Questões de Concurso Público Prefeitura de Manaus - AM 2024 para Analista Municipal - Orientação Músical

Foram encontradas 29 questões

Q2489651 Educação Artística
Sobre o Histórico do Ensino da Arte no Brasil podemos dizer que:

I. no período que vai dos anos 20 aos dias de hoje — faixa de tempo concomitante àquela em que se assistiu a várias tentativas de trabalhar a arte fora das escolas, tais como os Conservatórios Musicais e Dramáticos, as Escolas de Música, as Escolinhas de Arte
II. as novas concepções sobre a modernidade e o papel das artes no Brasil foram difundidas em depoimentos, revistas e movimentos, como a Revista Klaxon (SP, 1922), as revistas de música Ariel (SP, 1923) e Brasil Musical (RJ, 1923) e a Revista Nova (PA, 1923-29).
III. apesar de ter sido um movimento sem grande impacto e repercussão na arte brasileira, a “Semana de Arte Moderna de São Paulo”, em 1922, demonstrou por sete dias o que era o pensamento de vanguardas e estiveram envolvidos artistas de várias modalidades: artes plásticas, música, poesia, dança etc.
IV. em artes plásticas, acompanhou-se uma abertura crescente para as novas expressões e vanguardas e surgimento dos museus de arte moderna e contemporânea em todo o país.
V. a modernidade no teatro brasileiro se consolida com os movimentos dos teatros clássicos da cultura Elizabetana, que demonstraram tanto seu impulso criador quanto atuação social. 
Alternativas
Q2489652 Educação Artística
A história da música ocidental, em sentido estrito, começa com a música da igreja cristã. Todavia, ao longo de toda a Idade Média, e mesmo nos dias de hoje, artistas e intelectuais têm ido continuamente à __________________ à procura de ensinamentos, correções e inspiração nos mais diversos campos de atividades. Isto também é válido para a música, embora com algumas diferenças importantes em relação às outras artes.
A asserção que completa corretamente o texto é:
Alternativas
Q2489653 Educação Artística
De acordo com GROUT e PALISCA houve uma razão importante para o desaparecimento das tradições da prática musical da sociedade pagã, no início da Idade Média: a maior parte desta música estava associada a práticas sociais que a igreja primitiva via com horror ou a rituais pagãos que julgava ser eliminados. Por conseguinte, foram feitos todos os esforços, não apenas para afastar da Igreja essa música, que traria tais abominações ao espírito dos fiéis, como, se possível, para apagar por completo a memória dela. O texto faz referência a sociedade pagã:
Alternativas
Q2489654 Educação Artística
A mitologia __________ atribuía à música origem divina e designava como seus inventores e primeiros intérpretes deuses e semideuses, como Apolo, Anfião e Orfeu. Neste obscuro mundo pré-histórico, a música tinha poderes mágicos: as pessoas pensavam que eram capazes de curar doenças, purificar o corpo e o espírito e operar milagres no reino da Natureza.
Também no Antigo Testamento se atribuíam à música idênticos poderes: basta lembrar apenas o episódio em que David cura a loucura de Saul tocando harpa ou o soar das trombetas e a vozearia que derrubaram as muralhas de Jericó.

A asserção que completa corretamente o texto é:
Alternativas
Q2489655 Educação Artística
Das qualidades e efeitos morais da música, integrava-se na concepção pitagórica da música como microcosmos, um sistema de tons e ritmos regido pelas mesmas leis matemáticas que operam no conjunto da criação visível e invisível. A música, nesta concepção, não era apenas uma imagem passiva do sistema ordenado do universo; era também uma força capaz de afetar o universo — daí a atribuição dos milagres aos músicos lendários da mitologia. Numa fase posterior, mais científica, passaram a sublinhar-se os efeitos da música sobre a vontade e, consequentemente, sobre o carácter e a conduta dos seres humanos. O modo como a música agia sobre a vontade foi explicado por Aristóteles através da doutrina da imitação.
O texto faz referência à: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: B
5: E