Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2024 para Analista Municipal - Orientação Artística

Foram encontradas 18 questões

Q2489794 Artes Cênicas
Este educador musical realizou suas famosas viagens pelo norte e nordeste do país. Ficou impressionado com os instrumentos musicais, as cantigas de roda e os repentistas. Suas experiências resultaram, mais tarde, em "O Guia Prático", uma coletânea de canções folclóricas destinadas à educação musical nas escolas. Tornou-se conhecido como um revolucionário que provocava um rompimento com a música acadêmica no Brasil. Na música, foi principal representante do canto orfeônico no Brasil, por volta da década de 30, foi o compositor, que “[...] acabou transformando a aula de música numa teoria musical baseada nos aspectos matemáticos e visuais do código musical com a memorização de peças orfeônicas.
O texto refere-se a:
Alternativas
Q2489807 Artes Cênicas
Historicamente, o homem utilizava-se da dança apenas para expressar sentimentos e agradecimentos. Apesar desse caráter persistir ainda hoje, outros aspectos foram incorporados à dança, contribuindo para o seu crescimento enquanto arte e educação. A dança na escola:

I. Deve proporcionar oportunidades para que o aluno desenvolva todos os seus domínios do comportamento humano e, por meio de diversificações e complexidades, a professora contribua para a formação de estruturas corporais mais complexas.”
II. Deve ser uma prática pedagógica mais coerente com a realidade escolar, onde a dança preparará o corpo e a mente dos alunos a fim de que se exercitem de acordo com suas necessidades, estimulando através dos movimentos espontâneos e a precisão do gesto, o processo ensino aprendizagem.
III. É a arte do espetáculo, é a educação por meio da arte atuação. E tem suma importância para se alcançar os objetivos da Educação, um deles sendo o desenvolvimento do produto cultural, função específica. Deste modo, esta prática propicia ao aluno grandes mudanças internas e externas, no que se refere ao seu comportamento, na forma de se expressar e pensar.

Marque a alternativa correta.
Alternativas
Q2489808 Artes Cênicas
Nascido na Ilha das Canárias, uma possessão espanhola, estudou em Coimbra, Portugal, onde se formou em Letras. Lá, segundo Armando Cardoso (1977), biógrafo do missionário, tomou contato com a dramaturgia de Gil Vicente, maior autor do teatro medieval português, influência que levaria consigo ao se mudar para o Brasil. Durante muito tempo, especulou-se que a primeira peça, obra encomendada pelo padre Manuel da Nóbrega e conhecida pelo nome de Pregação Universal, teria sido montada entre 1567 e 1570 em São Vicente, litoral paulista. Armando Cardoso, valendo-se do cotejo de inúmeras fontes, defende que a referida encenação se deu na antiga Vila de Piratininga, núcleo germinal da cidade de São Paulo, no ano de 1561.
O texto faz referência a:
Alternativas
Q2489809 Artes Cênicas
Seu aparecimento se deve, conforme relatam quase todos os compêndios de história teatral, às cerimônias religiosas realizadas em louvor de Dionísio, deus simbolicamente ligado à cultura da uva, à produção do vinho e ao delírio místico (desrazão). A principal fonte a quem os historiadores costumam recorrer é o Aristóteles, que em sua obra Poética ou Arte Poética afirma que tanto a tragédia como a comédia, os dois principais gêneros do teatro , se originaram a partir de cantos e louvores feitos em homenagem a Dionísio, deus também conhecido pelos nomes de Évio, Íaco, Báquio, Brômio.
O texto faz referência:
Alternativas
Q2489810 Artes Cênicas
Gênero híbrido que misturava aspectos trágicos e cômicos. De acordo com Luiz Paulo Vasconcelos (2009, p. 100), “ neste gênero um personagem central, geralmente um dos heróis trágicos visto na trilogia precedente, era caricaturado numa situação ridícula qualquer”
O texto está falando sobre:
Alternativas
Q2489811 Artes Cênicas
Procura imitar o homem ou em sua própria medida ou, o que é mais comum, de maneira inferior a esta, ressaltando seus traços mais baixos e ridículos. Propõe uma reprodução mais realista, na qual os enredos são inventados pelos próprios autores e não retirados de mitologias ancestrais.
O texto se relaciona:
Alternativas
Q2489812 Artes Cênicas
Sobre a Cena Grega podemos afirmar:

