Questões de Concurso Público Prefeitura de Recife - PE 2024 para Médico 20 Horas - Citopatologia
Foram encontradas 25 questões
O texto abaixo, refere-se às seguinte células não-epiteliais:
São incomuns nos esfregaços cervicovaginais e exibem núcleo excêntrico, redondo ou oval, com cromatina arranjada em grumos no padrão de roda de leme. Quando presentes são geralmente associados a linfócitos, caracterizando processo inflamatório crônico.
I. Nas fases iniciais da menopausa, as imagens citológicas serão parecidas com aquelas do período pós-ovulatório do ciclo menstrual, tendo como característica a baixa atividade estrogênica. Há predomínio das células escamosas intermediárias, e ausência das células escamosas superficiais.
II. Na menopausa há presença significativa de células parabasais, devido à reduzidíssima produção estrogênica. Pode ser possível a visualização de escassas células intermediárias ou superficiais. Esses esfregaços espelham a ausência de maturação do epitélio escamoso, sendo por isso classificados como atróficos.
III. Após um tempo, que varia de alguns meses a vários anos, dependendo da mulher, a atividade estrogênica decai progressivamente. Haverá um predomínio de células intermediárias agrupadas, algumas das quais possuem depósitos amarelados de glicogênio (células naviculares).
Estão presentes no epitélio brônquico, tanto de forma isolada como em agregados e só são identificadas através de colorações especiais ou pela microscopia eletrônica. Seus produtos de secreção são capazes de modular a proliferação celular, a reparação brônquica, a permeabilidade vascular e o tônus da musculatura dos vasos e brônquios, exercendo importante papel na patogênese da asma. Quando transformadas por carcinógenos originam o carcinoma de pequenas células, uma das neoplasias pulmonares mais agressivas.