Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarulhos - SP 2024 para Técnico (a) de Saúde - Necrópsia

Foram encontradas 40 questões

Q3253929 Não definido
Leia as manchetes atuais e o emprego do pronome "se".
Milhares se deslocam após cessar-fogo no Líbano, mas bombardeios continuam. (InfoMoney)
Ações da China e de Hong Kong se recuperam com queda menor dos lucros industriais e novas apostas de estímulo. (CNN Brasil)
Cearense de 112 anos pode se tornar o homem mais velho do mundo após morte de britânico. (G1)
Liga Pontos trata de moradia, problema que não se resolve só com casa. (Agência Brasil)
Sobre o emprego do pronome "se":
I. Pode-se afirmar que a tendência é a colocação do pronome é a próclise (antes do verbo).
II. O pronome deveria ser posto depois do verbo, porque só se coloca pronome antes de verbo, quando há uma partícula de negação.
III. Em "Liga Pontos trata de moradia, problema que não se resolve só com casa (Agência Brasil)", a próclise deve-se às presenças da conjunção "que" e da partícula negativa "não".

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3253930 Não definido
Circula em redes sociais, o seguinte poema de Silas Fonseca:
Imagem associada para resolução da questão
O texto é desenvolvido com o jogo de palavras e sobre isso pode-se afirmar que:
I. o substantivo "livro", designando objeto de leitura, é acompanhada de artigo "o"; ambos (substantivo e artigo) são flexíveis e mantêm relação de concordância nominal.
II. no verso "Não me livro", a palavra "livro" é o verbo "livrar", que mantém relação com o sujeito "eu" (implícito) e com o pronome pessoal "me".
III. o termo "livre" é um qualificador do "eu" que fala no texto.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3253931 Não definido
Imagem associada para resolução da questão Fonte: https://www.pensador.com/frase/MjI5OTc2Mw/
O texto, que circula em redes sociais.
I. É uma homenagem à arte, considerando a literatura e a música como duas atividades às quais a pessoa pode se entregar com prazer.
II. É um convite ao leitor, dirigindo-se a este por meio dos verbos no modo imperativo.
III. É uma poesia por sua linguagem criativa, transformando substantivos comuns e próprios em verbos.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3253932 Não definido
Sabendo que a locução adverbial "através de" possui significado ligado a movimento físico, indicando a ideia de atravessar, leia os trechos I, II e III e verifique os empregos dessa locução.
I."Parágrafo único. Em se tratando de produto industrial, ao fabricante cabe prestar as informações a que se refere este artigo, através de impressos apropriados que devam acompanhar o produto." (Código de Defesa do Consumidor)
II."Parágrafo único. Nos crimes previstos nesta Lei, cometidos em quadrilha ou coautoria, o coautor ou partícipe que através de confissão espontânea revelar à autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa terá a sua pena reduzida de um a dois terços." (Código de Defesa do Consumidor)
III. "IV − informar, conscientizar e motivar o consumidor através dos diferentes meios de comunicação." (Código de Defesa do Consumidor)

Os empregos da locução "através de" nos trechos acima: 
Alternativas
Q3253933 Não definido

Leia o cartum e indique a alternativa FALSA.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q3253934 Não definido
No Art. 5º do Código de Defesa do Consumidor e normas correlatas, de 2017, está determina o seguinte sobre o direito do consumidor:
§ 2º O exercício do direito de arrependimento implica a rescisão dos contratos acessórios, sem qualquer ônus para o consumidor.
O verbo implicar no contexto acima:
Alternativas
Q3253935 Não definido
Os trechos são copiados do texto jornalístico "Paulista se acha melhor que resto do Brasil por herança europeia e passado bandeirante, diz sociólogo" do site do jornal BBC News Brasil.
Identifique o trecho que apresenta erro de concordância verbal.
Alternativas
Q3253936 Não definido
Em 2022, Aliedeo Kammar faleceu e muitas notícias foram veiculadas sobre ele. Um exemplo é o trecho abaixo.
Morreu na madrugada de segunda-feira (18), aos 68 anos, o jornalista, ilustrador e cartunista Aliedo Kammar, em decorrência de hemorragia digestiva e infarte. Gaúcho de Porto Alegre, ele vivia no Rio de Janeiro há décadas e deixa um filho, Pedro. (O Globo)
Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/morre-jornalista-ilu strador-cartunista-aliedo-kammar-aos-68-anos-25481 839. Acesso em 10 de novembro de 2024.

Em um parágrafo apenas, várias expressões adjetivas foram empregadas para fazer referência a Kammar e à sua morte, exceto em:
Alternativas
Q3253937 Não definido
Leia o texto, verificando sua pontuação.
As discussões sobre o mundo do trabalho fazem parte do dia a dia de grande parte dos brasileiros. Contudo, embora seja um assunto de grande popularidade, muitas pessoas não sabem com clareza quais são os direitos do trabalhador. Por isso, a fim de tornar tudo mais simples, explicamos, neste artigo, quais são e como funcionam os principais direitos trabalhistas. Então, antes de mais nada, você precisa saber que quem rege esses direitos é a Consolidação das Leis do Trabalho, a famosa CLT. Assim, todo brasileiro que exerce seu ofício de carteira assinada é regido pela CLT, ou seja, é um celetista. Sobre os direitos do celetista que tratamos a seguir. Confira!
Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/saiba-quais-saoos-14-principais-direitos-trabalhistas/1183504161

