Questões de Concurso Público Prefeitura de Recife - PE 2024 para Médico 20 Horas - Citopatologia

Foram encontradas 25 questões

Q2406591 Medicina
Quando solicitado pelo patologista ou quando o laboratório recebe esfregaços secos sem fixação, o ideal é recorrer à coloração de Giemsa, que é específica para esfregaços secos. Deve-se deixar o corante Giemsa dissolver na glicerina em estufa a:
Alternativas
Q2406592 Medicina
A Coloração de Papanicolaou é utilizada para detectar alterações em células do colo uterino. Durante o processo, o material coletado deve corar no corante EA-36, por:
Alternativas
Q2406593 Medicina
A Coloração de Tricômico de Mallory é utilizada para a visualização de diferentes estruturas do tecido conjuntivo em diferentes cores. Quando dos resultados, é apresentado:
Alternativas
Q2406594 Medicina
Nos esfregaços cervicovaginais em condições normais, as células endometriais são observadas até o 12º dia do ciclo menstrual, no início da gravidez quando ocorre implantação do ovo, durante aborto e no período de pós-parto imediato. As células glandulares endometriais se diferenciam das células endocervicais pelo. 
Alternativas
Q2406595 Medicina

O texto abaixo, refere-se às seguinte células não-epiteliais:


São incomuns nos esfregaços cervicovaginais e exibem núcleo excêntrico, redondo ou oval, com cromatina arranjada em grumos no padrão de roda de leme. Quando presentes são geralmente associados a linfócitos, caracterizando processo inflamatório crônico.

Alternativas
Q2406596 Medicina
A avaliação cito-hormonal é realizada mediante índices, dentre os quais os mais comuns são o índice picnótico (IP) e o índice de maturação (IM). Para a obtenção desses indicadores, conta-se aproximadamente: 
Alternativas
Q2406597 Medicina
O trato genital feminino está em contato direto através da vagina com o ambiente externo, propiciando a instalação de infecções. A Gardnerella vaginalis pode se associar a várias outras bactérias aeróbicas e anaeróbicas, quando o pH vaginal é:
Alternativas
Q2406598 Medicina
O princípio geral do diagnóstico citológico é que o núcleo reflete o estado de saúde da célula. As alterações nucleares também variam de célula para célula e esta, quando intensa, é fortemente sugestiva de malignidade. Outra característica peculiar e frequente é a coloração da paracromatina. São sugestivos de malignidade: 
Alternativas
Q2406599 Medicina
Considerando as afirmações abaixo a respeito dos aspectos citológicos que podem ser evidenciados e reconhecidos durante a menopausa, assinale a alternativa que indicam àquelas que são verdadeiras:

I. Nas fases iniciais da menopausa, as imagens citológicas serão parecidas com aquelas do período pós-ovulatório do ciclo menstrual, tendo como característica a baixa atividade estrogênica. Há predomínio das células escamosas intermediárias, e ausência das células escamosas superficiais.
II. Na menopausa há presença significativa de células parabasais, devido à reduzidíssima produção estrogênica. Pode ser possível a visualização de escassas células intermediárias ou superficiais. Esses esfregaços espelham a ausência de maturação do epitélio escamoso, sendo por isso classificados como atróficos.
III. Após um tempo, que varia de alguns meses a vários anos, dependendo da mulher, a atividade estrogênica decai progressivamente. Haverá um predomínio de células intermediárias agrupadas, algumas das quais possuem depósitos amarelados de glicogênio (células naviculares).
Alternativas
Q2406600 Medicina
É recomendado que a análise citológica do líquido pleural seja iniciada imediatamente após a coleta, no entanto, caso não seja possível, a amostra pode ser refrigerada entre:
Alternativas
Q2406601 Medicina
Assinale a alternativa correta no que diz respeito à cor e aspecto do líquido pleural antes e após a centrifugação e o possível significado clínico:
Alternativas
Q2406602 Medicina
É uma das características colposcópicas sugestivas de alterações de alto grau:
Alternativas
Q2406603 Medicina
As Células superficiais eosinofílicas, frequentemente observadas nas infecções por HPV dispostas em agrupamentos tridimensionais com núcleos picnóticos O termo disqueratótico, são referidas pelo seguinte termo:
Alternativas
Q2406604 Medicina
O epitélio escamoso da cérvice e vagina é dividido em quatro camadas. A camada intermediária, apresenta a seguinte característica: 
Alternativas
Q2406605 Medicina
Os Lavados gástricos são obtidos de áreas suspeitas da mucosa gástrica sob visão endoscópica direta. Para a preservação celular, deve-se adicionar igual volume de etanol:
Alternativas
Q2406606 Medicina
Os principais componentes do tecido pulmonar, vistos nos preparados citológicos, são as células do epitélio respiratório e os macrófagos. O texto abaixo, refere-se às:

Estão presentes no epitélio brônquico, tanto de forma isolada como em agregados e só são identificadas através de colorações especiais ou pela microscopia eletrônica. Seus produtos de secreção são capazes de modular a proliferação celular, a reparação brônquica, a permeabilidade vascular e o tônus da musculatura dos vasos e brônquios, exercendo importante papel na patogênese da asma. Quando transformadas por carcinógenos originam o carcinoma de pequenas células, uma das neoplasias pulmonares mais agressivas.
Alternativas
Q2406607 Medicina
A Punção aspirativa percutânea é um método para as amostras dos espécimes citológicos do trato respiratório, que tem como objetivo principal: 
Alternativas
Q2406608 Medicina
Nos aspirados da tireoide, as Células de Hürtle, coram-se de: 
Alternativas
Q2406609 Medicina
Ao comparar os padrões de benignidade e malignidade dos aspirados provenientes de punção aspirativa por agulha fina (PAAF) da mama, pode-se afirmar no caso da malignidade: 
Alternativas
Q2406610 Medicina
Entre as técnicas de coloração que podem ser utilizadas em citologia, assinale abaixo àquela que é especialmente destinada às preparações obtidas por punção aspirativa por agulha fina (PAAF), visando aferir a celularidade da amostra após a coleta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: E
5: A
6: B
7: B
8: E
9: C
10: D
11: A
12: E
13: D
14: B
15: D
16: B
17: C
18: E
19: A
20: A