Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarulhos - SP 2025 para Psicologia (Atenção Básica/Saúde Mental)
Foram encontradas 16 questões
I. Acolhimento com Classificação de Riscos.
II. Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e Câmara Técnica de Humanização (CTH).
III. Visita Aberta e Direito à Acompanhante.
É correto o que se afirma em:
(__) Este território aponta barreiras e facilitadores à funcionalidade humana, consequentemente à qualidade de vida da população.
(__) O trabalho no território envolve a análise do perfil demográfico e epidemiológico da população, considerando as especificidades locais.
(__) Os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (eSF) e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (eNASF) devem realizar mapeamento contínuo das condições de saúde da população, identificando usuários com limitações funcionais, alterações cognitivas ou dependência total de cuidados para oferecer intervenções de reabilitação e promoção de saúde.
I. Acolhimento.
II. Valorização do trabalho e do trabalhador.
III. Defesa dos Direitos do Usuário.
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Humaniza SUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. − 4. ed. 4. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.
É correto o que se afirma em:
(__) A assistência social deve ser realizada de maneira isolada, sem envolver a rede de apoio local ou outras políticas públicas.
(__) A promoção de autonomia, respeito aos direitos humanos e participação ativa da família nas decisões são pilares das estratégias de intervenção.
(__) A intervenção com famílias em situação de rua deve ser feita apenas por meio de medidas coercitivas e não pelo acolhimento e escuta qualificada.
(__) A abordagem de intervenção deve priorizar a construção de vínculos afetivos e a reorganização das condições de vida dessas famílias.
A sequência está correta em:
I. A presença do psicólogo em equipes multiprofissionais ajuda a identificar e abordar fatores emocionais e comportamentais que impactam a adesão dos pacientes aos tratamentos de saúde.
II. A atuação psicológica em equipe multiprofissional preconiza a humanização e integralidade, respeitando as questões sociais, sexuais, ambientais e psicológicas dos pacientes.
III. O psicólogo não contribui com a equipe multiprofissional ao traduzir questões subjetivas dos pacientes para os outros profissionais, ampliando a compreensão sobre o processo de adoecimento.
I. O tratamento para dependência de substâncias deve ser baseado exclusivamente em terapias de choque para garantir resultados imediatos.
II. O uso de medicamentos psicotrópicos é a única forma eficaz de tratamento para dependência de álcool e drogas.
III. A abordagem do cuidado deve ser centrada no paciente, respeitando suas necessidades, escolhas e fortalecendo a rede de apoio social.
I. Ao psicólogo é vedado induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
II. Ao psicólogo é vedado fornecer, na prestação de serviços psicológicos, informações concernentes ao trabalho a ser realizado e ao seu objetivo profissional, em qualquer circunstância.
III. Ao psicólogo é vedado prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão.
(__) A psicoterapia breve não exige formação rigorosa e extensa experiência do terapeuta, embora requeira foco preciso e intervenções adequadas em tempo limitado.
(__) A abreviação das sessões e a redução do número total delas introduzem uma pressão externa que demanda grande habilidade do terapeuta para não comprometer o processo de livre-associação.
(__) A psicoterapia breve mantém-se fundamentada nos princípios da psicanálise, mas adapta sua aplicação para atender às demandas contemporâneas de tempo e recursos financeiros.
(__) Apesar das limitações do tempo, a psicoterapia breve busca promover crescimento e autonomia do paciente, evitando ser apenas um processo de sugestão ou aconselhamento superficial.
A sequência está correta em:
(__) Nas décadas de 1980 e 1990, uma série de experiências de desinstitucionalização mostraram-se prejudiciais para a consolidação de estratégias de assistência a problemas de saúde mental. Uma delas foi a criação de serviços para substituir hospitais psiquiátricos.
(__) Em 1987, trabalhadores de saúde mental, assim como outros integrantes de movimentos sociais, articularam o Movimento Antimanicomial. Propuseram um programa que incluiu a extinção de todos os hospitais psiquiátricos, criando serviços substitutivos de atendimento ao paciente psiquiátrico (HIRDES, 2009).
(__) A partir de 1992, o Ministério da Saúde autorizou e financiou a construção de Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) dentro do SUS, que seguem o modelo de atenção psiquiátrica proposto na Itália, sendo adaptado no Brasil, instituídos juntamente com os Núcleos de Assistência Psicossocial (NAPS).
(__) A primeira vez que se ouviu falar dos Centros de Atenção Psicossocial − CAPS foi no ano de 1987, após a reforma psiquiátrica ocorrida na década de 70. O 1º CAPS foi inaugurado em São Paulo, para organizar a rede municipal de atenção a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.
A sequência está correta em:
I. A Psicologia Hospitalar no Brasil se consolidou como uma especialidade reconhecida, com ênfase em atender pacientes, familiares e equipes multiprofissionais no ambiente hospitalar.
II. A prática da Psicologia da Saúde no Brasil é amplamente restrita aos hospitais, não abrangendo outros serviços de saúde, como postos de saúde e CAPS.
III. O aperfeiçoamento profissional e a supervisão de casos contribuem para a qualidade da prática hospitalar dos psicólogos.
(__) O trabalho preventivo contra o suicídio pode ser realizado isoladamente, não exigindo uma abordagem integrada com a família e outros profissionais de saúde.
(__) Estratégias psicoterapêuticas, como o uso de redes de apoio, prejudicam no manejo das crises suicidas ao envolver pessoas de confiança indicadas pelo paciente.
(__) O suicídio pode ser imprevisível mesmo quando há sinais de risco, exigindo do psicoterapeuta um olhar atento e ações rápidas para minimizar a possibilidade de ocorrência.
(__) A psicoterapia, conforme a Gestalt-terapia, foca no crescimento pessoal e na ampliação das capacidades de enfrentamento, ajudando o paciente a encontrar novos sentidos para a vida.
A sequência está correta em:
(__) Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) permitem o início do atendimento por busca espontânea do usuário ou por encaminhamento de outros serviços interligados, como Assistência Social e Educação.
(__) A estigmatização das pessoas com problemas de saúde mental afeta não apenas os indivíduos e suas famílias, mas também impacta a reputação dos serviços e a qualidade das equipes que neles trabalham.
(__) A recuperação e reintegração social das pessoas com sofrimento mental dependem de políticas públicas eficazes, suporte comunitário e a superação do estigma que envolve a saúde mental.
(__) A atuação da Psicologia na RAPS envolve acolhimento, promoção de saúde mental, prevenção de agravos, tratamento e reabilitação psicossocial, visando a integralidade do cuidado.
A sequência está correta em: