Questões de Concurso Público Prefeitura de Recife - PE 2024 para Médico 20 Horas - Ortopedia e Traumatologia

Foram encontradas 25 questões

Q2416352 Medicina
O esqueleto ósseo da cabeça é denominado de “crânio”, sendo dividido didaticamente em duas porções. São ossos do neurocrânio e viscerocrânio, respectivamente:
Alternativas
Q2416353 Medicina
É característica única de uma articulação sinovial a presença de um compartimento chamado de “cavidade articular”. A articulação atlantoaxial é classificada como: 
Alternativas
Q2416354 Medicina
No que diz respeito à semiologia ortopédica, é verdadeira a seguinte afirmação: 
Alternativas
Q2416355 Medicina
O texto abaixo, refere-se ao seguinte teste dentro da semiologia ortopédica:

O paciente é colocado comodamente deitado e relaxado. Testa-se, primeiramente, o lado assintomático ou menos sintomático e, depois o lado afetado. Com uma mão apoiando o calcanhar, eleva-se, vagarosamente, o membro inferior até mais ou menos 40 graus. Quando há neurite esta manobra reproduz a dor do paciente, ou seja, dor originária da região lombar ou glútea irradiando-se para o membro inferior no território do nervo ciático, muitas vezes acompanhada de parestesia. Se houver muita dor a manobra deve ser interrompida antes do seu final e terá maior valor semiológico.
Alternativas
Q2416356 Medicina
Entre afirmações abaixo sobre a doença de Legg-PerthesCalvé, são verdadeiras:

I. Com a coxalgia, o exame clinico nos revela a presença da adenopatia ganglionar satélite, a radiografia nos dá o aspecto fluor tão característico, além da diminuição da fenda articular. Tuberculina é positiva e a Hemossedimentação é elevada, o que se verifica na doença de Perthes.
II. Com a epifisiolise, as radiografias nas duas incidências mostram o deslizamento tão característico da epífise femural, sendo negativos todos os sinais radiológicos observados na osteocondrose deformante do quadril.
III. Com a ósteo-artrite séptica do quadril, o quadro inflamatório predomina com a sua riqueza de sintomas. O hemograma é característico e a hemossedimentação está aumentada. A radiografia revela a localização do processo inflamatório na epífise femural. 
Alternativas
Q2416357 Medicina
Quando da avaliação radiográfica para diagnosticar a maioria das lesões anatômicas, assim como os mecanismos que as produziram no tornozelo, a incidência de “mortise”, observa-se:
Alternativas
Q2416358 Medicina
Dentro da ortopedia pediátrica, em se tratando das fraturas da apófise do epicôndilo medial, assinale a alternativa que preenche corretamente o texto abaixo a respeito do diagnóstico clínico e radiográfico:

Devemos avaliar a estabilidade do cotovelo pelo estresse em valgo com o paciente mantido em decúbito dorsal, o braço abduzido em____, o ombro rodados lateralmente em ___, o cotovelo em flexão de ___ para eliminar a força estabilizadora do olécrano. Se o cotovelo estiver instável, a simples força da gravidade ____o lado medial. A função do nervo ulnar deve ser cuidadosamente avaliada. O alargamento ou a irregularidade da linha apofisária pode constituir-se no único indício de fratura. Quando há encarceramento do fragmento este pode ser ocultado____________. 
Alternativas
Q2416359 Medicina
De acordo com a classificação de Thompson e Epstein para as luxações posteriores traumáticas do quadril, o Tipo IV apresenta a seguinte característica: 
Alternativas
Q2416360 Medicina
No tratamento das fraturas subtrocantéricas do fêmur baseado na Classificação de Russel-Taylor, quando a fossa piriforme estiver intacta e pequeno trocânter fraturado, é indicado:
Alternativas
Q2416361 Medicina
Considerando a classificação e características histológicas e clínicas das lesões tendíneas, a Tendinose apresenta as seguintes características: 
Alternativas
Q2416362 Medicina
As fraturas do terço médio sem desvio da clavícula são de tratamento conservador e cursam com bons resultados. É um das indicações absolutas: 
Alternativas
Q2416363 Medicina
O descolamento epifisário do Rádio ocorre em sua maioria em pacientes pré-adolescentes, sendo que o potencial de remodelação das lesões epifisárias é ainda maior que nas fraturas metafisárias. Nesse contexto, corrigem rapidamente, mesmo nos adolescentes, desvios até: 
Alternativas
Q2416364 Medicina
No contexto da ortopedia pediátrica, o metatarso varo é uma deformidade na qual o antepé está aduzido ou desviado medialmente, com leve grau de supinação, estando o calcâneo em geral em posição neutra. A Osteotomia da base dos metatarsais costuma ser indicada:
Alternativas
Q2416365 Medicina
A partir da presença de neuropatia periférica no pé diabético, pode-se ter o desenvolvimento de úlceras, e para orientação terapêutica deve-se utilizar a classificação de Brodsky. Um pé classificado como 2C apresenta as seguintes características:
Alternativas
Q2416366 Medicina
É uma característica frequente no retropé do pé reumatoide:
Alternativas
Q2416367 Medicina
A escoliose idiopática é uma das deformidades da coluna mais frequentes, sendo que a classificação da curva da coluna é determinada pela localização do seu ápice. Quando o ápice está entre as vértebras TXII-LI, é classificada como:
Alternativas
Q2416368 Medicina
A coluna vertebral é o local mais atingido pelo mieloma e plasmocitoma, as quais são doenças linfoproliferativas das células B e compostas de agregados anormais de células plasmocitárias. A análise genética mostra anormalidade na banda q32 do: 
Alternativas
Q2416369 Medicina
Em relação às infecções na mão, o tratamento para a maior parte dos casos de celulite é conservador, com antibioticoterapia adequada. No caso da Paroníquia é recomendado:
Alternativas
Q2416370 Medicina
Em relação às desarticulações e amputações distais do membro inferior, àquela que consiste da fixação da apófise posterior do calcâneo aos cotos maleolares, o que produz um coto mais longo, é denominada de:
Alternativas
Q2416371 Medicina
Os episódios de “dor em queimação” ou de “fisgadas” constituem um evento neurológico transitório caracterizado por dor ou parestesias em um membro superior após um impacto no pescoço ou no ombro. Para avaliar o estreitamento dos forames, que produz sintomas no braço em 70% dos que experimentaram fisgadas, pode ser utilizada:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: C
5: B
6: A
7: A
8: A
9: C
10: E
11: B
12: C
13: D
14: D
15: A
16: B
17: E
18: C
19: B
20: D