I. Tanto a tragédia como a comédia eram encenadas por atores mascarados.
II. As personagens femininas eram interpretadas por mulheres, pois somente estas tinham autorização para atuar.
III. Além das máscaras, que cobriam todo o rosto, os atores trágicos paramentavam-se com uma vestimenta de mangas largas e cores variadas chamada quíton.
IV. Para realçar suas presenças cênicas, conferindo-lhes maior estatura, calçavam pernas de pau com solas altas.
V. Na construção da cena, três atores se revezavam: o primeiro, conhecido como protagonista; o segundo, o antagonista; e o terceiro, o tritagonista.
Alternativas
Q2489813 Artes Cênicas
Alguns estudos sobre a história do teatro definem ____________ como um tipo rústico de farsa surgido na Sicília e que, posteriormente, desenvolveu-se na Grécia. Lá ele teria adquirido, inclusive, forma literária, pelas mãos de poetas como Sófron e Epicarmo, valendo-se de assuntos retirados do cotidiano e apresentados de modo burlesco. Segundo Margot Berthold (2010), as personagens eram pessoas anônimas do povo, tais como trapaceiros, estalajadeiras, alcoviteiras e cortesãs.
A asserção que completa o texto corretamente é:
Alternativas
Q2489814 Artes Cênicas
O reaparecimento do teatro na Idade Média pelos canais da religião cristã-católica teria reproduzido, de certa forma, o processo já visto nos ritos gregos em louvor a Dionísio.
O drama cristão primitivo surgiu a partir do desenvolvimento adquirido pela liturgia católica na celebração da páscoa, momento simbolicamente ligado à paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A transposição visual dos evangelhos, que começara nas artes plásticas, adentrava agora no campo das artes cênicas.
Em meados do século IX, um diálogo foi inserido nas sequências mudas da missa de Páscoa, em torno do tema da ressurreição, gerando uma variação da liturgia original.

