Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2024 para Analista Municipal - Orientação Músical

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Q2489651 Educação Artística
Sobre o Histórico do Ensino da Arte no Brasil podemos dizer que:

I. no período que vai dos anos 20 aos dias de hoje — faixa de tempo concomitante àquela em que se assistiu a várias tentativas de trabalhar a arte fora das escolas, tais como os Conservatórios Musicais e Dramáticos, as Escolas de Música, as Escolinhas de Arte
II. as novas concepções sobre a modernidade e o papel das artes no Brasil foram difundidas em depoimentos, revistas e movimentos, como a Revista Klaxon (SP, 1922), as revistas de música Ariel (SP, 1923) e Brasil Musical (RJ, 1923) e a Revista Nova (PA, 1923-29).
III. apesar de ter sido um movimento sem grande impacto e repercussão na arte brasileira, a “Semana de Arte Moderna de São Paulo”, em 1922, demonstrou por sete dias o que era o pensamento de vanguardas e estiveram envolvidos artistas de várias modalidades: artes plásticas, música, poesia, dança etc.
IV. em artes plásticas, acompanhou-se uma abertura crescente para as novas expressões e vanguardas e surgimento dos museus de arte moderna e contemporânea em todo o país.
V. a modernidade no teatro brasileiro se consolida com os movimentos dos teatros clássicos da cultura Elizabetana, que demonstraram tanto seu impulso criador quanto atuação social. 
Alternativas
Q2489652 Educação Artística
A história da música ocidental, em sentido estrito, começa com a música da igreja cristã. Todavia, ao longo de toda a Idade Média, e mesmo nos dias de hoje, artistas e intelectuais têm ido continuamente à __________________ à procura de ensinamentos, correções e inspiração nos mais diversos campos de atividades. Isto também é válido para a música, embora com algumas diferenças importantes em relação às outras artes.
A asserção que completa corretamente o texto é:
Alternativas
Q2489653 Educação Artística
De acordo com GROUT e PALISCA houve uma razão importante para o desaparecimento das tradições da prática musical da sociedade pagã, no início da Idade Média: a maior parte desta música estava associada a práticas sociais que a igreja primitiva via com horror ou a rituais pagãos que julgava ser eliminados. Por conseguinte, foram feitos todos os esforços, não apenas para afastar da Igreja essa música, que traria tais abominações ao espírito dos fiéis, como, se possível, para apagar por completo a memória dela. O texto faz referência a sociedade pagã:
Alternativas
Q2489654 Educação Artística
A mitologia __________ atribuía à música origem divina e designava como seus inventores e primeiros intérpretes deuses e semideuses, como Apolo, Anfião e Orfeu. Neste obscuro mundo pré-histórico, a música tinha poderes mágicos: as pessoas pensavam que eram capazes de curar doenças, purificar o corpo e o espírito e operar milagres no reino da Natureza.
Também no Antigo Testamento se atribuíam à música idênticos poderes: basta lembrar apenas o episódio em que David cura a loucura de Saul tocando harpa ou o soar das trombetas e a vozearia que derrubaram as muralhas de Jericó.