Avalie as afirmações, em cada alternativa, sobre o emprego da vírgula no texto lido e indique a afirmativa incorreta.
Alternativas
Q3253938 Não definido
Leia o texto As núpcias falhas , de Murilo Mendes:
Catarina comia bife a cavalo, eu comia bife a pé. Catarina andava de bicicleta, eu andava a pé. Catarina dispunha de um enorme armário onde arrumava todos os seus pertences, eu dispunha de uma cômoda anã. Catarina depilava a axila com uma lâmina gilete, eu fazia a barba no salão Veneza. Catarina torcia pelo Botafogo, eu não torcia por clube nenhum. Catarina era Tom Mix, eu era Greta Garbo. Catarina tinha um amigo sobressalente, eu não tinha amiga sobressalente nenhuma. Catarina babava-se por doce de leite, eu, por compota de caju. Catarina gostava de farda, eu gostava de short. Catarina jogava tênis, eu jogava bilboquê. Catarina sonhava tecnicolor, eu sonhava em preto e branco.
Depois de onze meses de agridoce convivência, persuadidos da diversidade de nossos gostos e temperamentos, ajudados por uma cartomante resolvemos destruir o noivado.
Fonte: MENDES, M. As núpcias falhas. In: Revista Germina. Disponível em: https://www.germinaliteratura.com.br/mmendes.htm. Acesso em: 10 de novembro de 2024. (bilboquê: s.m. Brinquedo constituído de uma esfera de madeira com um furo, presa por um cordão a um pedaço de madeira, onde ela deve encaixar por impulso.)

No texto, as palavras "Catarina" e "eu":
Alternativas
Q3253939 Não definido
Para complementar um trabalho de decoração uma pessoa utilizou duas folhas de papel cartão, por ser um material mais resistente, e de cada uma delas recortou dois triângulos isósceles idênticos com os lados congruentes iguais a 30 cm e base igual a 36 cm, conforme imagem abaixo.
A soma das áreas desses quatro triângulos é igual a:
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3253940 Não definido
Uma instituição promoveu, durante o final de semana, em um hotel da zona norte da cidade, um workshop voltado para esclarecimentos e aprofundamento sobre empreendedorismo, contando com a presença de 380 participantes. Sabe-se que 40% dos participantes são da zona sul e, dentre eles, 50% são mulheres. Dentre essas mulheres, 25% têm idade igual ou inferior a 30 anos.
Com base nas informações acima, podemos concluir que o número de mulheres da zona sul que participaram desse evento e possuem idade superior a 30 anos é igual a: 
Alternativas
Q3253941 Não definido
O professor de Matemática passou a seus alunos um desafio de cálculo a ser resolvido durante a aula e para isso criou a situação-problema, conforme descrita a seguir.
Márcia pensou em um número e o somou ao seu triplo, em seguida multiplicou o resultado obtido por 2, dividindo em seguida o novo resultado por 4 e por fim somou ao novo resultado obtido o próprio valor que havia pensado. Sabendo que após toda essa sequência de cálculos realizados por Márcia, o resultado final por ela obtido foi igual ao valor que ela havia pensado inicialmente mais 48 unidades, podemos concluir que o número pensado inicialmente é igual a:
Alternativas
Q3253942 Não definido
Sabe-se que x, 18 e y são diretamente proporcionais, nessa ordem, aos números 42,108 e 78, assim sendo, podemos concluir que a soma de (x + y) é igual a:
Alternativas
Q3253943 Não definido
No curso de Design Gráfico de um colégio técnico estão matriculadas no período noturno 60 pessoas sendo 28 mulheres e 32 homens, e as frequências desses alunos em uma determinada semana do mês de outubro estão representadas no gráfico de colunas a seguir. Imagem associada para resolução da questão
Como podemos observar, no topo de cada coluna desse gráfico está informado o número de alunos presentes naquele referido dia da semana, identificando a quantidade de mulheres e homens presentes naquele dia.
Analisando a distribuição dos alunos presentes no curso conforme apresentado no gráfico, podemos concluir como verdadeira qual das afirmações a seguir:
Alternativas
Q3253944 Não definido
De acordo com o programa Microsoft Excel, qual das ferramentas abaixo pode ser utilizada para filtrar dados em uma Tabela ou Tabela Dinâmica com facilidade?
Alternativas
Q3253945 Não definido
De acordo com o sistema operacional Microsoft Windows 10, qual dos atalhos abaixo é capaz de pesquisar um arquivo ou pasta no Explorador de arquivos?
Alternativas
Q3253946 Não definido
Em concordância com o programa Microsoft PowerPoint, qual das ferramentas abaixo permite iniciar o efeito de animação ao clicar na forma ou no objeto que será animado?
Alternativas
Q3253947 Não definido
Segundo o programa Microsoft Word, a ferramenta Contagem de Palavras é capaz de:
Alternativas
Q3253948 Não definido
Qual o valor retornado pela fórmula =MÉDIA(1;-2;4) no programa Microsoft Excel?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: E
5: C
6: C
7: C
8: A
9: E
10: B
11: A
12: D
13: D
14: C
15: B
16: C
17: E
18: E
19: B
20: C