O texto faz menção a um tipo de diálogo do teatro na idade média conhecido como:
Alternativas
Q2489815 Artes Cênicas
O mais antigo fragmento de teatro espanhol, os 147 versos contidos em _________________ data do século XII. Além dele, da dramaturgia medieval em língua castelhana restaram apenas dois curtos poemas dramáticos, da segunda metade do século XV, escritos por Gomez Manrique. Se, por um lado, apenas três textos dessa época sobreviveram, há inúmeras referências a espetáculos, sacros ou profanos, apresentados em território espanhol.
A asserção que completa o texto corretamente é:
Alternativas
Q2489816 Artes Cênicas
Nessas eras, a dança estava diretamente relacionada à sobrevivência, no sentido de que os homens, vivendo em tribos isoladas e se alimentando de caça e pesca e de vegetais e frutos colhidos da natureza, criavam rituais em forma de dança que impediriam eventos naturais de prejudicar essas atividades. Em cavernas como as da Serra da Capivara, no Piauí, no Brasil, Fulton’s Rock, na África do Sul, Altamira, na Espanha e Lascaux, na França, podemos conhecer muitos desenhos dessas eras. Eles representam cenas de pessoas em roda, dançando em volta de animais e vestidas com suas peles; são figuras correndo e saltando, imitando as posturas e movimentos desses animais.
O texto apresentado se refere a uma parte histórica da dança conhecida como: 
Alternativas
Q2489817 Artes Cênicas
A dança era muito valorizada entre _____________. Para eles, o ideal de perfeição estava na harmonia entre corpo e espírito, que deveria aparecer em um corpo bem moldado, adquirido graças ao esporte e à dança. As crianças eram educadas para a guerra e acreditavam que a dança contribuía para o equilíbrio da mente e aprimoramento do espírito, como também lhes daria a agilidade necessária para a vida militar.Ela era acessível a todos os cidadãos e, somente com o declínio da cultura, a dança passa apenas à esfera do entretenimento.
A asserção que completa o texto corretamente é:
Alternativas
Q2489818 Artes Cênicas
Neste período histórico , para a dança, foi um período contraditório. Nessa época, a Igreja tornou-se autoridade constituída. Manifestações corporais foram proibidas, uma vez que a dança foi vinculada ao pecado. Os teatros foram fechados e eram usados apenas para manifestações e festas religiosas.A Igreja, porém, não conseguiu interferir nas danças populares dos camponeses, que continuaram a fazer suas festas nas épocas de semeadura e colheita e no início. Este período ficou conhecido como: 
Alternativas
Q2489819 Artes Cênicas
Quando Catarina de Médicis deixou Florença para se casar com o Duque de Orleans, (futuro Henrique II, da França), e se tornar a rainha dos franceses, levou com ela um grande número de artistas italianos, influenciando definitivamente a arte produzida na França. Entre estes artistas estavam Leonardo da Vinci, já na maturidade e também Baldassaro de Belgiojoso, músico, bailarino e coreógrafo, que mais tarde passou a se chamar Balthasar de Beaujoyeux. Este preparou para o casamento do Rei de Navarra,(futuro Henrique IV da França) com Marguerite de Lorraine, filha de Catarina de Médicis e Henrique II, uma maneira nova de divertimento.
Estava criado o:
Alternativas
Q2489820 Artes Cênicas
Este período histórico produziu balés de enorme impacto, onde a magia da luz a gás, de tonalidade azulada, uma novidade para a época, perfeita para as cenas misteriosas ao luar, produziu um imenso efeito cênico em balés como La Sylphide, Giselle, Coppélia, onde grandes bailarinas como: Marie Taglioni, que foi a primeira a fazer sucesso dançando nas pontas dos pés; Fanny Cerrito, Fanny Elssler, Carlota Grisi, Carlota Zambelli, brilharam em papéis de elfos, sílfides e willis. Era a época de ouro da dança, onde a qualidade da arte era colocada acima de qualquer efeito popularesco. Dentro deste contexto podemos afirmar que o texto se refere ao período conhecido como: 
Alternativas
Q2489821 Artes Cênicas
O Rio de Janeiro, antes uma pacata cidade provinciana da colônia portuguesa, transformou-se na sede do reino, abrigando toda a côrte, que se transferiu de Lisboa para esta cidade. Para o divertimento da nobreza não tardou que lá fossem construídos teatros e inúmeras trupes incluíssem o Rio de Janeiro em suas apresentações. Segundo o pesquisador Eduardo Sucena em seu livro “A Dança Teatral no Brasil”,o primeiro a chegar aqui foi__________________ inaugurando, assim, a tradição da dança de arte no Brasil.
A asserção que completa o texto corretamente é:
Alternativas
Q2489822 Artes Cênicas
A primeira escola pública de dança brasileira foi a Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, fundada em abril de 1927 e foi criada pela bailarina russa, apaixonada pelo Rio de Janeiro e que resolveu estabelecer residência fixa com o apoio do crítico Mário Nunes.
O texto faz referência a:
Alternativas
Q2489823 Artes Cênicas
Em 1945 - Chega ao Rio de Janeiro, um dos pilares da dança clássica no Brasil. De origem russa, Leskova nasceu em Paris onde estudou com Egorova, Kniasev e Obukhov. Foi bailarina na Ópera Comique de Paris, no Ballet de La Jeunesse e no famoso Original Ballet Russe. No Brasil, foi, diversas vezes, diretora do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e criou o seu próprio grupo, o Ballet Society.
O texto faz referência a: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: A
6: A
7: D
8: B
9: A
10: E
11: C
12: A
13: C
14: A
15: E
16: D
17: A
18: C