A asserção que completa corretamente o texto é:
Alternativas
Q2489655 Educação Artística
Das qualidades e efeitos morais da música, integrava-se na concepção pitagórica da música como microcosmos, um sistema de tons e ritmos regido pelas mesmas leis matemáticas que operam no conjunto da criação visível e invisível. A música, nesta concepção, não era apenas uma imagem passiva do sistema ordenado do universo; era também uma força capaz de afetar o universo — daí a atribuição dos milagres aos músicos lendários da mitologia. Numa fase posterior, mais científica, passaram a sublinhar-se os efeitos da música sobre a vontade e, consequentemente, sobre o carácter e a conduta dos seres humanos. O modo como a música agia sobre a vontade foi explicado por Aristóteles através da doutrina da imitação.
O texto faz referência à: 
Alternativas
Q2489656 Educação Artística
À medida que a igreja cristã primitiva se expandia de Jerusalém para a Ásia Menor e para o Ocidente, chegando à África e à Europa, ia acumulando elementos musicais provenientes de diversas zonas. Os mosteiros e igrejas da Síria tiveram um papel importante no desenvolvimento dos salmos e dos hinos. Estes dois tipos de música religiosa parecem ter-se difundido a partir da Síria, via Bizâncio, até Milão e outros centros ocidentais. Dentro deste contexto é correto afirmar que a primeira atividade musical documentada da igreja cristã foi:
Alternativas
Q2489657 Educação Artística
Esta prática musical deixou marcas no cantochão ocidental, particularmente na classificação do reportório em oito modos e num certo número de cânticos importados pelo Ocidente em momentos diversos entre o século VI e o século IX. As peças mais perfeitas e mais características desta prática eram os hinos.
O texto faz referência à:
Alternativas
Q2489658 Educação Artística
O século XI não foi menos crucial para a história da música. Nesses anos tiveram início certas mudanças que, quando levadas às últimas consequências, viriam a conferir à música do Ocidente muitas das suas características fundamentais, esses traços que a distinguem das outras músicas do mundo. Dentre tais mudanças, podemos citar que __________ foi a pouco e pouco substituindo a improvisação enquanto forma de criação de peças musicais.
A asserção que completa o texto corretamente é:
Alternativas
Q2489660 Educação Artística
Leónin introduziu nos seus organa partes bem distintas (cláusulas) em estilo de descante. A ideia fascinou, manifestamente, os compositores da geração seguinte — a tal ponto que Pérotin e outros músicos criaram centenas de cláusulas de descante, muitas das quais concebidas como alternativas ou substitutos para as de Léonin e outros compositores mais antigos. Estas «cláusulas de substituição» eram permutáveis; podiam escrever-se cinco, ou mesmo dez, utilizando o mesmo tenor, e de entre estas o mestre de coro podia escolher qualquer uma para determinada ocasião. É de presumir que as vozes mais agudas acrescentadas não tivessem originalmente letra, mas ainda antes de meados do século começaram a ser-lhes adaptadas letras — geralmente tropos ou paráfrases, em verso latino rimado, do texto do tenor. Por fim, as cláusulas destacaram-se dos longos organa de que faziam parte e iniciaram uma vida própria enquanto composições separadas — do mesmo modo que a sequência, tendo começado por ser um apêndice do aleluia, veio mais tarde a tornar-se independente. Provavelmente por causa da letra, as recém-autónomas cláusulas de substituição receberam o nome de:
Alternativas
Q2489661 Educação Artística
Três tipos de composições seculares italianas estão representadas no códice Squarcialupi e em manuscritos mais antigos. Um destes era habitualmente escrito para duas vozes; os textos eram idílicos, bucólicos, amorosos ou então poemas satíricos de duas ou três estrofes de três versos.
As estrofes tinham todas a mesma música; no final das estrofes um par de versos adicional, chamado ritornello, tinha uma música diferente e um compasso também diferente. Uma característica que se aproxima da forma mais antiga que é o conduetus é a presença de passagens melismáticas decorativas no fim e, por vezes, no início dos versos.
O texto faz referência:
Alternativas
Q2489662 Educação Artística
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica, cabe à área de educação musical discutir caminhos e processos para sua implantação , enfrentando as dificuldades e contribuindo para sua efetivação. E nesse quadro, como aponta Sobreira (2008, p. 50), “[...] uma escola nunca será igual a outra. Nem mesmo as turmas dentro de uma mesma escola serão iguais e, portanto, não existe um caminho único, sendo essa opinião consenso entre vários educadores
ASSIM
II. A reflexão sobre a prática deve nortear a busca de respostas pedagógicas para as necessidades do cotidiano da sala de aula. É necessário conhecer diferentes métodos de educação musical, para aprender com as experiências já realizadas, com as propostas já sistematizadas, sem, no entanto, torná-los uma camisa de força: O problema, afinal, é não tomar esses métodos como um conjunto de técnicas a reproduzir, consagradas pela assinatura de seu autor, e portanto capazes de garantir, em todos os níveis, a nossa prática.

