação dos territórios sociais com seus diferentes grupos humanos, da utilização de dados de morbidade e mortalidade disponíveis e da observação das doenças emergentes.

III. A Regulação Médica das Urgências, baseada na implantação de suas Centrais de Regulação, é o elemento ordenador e orientador dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. As Centrais, estruturadas nos níveis estadual, regional e/ou municipal, organizam a relação entre os vários serviços, qualificando o fluxo dos pacientes no Sistema e geram uma porta de comunicação aberta ao público em geral, através da qual os pedidos de socorro são recebidos, avaliados e hierarquizados.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
Alternativas
Q2506241 Saúde Pública
De acordo com a Portaria de Consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017, são Redes de Serviço de Saúde, EXCETO: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D
5: B