Acerca das asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2489663 Educação Artística
Em música, a partir dos anos 30 dominou uma prática pedagógica que teve à frente o compositor Villa-Lobos. Embora não tenha sido o primeiro programa de educação musical brasileiro sério, nem o único, pois coexistiu em um emaranhado de tendências diversas, notadamente a escola-novista, esse projeto pretendia levar a linguagem musical de maneira sistemática a todo o país. O texto faz referência a prática pedagógica conhecida como: 
Alternativas
Q2489664 Educação Artística
Na música, o Brasil viveu progresso excepcional, tanto na criação musical erudita como na popular. A corrente musical erudita nacionalista que se fortaleceu com________________vai rivalizar-se com outra, a de vanguarda, após a década de 1930, quando estão mais evidentes as inovações pelas quais passava a música européia, como a dodecafônica, entre outras. Na área popular, traça-se a linha que vem de Pixinguinha e Noel Rosa e chega, hoje, ao movimentado intercâmbio internacional de músicos, ritmos, sonoridades, técnicas, composições etc, passando por momentos de grande penetração da música nacional na cultura mundial.
A asserção que preenche o texto corretamente é:
Alternativas
Q2489665 Educação Artística
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. É necessário procurar e repensar caminhos que nos ajudem a desenvolver uma educação musical que considere o mundo contemporâneo em suas características e possibilidades culturais. Uma educação musical que parta do conhecimento e das experiências que o jovem traz de seu cotidiano, de seu meio sociocultural e que saiba contribuir para a humanização de seus alunos.
ASSIM
II. Quando e como trabalhar os vários tipos de música levados para a sala de aula vai depender do gosto musical do professor, tendo em vista uma reestruturação dos alunos, suas vivências e o meio ambiente, sem explorar a bagagem que o aluno traz consigo.
Alternativas
Q2489666 Educação Artística
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Aprender a sentir, expressar e pensar a realidade sonora ao redor do ser humano, que constantemente se modifica nessa rede em que se encontra, auxilia o jovem e o adulto, em fase de escolarização básica, a desenvolver capacidades, habilidades e competências em música.
PORQUE
II. Construindo sua competência artística nessa linguagem, sabendo comunicar-se e expressar-se musicalmente, o aluno poderá, ao conectar o imaginário e a fantasia aos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolver o poético, a dimensão sensível que a música traz ao ser humano.
Alternativas
Q2489668 Educação Artística
Com suas descobertas, abriu as portas para as inovadoras pedagogias musicais que surgiram na primeira metade do século XX. Desenvolveu gradualmente um método de educação musical baseado no movimento, onde o aprendizado ocorre por meio da música e pela música, por meio de uma escuta ativa.
O texto faz referência a:
Alternativas
Q2489669 Educação Artística
Sistema de educação musical criado por Dalcroze, que visa à musicalização do corpo – é uma disciplina na qual os elementos da música são estudados através do movimento corporal. Por questionar a relação entre música e movimento através da interação espaço-tempo-energia, o Método Dalcroze despertou interesse no meio artístico, sobretudo entre dançarinos e dramaturgos.
O texto faz referência ao sistema de educação musical conhecido como: 
Alternativas
Q2489670 Educação Artística
Me parece que a faculdade de ___________ deveria ser cultivada desde o início dos estudos musicais. Parece inútil ensinar uma técnica a alguém que não tenha o desejo de se servir da mesma, para um fim pessoal. É muito belo saber exprimir as ideias dos outros, mas é preciso, mesmo assim, saber exprimir, de tempos em tempos, as suas próprias ideias. Jaques-Dalcroze, 1948, p. 141
A asserção que preenche corretamente a lacuna é :
Alternativas
Q2489671 Educação Artística
Destaca-se como um dos pedagogos musicais durante o século XX, cujo legado permanece no presente. Seu pensamento filosófico contempla a música como pertencente a todos e como parte integrante da cultura do ser humano. Para o pedagogo, as aulas de música devem ser regularmente oferecidas nas escolas, de modo a propiciar o apreciar e o pensar musical, tornando a alfabetização e as habilidades musicais parte da vida do cidadão. Em sua concepção, ser musicalmente alfabetizado inclui apropriar-se da música com capacidade de pensar, ouvir, expressar, ler e escrever utilizando a linguagem musical tradicional.
O texto faz referência a: 
Alternativas
Q2489672 Educação Artística
A proposta de Kodály é essencialmente estruturada no uso da ___________ Assim, seu material pedagógico musical difere da proposta pedagógica de outros educadores musicais, tais como Carl Orff ou Murray Schaffer. Para Kodály e seus colaboradores, a proposta envolve três tipos de materiais musicais:

I. canções e jogos infantis cantados na língua materna;
II. melodias folclóricas nacionais (com futuro acréscimo de melodias de outras nações)
III. temas derivados do repertório erudito ocidental.

A asserção que preenche corretamente a lacuna é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: B
5: E
6: E
7: A
8: D
9: A
10: D
11: A
12: A
13: E
14: C
15: A
16: A
17: E
18: E
19: E
20: E